MeteoPT.com - Forum de Meteorologia

Voltar   MeteoPT.com - Forum de Meteorologia > Meteorologia e Climatologia > Aprendizagem e Formação
Renovar Página Onde posso encontrar bases de dados de temperaturas?

Resposta

Opções Procurar Display
Antigo 19-03-08, 16:59   #1 (permalink)
Cirrus
Nessuno is an unknown quantity at this point

Registo: Mar 2008
Local: Almada
Default Onde posso encontrar bases de dados de temperaturas?

Boas,

Gostaria de saber se alguem me pode ajudar nesta questão.
preciso de achar uma base de dados oficial de temperaturas mensais medias, ao longo do ano 2007 ou 2006.

Estes dados destinam se à elaboraçao dum trabalho para uma cadeira da faculdade (Analise de Dados), já vi os vossos seguimentos e resumos mensais mas temo que o professor nao os aceite por nao serem oficiais, e para mais, sao de pontos distintos do território.

Alguem me pode ajudar? Já procurei no site do IM mas aparecem me apenas os desvios em relaçao a anos anteriores e no forúm tambem nao achei.

Agradeço desde ja

Rui
  Responder com citação
Links Patrocinados:
Antigo 19-03-08, 17:42   #2 (permalink)
Cumulonimbus
Daniel_Vilao is an unknown quantity at this point

Registo: Mar 2007
Local: Moscavide/Oriente
Default Re: Onde posso encontrar bases de dados de temperatuas?

Quote:
Post Original de Nessuno Ver Post
Boas,

preciso de achar uma base de dados oficial de temperaturas mensais medias, ao longo do ano 2007 ou 2006.

Estes dados destinam se à elaboraçao dum trabalho para uma cadeira da faculdade (Analise de Dados), já vi os vossos seguimentos e resumos mensais mas temo que o professor nao os aceite por nao serem oficiais, e para mais, sao de pontos distintos do território.

Alguem me pode ajudar? Já procurei no site do IM mas aparecem me apenas os desvios em relaçao a anos anteriores e no forúm tambem nao achei.

Agradeço desde ja

Rui

Olá, Rui.
Isso vai ser muito trabalhoso, já que vais ter de consultar os dias um por um, no OGIMET, para cada estação meteorológica. É a única forma de acederes a dados oficiais e, mesmo assim, pode haver erros de processamento.
Se queres dados do I.M., eles vão dar-te dados muito reduzidos e insuficientes, para além de te pedirem imenso dinheiro por eles.
Os dados do OGIMET não dão médias, acho que só são relativos às mínimas e máximas.
A única forma de consultares esses dados era através do Wunderground ou do Meteoclimatic, mas essas estações são pessoais, nada têm de oficial, por isso, acho que vai ser difícil encontrares esses dados, a menos que pagues.
O I.M. só disponibiliza normais climatológicas e não fornece dados de temperaturas médias mensais, ou melhor, fornece, mediante cobrança dos mesmos.
Antigo 19-03-08, 17:49   #3 (permalink)
Cirrus

Obrigado Daniel,
Já vi que tenho uma tarefa complicada pela frente, vou apresentar os vossos dados dos resumos mensais, se nao der tento entao pelo OGIMET, parece-me a forma mais acessível monetariamente de ter acesso a estes dados.

Obrigado mais uma vez
  Responder com citação
Antigo 20-03-08, 02:08   #4 (permalink)
Fil Fil está online
Cumulonimbus
Fil is an unknown quantity at this point

Registo: Aug 2005
Local: Bragança

Quote:
Post Original de Daniel_Vilao Ver Post
O I.M. só disponibiliza normais climatológicas e não fornece dados de temperaturas médias mensais, ou melhor, fornece, mediante cobrança dos mesmos.
Deixou de fornecer a partir de Janeiro deste ano. Todos os relatórios climáticos mensais de 2006 e 2007 possuem um anexo com as médias mensais oficiais para algumas localidades, penso que é isso que o Nessuno procura.

Estão aqui:

http://www.meteo.pt/pt/clima/info_cl...m_informac.jsp
A minha estação no Wunderground
  Responder com citação
Antigo 20-03-08, 15:40   #5 (permalink)
Cirrus

Default Re: Onde posso encontrar bases de dados de temperaturas?

Obrigado Fil, penso que com esta informação já estou safo!

Obrigado a ambos
  Responder com citação
Antigo 24-03-08, 23:41   #6 (permalink)
Cirrus
rossby is an unknown quantity at this point

Local: Ponta Delgada - São Miguel

Quote:
Boas,

Agradeço desde ja

Rui
Olá Nessuno,

Não sei se ainda vou a tempo, mas já experimentou consultar este site ?:

http://www.ncdc.noaa.gov/oa/wdc/index.php

Os vários serviços meteorológicos em todo o mundo enviam os seus dados mensais para o Centro Mundial de Dados Meteorológicos em Asheville. Tanto quanto me parece, os resumos diários que também aparecem no OGIMET tem origem neste centro.
Acho que vale a pena dar uma olhada neste.

Cumprimentos
  Responder com citação
Antigo 16-06-08, 10:48   #7 (permalink)
Cirrus
rafaeltanga is an unknown quantity at this point

Local: Florianópolis/SC/Brasil

Quote:
Boas,

Agradeço desde ja

Rui

Olá Rui!!
Podes também pegar os dados de temperaturas atrávés da reanálise do NCEP http://www.cdc.noaa.gov/cdc/reanalysis/, basta setar a Lat. e Lon de um ponto ou área no grads ou outro software de visualização de dados meteorológicos.
Abraço!
  Responder com citação
Antigo 08-11-08, 16:33   #8 (permalink)
Cirrus
carlos osorio is an unknown quantity at this point

Registo: Nov 2008
Local: vila nova de gaia

Boa tarde

podem informar onde posso encontrar valores anuais ( minimo , medio e maximo) de tempertauras do bolbo seco e do bolbo humido do ar nos seguintes locais : Barreiro , beja e braga

obrigado
  Responder com citação
Antigo 10-11-08, 16:29   #9 (permalink)
Cumulonimbus
Daniel_Vilao is an unknown quantity at this point

Local: Moscavide/Oriente

Quote:
Post Original de carlos osorio Ver Post
Boa tarde

podem informar onde posso encontrar valores anuais ( minimo , medio e maximo) de tempertauras do bolbo seco e do bolbo humido do ar nos seguintes locais : Barreiro , beja e braga

obrigado
Esses dados são facilmente encontrados na sede do Instituto de Meteorologia (Aeroporto de Lisboa, rua C) e talvez também se encontrem no departamento do IM no Porto.
Penso que não são taxados; apenas irá ser pedido o dinheiro das fotocópias que quiser tirar às normais climatológicas de cada localidade.
As normais climatológicas de Beja estão disponíveis no próprio site do IM (www.meteo.pt), mas talvez seja melhor ir lá pessoalmente, pois irá conseguir informações muito mais detalhadas.
Na sede do IM irá poder recolher todos os dados de que necessita, tirar fotocópias das normais climatológicas ou outros documentos que quiser consultar.
Resposta

« Anterior | Seguinte »

Utilizadores a ler este tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Opções Procurar
Procurar:

Procura Avançada
Display

Regras