Quote:
Post Original de stormy sim claro refiro-me á precipitação, RH, horas e intensidade solar, especies e amplitude termica.
topem esta minha classificação como apenas uma opiniao baseada na vontade de diferenciar o clima do litoral sul de lis com o interior centro e sul |
Claro que existem diferenças.
Mas acho que aí já vais para o âmbito dos microclimas.
Eu concordo também muito, com a divisão criada por Koppen: mediterrânico de tipo Csa ou Csb.
Parece-me é que Koppen colocou o Grupo Ocidental dos Açores no clima subtropical húmido ( será o mesmo tom ( não tenho a certeza absoluta mas é o mais escuro por isso é o que me parece)).
Curiosamente vai de encontro, ao que tinha dito no tópico sobre o clima subtropical.
São ilhas sem meses secos, sem nenhum frio, estáveis climaticamente e com um mar quente.
Mas também tem defeitos: nos EUA, muitas zonas onde esse clima é atribuído tem invernos mais frios que Lisboa. Algumas zonas até têm invernos com médias quase negativas, sendo a neve um fenómeno relativamente comum ( isto a meu ver já de tipo temperado continental).
A Madeira, tem zonas tb subtropicais , até mais quentes que qualquer outro local da Europa ( com a excepção das Canárias) e no caso dos Açores, a Corrente do Golfo aquece certas zonas da ZEE , que a não haver nenhuma catástrofe, poderão até ser de tipo tropical.
Se os dados não se alterarem muito até Março e não descerem dos 20ºc, assim o é. E será a zona mais quente da Europa e a única tropical!
Para já está neste momento ainda está entre 24-25ºc.