MeteoPT.com - Forum de Meteorologia

Voltar   MeteoPT.com - Forum de Meteorologia > Meteorologia e Climatologia > Climatologia
Renovar Página Climas segundo Koppen

Resposta

Opções Procurar Display
Antigo 20-11-08, 20:27   #16 (permalink)
Cumulonimbus
Daniel_Vilao is an unknown quantity at this point

Registo: Mar 2007
Local: Moscavide/Oriente
Default Re: Climas segundo Koppen

Quote:
Post Original de belem Ver Post
Tenho visto uma PMA para Lisboa inferior a essa, mais à volta dos 685 e 750 mm.
Pois, o Geofísico anda à volta dos 725/726 mm anuais nas normais de 1971-2000.
Antigo 20-11-08, 20:34   #17 (permalink)
Cumulus
belem is an unknown quantity at this point

Registo: Oct 2007
Local: Belém, Lisboa

Quote:
Post Original de Dan Ver Post
A estação meteorológica de Faro apresenta dados climáticos típicos de um clima mediterrâneo, mas isso também acontece com a estação meteorológica de Bragança e com quase todas as estações de Portugal Continental. Embora com diferenças consideráveis, quase todo o país se caracteriza por um clima mediterrâneo.

O que queria dizer é que não vejo diferenças entre clima subtropical seco e clima mediterrâneo.
Exacto.
O macroclima é mediterrânico . Existem contudo 3 subdivisões em 3 macroregiões: mediterrânico com influência marítima, no norte litoral a norte do Rio Douro ( embora tb surja de forma degradada a Norte do conjunto Montejunto-Estrela), mediterrânico com influência continental nos planaltos transmontanos e mediterrânico puro no Centro, Sul e Vales do Douro.
Os microclimas é que se diversificam. Existem zonas quentíssimas em alguns vales do interior com níveis de precipitações semidesérticos, assim como zonas montanhosas no Minho, praticamente sem meses secos.
Mas para descrever esses microclimas e tantos outros era preciso literalmente anos de estudo e trabalho de campo intensivo.
Isto para Portugal continental só, claro.
Antigo 20-11-08, 20:39   #18 (permalink)
Nimbostratus
stormy is an unknown quantity at this point

Registo: Aug 2008
Local: olivais norte ( lisboa), lagoa de sto andre,louriceira de cima a 305mts(arruda dos vinhos)

Quote:
Atenção que um clima não se diferencia só pela temperatura.
Tenho a certeza que sabes disso.
sim claro refiro-me á precipitação, RH, horas e intensidade solar, especies e amplitude termica.
topem esta minha classificação como apenas uma opiniao baseada na vontade de diferenciar o clima do litoral sul de lis com o interior centro e sul
  Responder com citação
Antigo 20-11-08, 20:46   #19 (permalink)
Cumulus

Quote:
Post Original de stormy Ver Post
sim claro refiro-me á precipitação, RH, horas e intensidade solar, especies e amplitude termica.
topem esta minha classificação como apenas uma opiniao baseada na vontade de diferenciar o clima do litoral sul de lis com o interior centro e sul
Claro que existem diferenças.
Mas acho que aí já vais para o âmbito dos microclimas.
Eu concordo também muito, com a divisão criada por Koppen: mediterrânico de tipo Csa ou Csb.

Parece-me é que Koppen colocou o Grupo Ocidental dos Açores no clima subtropical húmido ( será o mesmo tom ( não tenho a certeza absoluta mas é o mais escuro por isso é o que me parece)).
Curiosamente vai de encontro, ao que tinha dito no tópico sobre o clima subtropical.
São ilhas sem meses secos, sem nenhum frio, estáveis climaticamente e com um mar quente.
Mas também tem defeitos: nos EUA, muitas zonas onde esse clima é atribuído tem invernos mais frios que Lisboa. Algumas zonas até têm invernos com médias quase negativas, sendo a neve um fenómeno relativamente comum ( isto a meu ver já de tipo temperado continental).
A Madeira, tem zonas tb subtropicais , até mais quentes que qualquer outro local da Europa ( com a excepção das Canárias) e no caso dos Açores, a Corrente do Golfo aquece certas zonas da ZEE , que a não haver nenhuma catástrofe, poderão até ser de tipo tropical.
Se os dados não se alterarem muito até Março e não descerem dos 20ºc, assim o é. E será a zona mais quente da Europa e a única tropical!
Para já está neste momento ainda está entre 24-25ºc.
Antigo 20-11-08, 21:23   #20 (permalink)
Nimbostratus
stormy is an unknown quantity at this point

Registo: Aug 2008
Local: olivais norte ( lisboa), lagoa de sto andre,louriceira de cima a 305mts(arruda dos vinhos)

Quote:
Claro que existem diferenças.
Mas acho que aí já vais para o âmbito dos microclimas.
Eu concordo também muito, com a divisão criada por Koppen: mediterrânico de tipo Csa ou Csb.

Parece-me é que Koppen colocou o Grupo Ocidental dos Açores no clima subtropical húmido ( será o mesmo tom ( não tenho a certeza absoluta mas é o mais escuro por isso é o que me parece)).
Curiosamente vai de encontro, ao que tinha dito no tópico sobre o clima subtropical.
São ilhas sem meses secos, sem nenhum frio, estáveis climaticamente e com um mar quente.
Mas também tem defeitos: nos EUA, muitas zonas onde esse clima é atribuído tem invernos mais frios que Lisboa.
A Madeira, tem zonas tb subtropicais , até mais quentes que qualquer outro local da Europa ( com a excepção das Canárias) e no caso dos Açores, a Corrente do Golfo aquece certas zonas da ZEE , que a não haver nenhuma catástrofe, poderão até ser de tipo tropical.
Se os dados não se alterarem muito até Março e não descerem dos 20ºc, assim o é. E será a zona mais quente da Europa e a única tropical!
Para já está neste momento ainda está entre 24-25ºc.
as ilhas desertas são tao quentes como as canarias penso que teem um clima desertico quente com pouquissima amplitude termica
  Responder com citação
Antigo 20-11-08, 22:29   #21 (permalink)
Cumulus

Quote:
Post Original de stormy Ver Post
as ilhas desertas são tao quentes como as canarias penso que teem um clima desertico quente com pouquissima amplitude termica

As Desertas não sei, mas as Ilhas Selvagens sim.
Embora acredite que Las Palmas seja um pouco mais quente, porque está abrigada por uma montanha, mais a sul/leste e perto do Sul de Marrocos ( já no Sahara).
É o local mais quente das Canárias que conheço, terá cerca de 21 graus de média anual.
Links Patrocinados:
Resposta

« Anterior | Seguinte »

Utilizadores a ler este tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Opções Procurar
Procurar:

Procura Avançada
Display

Regras