View Single Post
Antigo 10-05-08, 16:12   #7 (permalink)
rbsmr rbsmr está desligado
Cumulus
rbsmr is an unknown quantity at this point
 
Avatar de rbsmr
 
Mensagens: 200
Registo: Aug 2007
Local: Sacavém (25m) / Lisboa (112m)/C.G. - (Torres Vedras) (140m)
Default Re: Vaga lumes de Portugal

Em Lisboa e arredores, por incrível que pareça, também possível encontrar pirilampos ! O problema é que no frenesim da nossa vida diária não parámos para ouvi-los e muito menos para os procurar!

Quanto à minha experiência, costumo passar as minhas férias de Verão, na aldeia dos meus avós (perto de Torres Vedras - 40 km a Noroeste de Lisboa) e os pirilampos são presença habitual nas noites, em especial naquelas mais amenas!

Mais curioso ainda é o (re)aparecimento de algumas aves que na minha infância não me recordo existir (e não sou assim tão velho - tenho 30 anos) ou pelo menos avistar: corvos e algumas aves de rapina. O meu pai tem uma teoria com a qual, até prova em contrário, considero correcta: como muitos campos deixaram de ser cultivados ("estão de campo", como se diz na região Oeste) não existem, nomeadamente pesticidas no meio ambiente, o que terá provocado um aumento destas populações animais.

Pelo contrário, as populações de pirilampos, grilos, parecem-me mais diminutas que há uns anos atrás. De facto, era bastante usual os pirilampos e grilos entrarem dentro de casa.

Será que existe uma diminuição populacional?
__________________
«Dai-me um ponto de apoio e levantarei o mundo» -Arquimedes
  Responder com citação