Quote:
Post Original de HotSpot Segundo a segundo tb é exagerado, penso eu.
O IM recebe das estações informação de 10 em 10 minutos e é sobre esses valores que deve fazer a média. |
Penso que obter valores de 10min em 10min é bastante aceitável para uma estação automática.
O que eu duvido é dos métodos de registo e cálculo de médias aplicados noutros tempos, é lógico que o erro de medição seria diferente também. Duvido muito que se apure o erro de medição, e a incerteza inerente ao equipamento de medição, duvido muito que as frequências de medição sejam respeitadas nas estações que não são automáticas, e pelo mundo fora.. ter mínima e máxima diárias já é muito bom!
Mas penso que hoje em dia, tudo é mais fácil/fiável com as novas tecnologias, com novos equipamentos de medição, mais recursos humanos especializados e com tratamento estatístico dos dados.
Estive a pensar em qual seria a solução ideal no presente para obtermos registos fiáveis pelo que teria em conta os seguintes passos:
- Aquisição de equipamento de medição (sensores de temperatura, pressão, humidade relativa, vento,..)
- Aquisição de um Data Logger para aquisição, registo e um automato com modem ou RTU para envio dos dados a um servidor local ou não.
1. Para o equipamento de medição, iria calcular o erro absoluto de medição:
a) Cálculo do erro de leitura
Num termómetro vulgar de mercúrio com escala milimétrica, diria que o erro é de +/-0.5mm, ou seja, +/-0.5ºC. Traduz o erro de leitura, neste caso o erro seria visual se 1mm de variação equivalesse a 1 grau. Para equipamentos analógicos com escala, o mesmo tratamento seria necessário. Para equipamentos digitais, iria verificar qual o nº de algarismos significativos, assim se tiver 1 algarismo, o erro seria +/-(0.1/2), caso tivesse 2 algarismos significativos, o erro seria +/-(0.01/2).
b) Cálculo da incerteza
Para cada processo de medição, existe um erro inerente a este processo a
que chamamos incerteza. A incerteza traduz um pouco a física e as capacidades do próprio equipamento para efectuar a medição. O processo de medição é baseado em leis físicas, descritas por variáveis diferenciaveis e cujo erro pode ser deduzido numa equação.
c) O desvio absoluto seria uma soma do erro de medição e da incerteza do equipamento.
NOTA: Não me peçam pra desenvolver fórmulas para calcular incertezas, já o fiz na universidade e garanto-vos que é muito trabalhoso.. Uma seca!
2. Definição dos parâmetros de registo
a) Frequência de amostragem
Penso que de 10 em 10min é bastante aceitável
O que é que acontece durante esses 10min? Durante esses 10 min, o equipamento através de um algoritmo faz obter um valor que é uma "espécie" de média de todos os instantes em que obtem a leitura, digamos que se não fosse assim, veriamos a leitura variar constantemente ao levar o sensor de um local fresco para um quente! Pode acontecer que 10 min sejam muito curtos e a leitura não seja estável, nesse caso teriamos de definir mais tempo.
b) Outra alternativa: média ponderada
Para mim outra alternativa seria o data logger registar dados sempre que a leitura variasse e assim não precisavamos de definir frequências de amostragem, pois ao fim do dia teriamos uma listagem com a hh:mm:ss e leitura do equipamento, sendo que, um programa calcularia a média ponderada dos valores obtidos pelo tempo em que mantiveram!
Esta seria a meu ver, a solução ideal!
Conclusão:
Isto tudo para vos dizer que, existem erros de cálculo, erros de
leitura e incerteza do processo de medição! Depois existem também incongruências ao fazer-se integrar tudo isto numa escala regional, nacional, mundial apesar de saber-se que são equipamentos diferentes, amostragens diferentes e quem sabe se métodos estatísticos diferentes. Por essa razão, quando nos gráficos me aparecem anomalias com mais de 2 algarismos significativos duvido muito da sua validade, para mim as medições fazem sentido no máximo até +/-0.01ºC, mais do que isso é pura ilusão!
Nota: De facto, por aqui no Inverno quando está aquele nevoeiro frio persistente o dia inteiro (acontece 1,2 vezes ao ano), que em Trás-os-Montes é bastante comum, a temperatura varia 2 ou 3ºC e nesse caso (Tmáx+Tmín)/2 não difere muito, mas se o nevoeiro levantasse por 3horas e a temperatura elevasse 5 ou 6ºC, nesse caso a diferença seria brutal!
Em todo o caso, e porque de momento não tenho outra alternativa, indicarei no tópico "Resumo do Mês de.. " a média das mínimas e das máximas, e apenas para aferir qualquer coisa indicarei a média das médias diárias fazendo atenção à incorrecção que todos nós constatamos e concordamos.
Abraço a todos