View Single Post
Antigo 18-05-12, 19:39   #28 (permalink)
Aurélio Aurélio está desligado
Cumulonimbus

Registo: Nov 2006
Local: Faro
Default Re: Previsão sazonal- Verão 2012

Citação:
Post Original de stormy Ver Post
Parece que o padrão se está a defenir....mesmo assim com alguns contornos ainda pouco defenidos, nomeadamente o EUROSIP, que em alguns pormenores parece um pouco estranho, mas tal terá que ver provavelmente com o facto de integrar variois modelos.

A minha intrepetação da analise do ECMWF, para a posição dos centros de acção na Europa é esta:

Nem é assim muito longe daquilo que referi na minha previsão, que deverá ser algo mais deste tipo:

Á superficie teriamos o AA perto dos Açores, extendendo-se em crista para NE, e regiões de pantano associadas á baixa térmica Ibero-Saariana e a perturbações em altitude que se poderão desenvolver na area entre os Açores e a PI.
Ou seja, um Verão quente, por vezes instavel, e com a anomalia térmica mais homogenea em todo o Sul da Europa, na Europa de Leste e Russia Europeia/ Mar Negro-Caspio uma anomalia menos vigorosa mas ainda assim tendencia para um verão quente.

Em termos da dinamica da Atmosfera, acho que teremos dois tracks, um a sair da terra nova para NNE/NE, e outro, mais intenso no meio e final do verão, a sair de perto dos Açores em direcção ao Mar do norte.
Assim teremos primeiro mais instabilidade, com Cut-offs a formarem-se a oeste, e a ficarem bloqueadas pela crista que se extende entre os Açores e as Ilhas Britanicas, e depois, em Agosto e Setembro, um cavado mais intenso no Atlantico central, com a crista a fortalecer-se mais directamnete entre Marrocos e França, com tempo mais seco e quente, terminando Setembro eventualmnete mais instavel com entradas de W ou SW.
Mas para haver uma temperatura acima da média aqui não temos que ter uma depressão na zona dos Açores que faça subir a dorsal na PI, ou então uma evolução do AA para cima da PI mais concretamente em cima da região Norte !!
Com aquilo que desenhaste não teriamos uma corrente de Noroeste na parte Norte da PI invibilizando quaisquer temperaturas mais quentes????
Com esses B e A que traçaste eu vejo uma corrente mais de comportamento zonal que normalmente inviabiliza as subidas da dorsal africana !!

Jan: 13,7 mm; Fev: 0,0 mm; Março: 50,3 mm; Abril: 35,8 mm; Maio: 30,5 mm; Junho: 0,0 mm; Julho: 0,0 mm; Agosto: 0,0 mm; Setembro: 5,3 mm; Outubro: 69,3 mm; Novembro: 44,2 mm

Ano de 2012: 191,2 mm
Ano Hidrológico 2011-2012: 312,4 mm
Ano Hidrológico 2012-2013: 55,6 mm

Dados actualizados até dia 27 Outubro de 2012
NOTA: Os dados aqui apresentados referem-se a uma zona que costuma ter cerca de 600 mm de precipitação média anual.
  Responder com citação