| | |
09-09-08, 17:33
|
#31 (permalink)
| | Moderador
Mensagens: 4,414 Registo: Aug 2005 Local: Bragança (675m) | Re: Clima subtropical Quote:
Post Original de stormy o clima de bragança é IGUAL ao de sagres!!!!???? | São diferentes, mas ambas têm um Verão seco que é uma característica das regiões de clima mediterrâneo. Também têm um Verão seco as cidades de São Francisco, Los Angeles, Cidade do Cabo, Roma, Atenas, Argel e muitas mais. Todas estas cidades têm também um clima mediterrâneo.
__________________ Valores extremos desde 1 Outubro:
Mínima: -7,5ºC (8 de Janeiro)
Máxima: 22,6ºC (10 de Outubro) | |
| |
09-09-08, 17:37
|
#32 (permalink)
| | Nimbostratus
Mensagens: 635 Registo: Aug 2008 Local: olivais norte ( lisboa), lagoa de sto andre,louriceira de cima a 305mts(arruda dos vinhos) | Re: Clima subtropical Quote:
Post Original de psm As acacias vem da Australia com clima muito similar ao nosso(tasmania)e as Bananeiras têm que ser protegidas e regadas, as outras têm defesas(micorizas) que as podem defender e vem de clima sub tropical humido. um dos problemas nas exoticas está na polinização, alguns solos,etec... | a minha bananeira nao esta numa estufa embora esteja resguardada do vento mesmo assim no algarve ja vi bananeiras sem qualquer resguardo bastante bem .
mesmo as resguardadas se levassem com -5 graus em cima senesciam, instantaneamente.
quanto as outras td bem até tens razao.  | |
| |
09-09-08, 17:40
|
#33 (permalink)
| | Nimbostratus
Mensagens: 788 Registo: Oct 2007 Local: estoril ,assafora | Re: Clima subtropical - Quote:
Post Original de stormy a minha bananeira nao esta numa estufa embora esteja resguardada do vento mesmo assim no algarve ja vi bananeiras sem qualquer resguardo bastante bem .
mesmo as resguardadas se levassem com -5 graus em cima senesciam, instantaneamente.
quanto as outras td bem até tens razao.  |
Dvem que se rregadas?porque o Algarve tem + - 6 meses secos e elas com folhas grandes evaporam bastante agua | |
| |
09-09-08, 17:42
|
#34 (permalink)
| | Nimbostratus
Mensagens: 635 Registo: Aug 2008 Local: olivais norte ( lisboa), lagoa de sto andre,louriceira de cima a 305mts(arruda dos vinhos) | Re: Clima subtropical [quote=psm;84759
Dvem que se rregadas?porque o Algarve tem + - 6 meses secos e elas com folhas grandes evaporam bastante agua[/QUOTE]
sim sao | |
| |
09-09-08, 17:47
|
#35 (permalink)
| | Nimbostratus
Mensagens: 635 Registo: Aug 2008 Local: olivais norte ( lisboa), lagoa de sto andre,louriceira de cima a 305mts(arruda dos vinhos) | Re: Clima subtropical  [quote=Dan;84757]São diferentes, mas ambas têm um Verão seco que é uma característica das regiões de clima mediterrâneo. Também têm um Verão seco as cidades de São Francisco, Los Angeles, Cidade do Cabo, Roma, Atenas, Argel e muitas mais. Todas estas cidades têm também um clima mediterrâneo.
e ele a dar-lhe e a burra a fugir!!
entao compara a precipitaçao anual de s francisco com a nossa e mais natal no brasil tem a epoca seca coincidente com a epoca mais quente do ano...
e sim s francisco tem um clima q é td a ver com argel principalmente a nivel de temperatura    | |
| |
09-09-08, 17:55
|
#36 (permalink)
| | Nimbostratus
Mensagens: 635 Registo: Aug 2008 Local: olivais norte ( lisboa), lagoa de sto andre,louriceira de cima a 305mts(arruda dos vinhos) | Re: Clima subtropical só queria q me esclarecessem acerca deste tema mas estou cada vez mais  
eu nao sou meteorologista mas acho q tenho alguma razao.... | |
| |
09-09-08, 18:12
|
#37 (permalink)
| | Cumulus
Mensagens: 426 Registo: Oct 2007 Local: Belém, Lisboa | Re: Clima subtropical Olá a todos.
Este é um tema pertinente, mas eu sinceramente só vejo verdadeiros climas subtropicais nos Açores e Madeira, ou quanto muito, excepcionalmente, na Serra de Monchique.
Portugal continental tem um cariz muito forte mediterrânico, tocado um pouco por influência marítima a norte do conjunto Montejunto-Estrela e por influência continental no norte transmontano, sobretudo nas terras altas sendo mediterrâneo puro nos vales.
Como disse o Dan e muito bem, climas temperados marítimos só existem em zonas montanhosas localizadas no extremo noroeste e provavelmente ( acrescento eu) nas montanhas dos Açores.
O clima subtropical não respeita precipitações da ordem dos 1500 mm- 2000mm como já foi aí dito... Pode ocorrer em zonas em que chove menos.
Stormy: Tenho que sair, mas quando vier respondo-te... É que eu estou bem dentro da fruticultura tropical e das potencialidades do nosso país nesse campo e posso falar da minha experiência pessoal no assunto.
__________________ Belém: Clima mediterrânico com período de seca estival de 4 a 5 meses.
Formações vegetais nativas: Zambujal, carvalhal e montado de sobro. | |
| |
09-09-08, 18:17
|
#38 (permalink)
| | Moderador
Mensagens: 4,414 Registo: Aug 2005 Local: Bragança (675m) | Re: Clima subtropical Quote:
Post Original de stormy só queria q me esclarecessem acerca deste tema mas estou cada vez mais  
eu nao sou meteorologista mas acho q tenho alguma razao.... | Vamos com calma. Todas as localidades que referi têm clima mediterrâneo e eu não referi Natal (esta cidade é já do domínio tropical).
Principais características do clima mediterrâneo (com base na classificação climática de Troll/Paffen): Temperatura média do mês mais frio entre 2ºC e 13ºC Pelo menos 5 meses chuvosos Inverno chuvoso e Verão seco
Nas regiões de clima mediterrâneo há localidades com 400mm de precipitação anual e outras com 1500mm ou mais. Também podemos ter localidades com 27ºC de média para o mês mais quente e outras com apenas 18ºC ou 19ºC. Existe uma grande variedade dentro do domínio mediterrâneo.
| |
09-09-08, 18:25
|
#39 (permalink)
| | Cirrus
Mensagens: 46 Registo: Nov 2007 Local: Oeiras e Luanda | Re: Clima subtropical Para ajudar à confusão (estranho tópico, sem dúvida, talvez esta discussão se enquadrasse melhor num tópico de agrometeorologia)!
A minha bananeira em Oeiras também não está propriamente resguardada (em termos de temperaturas, pelo menos, porque a nível de ventos existem tantas casas e árvores maiores aqui à volta que dificilmente poderia ser submetida a um stress acrescido por causa do vento; a título de comparação, em Angola encontram-se bananeiras, sobretudo, nas matas, talvez porque a grande área foliar as torna particularmente susceptíveis ao vento e ao sol directo). É regada, mas com pouca regularidade. Um truque que resulta bem com bananeiras é acumular lixo vegetal por cima dos rizomas, visto que ajuda a conservar a humidade no solo, além de funcionar como fonte orgânica de nutrientes, de libertação lenta, e com outros aspectos positivos sobre a fauna do solo.
É possível fazer "milagres" controlando aspectos do microclima (não pretendo dizer que o meu caso é um). Tirando factores realmente limitantes como extremos de frio ou de secura, muitas plantas podem ser mantidas em ambientes extremamente diversos do seu ambiente natural. Não precisamos de ir logo para estufas e ambientes mais controlados. O que não deixa é de ser necessário um "input" constante...
Não podemos concluir sobre o clima de uma região pelas plantas que se consegue lá criar, excepcionalmente, mas certamente podemos fazê-lo pela vegetação que aí se instala espontaneamente. | |
| |
09-09-08, 18:36
|
#40 (permalink)
| | Cumulonimbus
Mensagens: 1,517 Registo: May 2007 Local: Olhão | Re: Clima subtropical Vamos lá ver uma coisa que concordo plenamente com o Dan, o Algarve tem um clima tipicamente mediterrânico, onde se pode dizer que existe um semestre seco e um semestre húmido, em qualquer estudo que se encontra na net, nenhum mais referência a clima subtropical, deixo aqui um estudo onde explica bem o clima no Algarve http://www.icn.pt/popnrf/Relatorio/1...S/57_Clima.pdf | |
| |
09-09-08, 18:42
|
#41 (permalink)
| | Nimbostratus
Mensagens: 635 Registo: Aug 2008 Local: olivais norte ( lisboa), lagoa de sto andre,louriceira de cima a 305mts(arruda dos vinhos) | Re: Clima subtropical Quote:
Post Original de adiabático Para ajudar à confusão (estranho tópico, sem dúvida, talvez esta discussão se enquadrasse melhor num tópico de agrometeorologia)!
A minha bananeira em Oeiras também não está propriamente resguardada (em termos de temperaturas, pelo menos, porque a nível de ventos existem tantas casas e árvores maiores aqui à volta que dificilmente poderia ser submetida a um stress acrescido por causa do vento; a título de comparação, em Angola encontram-se bananeiras, sobretudo, nas matas, talvez porque a grande área foliar as torna particularmente susceptíveis ao vento e ao sol directo). É regada, mas com pouca regularidade. Um truque que resulta bem com bananeiras é acumular lixo vegetal por cima dos rizomas, visto que ajuda a conservar a humidade no solo, além de funcionar como fonte orgânica de nutrientes, de libertação lenta, e com outros aspectos positivos sobre a fauna do solo.
É possível fazer "milagres" controlando aspectos do microclima (não pretendo dizer que o meu caso é um). Tirando factores realmente limitantes como extremos de frio ou de secura, muitas plantas podem ser mantidas em ambientes extremamente diversos do seu ambiente natural. Não precisamos de ir logo para estufas e ambientes mais controlados. O que não deixa é de ser necessário um "input" constante...
Não podemos concluir sobre o clima de uma região pelas plantas que se consegue lá criar, excepcionalmente, mas certamente podemos fazê-lo pela vegetação que aí se instala espontaneamente. | pronto mas mesmo assim nao acho assim tao estupido da minha parte considerar o clima de subtropical.
dizer q o clima é mediterraneo tanto tendo tmed do mes mais frio de 2 como de 13 graus é igual a dizer que um aviao é igual a um helicoptero só porque ambos voam | |
| |
09-09-08, 18:52
|
#42 (permalink)
| | Nimbostratus
Post Original de algarvio1980 Vamos lá ver uma coisa que concordo plenamente com o Dan, o Algarve tem um clima tipicamente mediterrânico, onde se pode dizer que existe um semestre seco e um semestre húmido, em qualquer estudo que se encontra na net, nenhum mais referência a clima subtropical, deixo aqui um estudo onde explica bem o clima no Algarve http://www.icn.pt/popnrf/Relatorio/1...S/57_Clima.pdf | prefiro-me reger pelos dados de 1970 a 2000 pq sao mais recentes e por isso mais fiaveis.
obrigado na mesma  | |
| |
09-09-08, 18:57
|
#43 (permalink)
| | Nimbostratus
Mensagens: 635 Registo: Aug 2008 Local: olivais norte ( lisboa), lagoa de sto andre,louriceira de cima a 305mts(arruda dos vinhos) | Re: Clima subtropical Nas regiões de clima mediterrâneo há localidades com 400mm de precipitação anual e outras com 1500mm ou mais. Também podemos ter localidades com 27ºC de média para o mês mais quente e outras com apenas 18ºC ou 19ºC. Existe uma grande variedade dentro do domínio mediterrâneo.[/quote]
é isto q me faz confusao  | |
| |
09-09-08, 19:01
|
#44 (permalink)
| | Moderador
Post Original de stormy pronto mas mesmo assim nao acho assim tao estupido da minha parte considerar o clima de subtropical.
dizer q o clima é mediterraneo tanto tendo tmed do mes mais frio de 2 como de 13 graus é igual a dizer que um aviao é igual a um helicoptero só porque ambos voam | As classificações climáticas têm destas coisas. Existe a necessidade de agrupar as regiões do globo em apenas alguns grandes conjuntos climáticos de que o clima mediterrâneo é um exemplo. Se fizesse-mos uma distinção muito pormenorizada acabávamos por obter um mapa climático global com largas centenas ou mesmo milhares de climas diferentes.
Mais um mapa, este produzido pela FAO.
As regiões com a designação de subtropical dry forest correspondem às áreas de clima mediterrâneo. http://www.fao.org/DOCREP/004/Y1997E/y1997e1s.jpg
| |
09-09-08, 19:18
|
#45 (permalink)
| | Nimbostratus
Post Original de Dan As classificações climáticas têm destas coisas. Existe a necessidade de agrupar as regiões do globo em apenas alguns grandes conjuntos climáticos de que o clima mediterrâneo é um exemplo. Se fizesse-mos uma distinção muito pormenorizada acabávamos por obter um mapa climático global com largas centenas ou mesmo milhares de climas diferentes.
Mais um mapa, este produzido pela FAO.
As regiões com a designação de subtropical dry forest correspondem às áreas de clima mediterrâneo. http://www.fao.org/DOCREP/004/Y1997E/y1997e1s.jpg | assim ja ta um pouco melhor 
sendo assim eu sugeria a todos os nossos meteoloucos q usam este precioso forum que fisesse uma divisao climatica mto PRECISA do nosso pais mesmo q tenhamos q "inventar climas" e depois q todas essas divisoes fossem agrupadas num unico mapa. | |
| | |
Utilizadores a ler este tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes) | | | | Opções | Procurar | | | | | Display | Modo Linear |
Regras
| Você não pode criar novos tópicos Você não pode responder a mensagens Você não pode colocar anexos Você não pode editar as suas mensagens Código HTML está Desligado | | | Hora UTC. São as 23:53. |