Quote:
Post Original de AnDré Bom Dia!
Bem, vou aproveitar este tempo meteorologicamente estável e monotono, para expôr aqui uma dúvida que tenho deste há muito tempo. Sou um simples leigo na área da sismologia, por isso peço desculpas desde já se vou dizer alguma barbaridade.
Em 1755 ocorreu um dos maiores sismos de que há registo na história, ao largo do Cabo de São Vicente, uma zona altamente instável ao nível sismico. Foi uma enorme descarga de energia cujas consequências vêm em todos os livros de história de Portugal.
Desde então, não mais ocorreu nenhum sismo dessa magnitude nessa mesma área. E eis agora a minha dúvida.
Já ouvi dizer que essas descargas de energia têm um periodo de retorno na ordem dos 250 anos, sendo muito provável que um dia destes sejamos acordados com um valente abanão.
Outros porém dizes que é óptimo haver frequentemente terramotos na dita zona ao largo de São Vicente, uma vez que isso significa que há uma constante libertação de energia que faz com que esta não se acumule e evite assim com que num futuro próximo hajam terramotos da magnitude do que houve em 1755 ao largo de Portugal.
Afinal qual das correntes tem uma maior veracidade? 
Há algum estudo sobre isso? |
Não sei se existem aqui no forum referências ao sismo de
benavente de 1909, mas quanto ao de 1755 que todos temem lembrem-se do que aconteceu em 1969
Quanto às teorias do sismos pequenos e sismos grandes não há consenso. Há quem diga que os sismos de pequena magnitude evitam a acumulação de energia nas zonas de ruptura mas também há quem defenda que a persistencia dos sismos pequenos num determinado local podem ser o prelúdio de um grande evento!