MeteoPT.com - Forum de Meteorologia

Voltar   MeteoPT.com - Forum de Meteorologia > Ciências da Terra e da Vida > Biosfera e Atmosfera
Renovar Página Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

Resposta

Opções Procurar Display
Antigo 09-05-08, 19:04   #1 (permalink)
Cumulus
belem is an unknown quantity at this point

Registo: Oct 2007
Local: Belém, Lisboa
Default Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

Recebi uma notícia de uma investigador espanhol, que diz que os ursos-pardos provavelmente já entram em Portugal.
Em 2005 foi avistado um urso-pardo adulto, bastante perto de Portugal, no Rio Sil, afluente do Rio Minho. Significa que a população está a aumentar e a colonizar novos territórios. Tendo em conta que a Peneda Gerês é uma continuidade da cordilheira cantábrica e que tanto do lado português como espanhol ainda restam vastas áreas remotas, com muita água, floresta, montanhas e uma população francamente crescente de cervídeos é fácil de entender o porquê deste acontecimento.
Convém lembrar que outra espécie de grande mamífero fez o mesmo há uns anos no mesmo local, neste caso a Ibex ( Capra pyrenaica) que veio de Espanha e neste momento já está instalada no Gerês.
Em Espanha as leis de caça permitem a caça deste magnífico ungulado.
Links Patrocinados:
Antigo 09-05-08, 19:15   #2 (permalink)
psm psm está desligado
Nimbostratus
psm is an unknown quantity at this point

Local: estoril ,assafora
Default Re: Urso-pardo de volta à Peneda Gerês?

Está a voltar para locais onde já esteve extinto.Pecorria todo norte e centro de portugal.
  Responder com citação
Antigo 09-05-08, 19:26   #3 (permalink)
Nimbostratus
MSantos está a caminho de uma boa distinção

Local: Linda-a-Velha (Oeiras)-74m/Bragança-699m

Ursos em Portugal Já estão extintos à tanto tempo pelas nossas pargens, que nunca pensei que podessem regressar. Será mesmo possivel?
O numero de cervideos tem vindo a aumentar um pouco por todo o país, tal como o numero de javalis. Também já tinha ouvido falar do regresso da cabra Iberica ou cabra montesa ao Geres, mas de ursos até agora ainda não...
Quando partir,
vou ter saudade...

Miguel Santos
  Responder com citação
Antigo 09-05-08, 19:55   #4 (permalink)
psm psm está desligado
Nimbostratus
psm is an unknown quantity at this point

Local: estoril ,assafora

Vou corrigir o meu post;de facto o urso estava por todo pais,exemplo disso é a marca toponímica do sul de portugal como a serra da ossa.Dou mais duas localidades derivadas da palavra urso:lapadusso,usseira.
Quero mencionar outra especie que se extinguiu em portugal e que deu o nome a um dos afluentes do Guadiana que era o esquilo, antigamente o nome esquilo era ardila, há outro afluente este pertencente ao Douro com o nome de arda .O que levou ao que o esquilo ou arda a desaparecer de portugal?Foi a destruição da floresta nativa de portugal (carvalhos) , a sua alimentação principal dos esquilos ou ardilas eram as bolotas.

Ao que parece os esquilos estão tambem a entrar em portugal via espanha, isto devido tambem ao abandono da agricultura. Os carvalho voltam a conquistar os terrenos que eram deles
  Responder com citação
Antigo 09-05-08, 20:12   #5 (permalink)
Cumulus
belem is an unknown quantity at this point

Local: Belém, Lisboa

Quote:
Post Original de psm Ver Post
Vou corrigir o meu post;de facto o urso estava por todo pais,exemplo disso é a marca toponímica do sul de portugal como a serra da ossa.Dou mais duas localidades derivadas da palavra urso:lapadusso,usseira.
Quero mencionar outra especie que se extinguiu em portugal e que deu o nome a um dos afluentes do Guadiana que era o esquilo, antigamente o nome esquilo era ardila, há outro afluente este pertencente ao Douro com o nome de arda .O que levou ao que o esquilo ou arda a desaparecer de portugal?Foi a destruição da floresta nativa de portugal (carvalhos) , a sua alimentação principal dos esquilos ou ardilas eram as bolotas.

Ao que parece os esquilos estão tambem a entrar em portugal via espanha, isto devido tambem ao abandono da agricultura os carvalho voltam a conquistar os terrenos que eram deles
Sim. Tenho também visto muitos carvalhais em progressão. E na mata da albergaria o número de veados é enorme. Embora duvide que os ursos escolham esse local. Devem estar em locais muito mais remotos e longe das estradas, tal como a ibex.
Eu tenho um livro muito antigo ( mas muito antigo mesmo lool), que retrata a presença do urso-pardo junto a Beja!!
Eu acredito plenamente na presença do urso-pardo por cá, pois em Espanha a sua protecção está a ser um sucesso e como deambulam já entre os 2 países...
A águia imperial é outro exemplo, de um animal que graças a Espanha e seus esforços está a voltar de forma notória a Portugal.
Links Patrocinados:
Resposta

« Anterior | Seguinte »

Utilizadores a ler este tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Opções Procurar
Procurar:

Procura Avançada
Display

Regras