| | |
13-10-07, 19:46
|
#2 (permalink)
| | Cumulonimbus
Mensagens: 2,709 Registo: Aug 2005 Local: Bragança | Re: Climas segundo Koppen Eu acho que não é uma classificação suficientemente rigorosa e coloca zonas muito distintas em termos de temperatura dentro da mesma categoria só porque a distribuição das chuvas ao longo do ano é semelhante. De resto, é a classificação mais aceite pelos cientificos.
Eu tenho este mapa, acho que está melhor que os que estão na wikipédia:  | |
| |
14-10-07, 02:27
|
#3 (permalink)
| | Cumulus
Mensagens: 428 Registo: Oct 2007 Local: Belém, Lisboa | Re: Climas segundo Koppen Não sendo então, para ti, uma classificação suficientemente rigorosa, conheces outra melhor? Se sim , por favor, indica qual, pois tenho todo o interesse em aprender segundo o melhor modelo climático. 
Já agora nem concordo com tudo o que o Koppen diz, existem climas, algo diferenciados, mas penso que ele também faz menção à temperatura.
Assim sendo, aceito estes mapas como bons.
__________________ Belém: Clima mediterrânico com período de seca estival de 4 a 5 meses.
Formações vegetais nativas: Zambujal, carvalhal e montado de sobro. | |
| |
14-10-07, 02:59
|
#4 (permalink)
| | Cirrus
Mensagens: 188 Registo: Sep 2007 Local: Porto (centro) | Re: Climas segundo Koppen desde quando é k o Porto é mediterrânico? | |
| |
14-10-07, 09:35
|
#5 (permalink)
| | Moderador
Mensagens: 4,415 Registo: Aug 2005 Local: Bragança (675m) | Re: Climas segundo Koppen Quase todo o território de Portugal Continental tem clima Mediterrâneo.
__________________ Valores extremos desde 1 Outubro:
Mínima: -7,5ºC (8 de Janeiro)
Máxima: 22,6ºC (10 de Outubro) | |
| |
14-10-07, 18:53
|
#6 (permalink)
| | Cumulonimbus
Mensagens: 2,709 Registo: Aug 2005 Local: Bragança | Re: Climas segundo Koppen Quote:
Post Original de belem Não sendo então, para ti, uma classificação suficientemente rigorosa, conheces outra melhor? Se sim , por favor, indica qual, pois tenho todo o interesse em aprender segundo o melhor modelo climático. 
Já agora nem concordo com tudo o que o Koppen diz, existem climas, algo diferenciados, mas penso que ele também faz menção à temperatura.
Assim sendo, aceito estes mapas como bons. | Não conheço outro melhor, só acho que este não é perfeito. As diferentes categorias também fazem menção à temperatura claro. Mas por exemplo, para um local ter clima temperado segundo Koppen, terá que ter no seu mês mais frio uma média entre −3°C and 18°C. Isso é a quase a diferença entre Varsóvia e o Rio de Janeiro. | |
| |
14-10-07, 21:10
|
#7 (permalink)
| | Cumulus
Mensagens: 428 Registo: Oct 2007 Local: Belém, Lisboa | Re: Climas segundo Koppen Quote:
Post Original de Fil Não conheço outro melhor, só acho que este não é perfeito. As diferentes categorias também fazem menção à temperatura claro. Mas por exemplo, para um local ter clima temperado segundo Koppen, terá que ter no seu mês mais frio uma média entre −3°C and 18°C. Isso é a quase a diferença entre Varsóvia e o Rio de Janeiro. | Hum,. que estranho.
Lá está, é um dos defeitos que este sistema tem.
Entre -3º e 18º ( Janeiro) são vários climas de diferença.
-3 diria que é um clima temperado continental ( por exemplo) e 18º de um clima subtropical a tropical ( para o mês mais frio do ano).
__________________ Belém: Clima mediterrânico com período de seca estival de 4 a 5 meses.
| |
19-11-08, 22:27
|
#8 (permalink)
| | Nimbostratus
Mensagens: 635 Registo: Aug 2008 Local: olivais norte ( lisboa), lagoa de sto andre,louriceira de cima a 305mts(arruda dos vinhos) | Re: Climas segundo Koppen Quote:
Post Original de belem Hum,. que estranho.
Lá está, é um dos defeitos que este sistema tem.
Entre -3º e 18º ( Janeiro) são vários climas de diferença.
-3 diria que é um clima temperado continental ( por exemplo) e 18º de um clima subtropical a tropical ( para o mês mais frio do ano). | que tal subtropical seco( precipitação entre 400mm e 800mm) com inverno curto e chuvoso ( Tmed entre 10Cº e 15Cº) e verao longo e seco ( Tmed entre 15Cº e 25Cº) para o clima de lisboa | |
| |
20-11-08, 09:14
|
#9 (permalink)
| | Cumulonimbus
Mensagens: 2,680 Registo: Mar 2007 Local: Moscavide/Oriente | Re: Climas segundo Koppen Quote:
Post Original de stormy que tal subtropical seco( precipitação entre 400mm e 800mm) com inverno curto e chuvoso ( Tmed entre 10Cº e 15Cº) e verao longo e seco ( Tmed entre 15Cº e 25Cº) para o clima de lisboa | Faro enquadra-se nesse clima, Lisboa não devido à precipitação que - por muito pouco - não se encaixa aí.
Penso que Lisboa/Gago Coutinho - e outra grande parte de Lisboa - tem uma precipitação em torno dos 820 mm anuais.  | |
| |
20-11-08, 11:04
|
#10 (permalink)
| | Moderador
Mensagens: 4,415 Registo: Aug 2005 Local: Bragança (675m) | Re: Climas segundo Koppen Na maior parte dos casos, o termo subtropical seco é apenas um sinónimo de clima Mediterrâneo.
| |
20-11-08, 11:28
|
#11 (permalink)
| | Cumulonimbus
Mensagens: 2,680 Registo: Mar 2007 Local: Moscavide/Oriente | Re: Climas segundo Koppen Quote:
Post Original de Dan Na maior parte dos casos, o termo subtropical seco é apenas um sinónimo de clima Mediterrâneo. | Sim, mas parece que neste caso há alguma diferenciação, pois o clima de Faro é considerado sub-tropical seco e o de Lisboa mediterrâneo; alguma diferença haverá.  | |
| |
20-11-08, 11:56
|
#12 (permalink)
| | Moderador
Mensagens: 4,415 Registo: Aug 2005 Local: Bragança (675m) | Re: Climas segundo Koppen A estação meteorológica de Faro apresenta dados climáticos típicos de um clima mediterrâneo, mas isso também acontece com a estação meteorológica de Bragança e com quase todas as estações de Portugal Continental. Embora com diferenças consideráveis, quase todo o país se caracteriza por um clima mediterrâneo.
O que queria dizer é que não vejo diferenças entre clima subtropical seco e clima mediterrâneo.
| |
20-11-08, 12:02
|
#13 (permalink)
| | Nimbostratus
Mensagens: 635 Registo: Aug 2008 Local: olivais norte ( lisboa), lagoa de sto andre,louriceira de cima a 305mts(arruda dos vinhos) | Re: Climas segundo Koppen Quote:
Post Original de Daniel_Vilao Faro enquadra-se nesse clima, Lisboa não devido à precipitação que - por muito pouco - não se encaixa aí.
Penso que Lisboa/Gago Coutinho - e outra grande parte de Lisboa - tem uma precipitação em torno dos 820 mm anuais.  | eu diria que todo o litoral a S de lis enquadra-se mais ou menos nesse clima
e que o interior sul de portugal e a terra quente transmontana teem clima mediterraneo ( mais amplitude termica)
o litoral a N de lis teem um clima com tendencias oceanicas muito mais marcadas que o a S de lis e a terra fria / serras teem um clima entre o continental e o de montanha | |
| |
20-11-08, 20:25
|
#14 (permalink)
| | Cumulus
Mensagens: 428 Registo: Oct 2007 Local: Belém, Lisboa | Re: Climas segundo Koppen Quote:
Post Original de Daniel_Vilao Faro enquadra-se nesse clima, Lisboa não devido à precipitação que - por muito pouco - não se encaixa aí.
Penso que Lisboa/Gago Coutinho - e outra grande parte de Lisboa - tem uma precipitação em torno dos 820 mm anuais.  | Tenho visto uma PMA para Lisboa inferior a essa, mais à volta dos 685 e 750 mm.
| |
20-11-08, 20:27
|
#15 (permalink)
| | Cumulus
Post Original de stormy eu diria que todo o litoral a S de lis enquadra-se mais ou menos nesse clima
e que o interior sul de portugal e a terra quente transmontana teem clima mediterraneo ( mais amplitude termica)
o litoral a N de lis teem um clima com tendencias oceanicas muito mais marcadas que o a S de lis e a terra fria / serras teem um clima entre o continental e o de montanha | Atenção que um clima não se diferencia só pela temperatura.
Tenho a certeza que sabes disso.  
| | |
Utilizadores a ler este tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes) | | | | Opções | Procurar | | | | | Display | Modo Linear |
Regras
| Você não pode criar novos tópicos Você não pode responder a mensagens Você não pode colocar anexos Você não pode editar as suas mensagens Código HTML está Desligado | | | Hora UTC. São as 01:38. |