Quote:
Post Original de psm Vou corrigir o meu post;de facto o urso estava por todo pais,exemplo disso é a marca toponímica do sul de portugal como a serra da ossa.Dou mais duas localidades derivadas da palavra urso:lapadusso,usseira.
Quero mencionar outra especie que se extinguiu em portugal e que deu o nome a um dos afluentes do Guadiana que era o esquilo, antigamente o nome esquilo era ardila, há outro afluente este pertencente ao Douro com o nome de arda .O que levou ao que o esquilo ou arda a desaparecer de portugal?Foi a destruição da floresta nativa de portugal (carvalhos) , a sua alimentação principal dos esquilos ou ardilas eram as bolotas.
Ao que parece os esquilos estão tambem a entrar em portugal via espanha, isto devido tambem ao abandono da agricultura os carvalho voltam a conquistar os terrenos que eram deles |
Sim. Tenho também visto muitos carvalhais em progressão. E na mata da albergaria o número de veados é enorme. Embora duvide que os ursos escolham esse local. Devem estar em locais muito mais remotos e longe das estradas, tal como a ibex.
Eu tenho um livro muito antigo ( mas muito antigo mesmo lool), que retrata a presença do urso-pardo junto a Beja!!
Eu acredito plenamente na presença do urso-pardo por cá, pois em Espanha a sua protecção está a ser um sucesso e como deambulam já entre os 2 países...
A águia imperial é outro exemplo, de um animal que graças a Espanha e seus esforços está a voltar de forma notória a Portugal.