Quote:
|
Post Original de tozequio É certo que pequenas mudanças climáticas podem ter um efeito catastrófico, mas julgo que o Homem já atingiu um grau de evolução que lhe permitiria sobreviver a mudanças climáticas mais ou menos abruptas  |
Na verdade, subsistem preocupantes incertezas quanto ao valor e repartição espacial do aquecimento previsto, às suas consequências na precipitação (e obviamente, também, na distribuição da vegetação natural e na agricultura), ao ritmo da elevação do nível do mar que ameaça submergir as terras baixas onde se concentram os mais férteis terrenos agrícolas, numerosas indústrias e uma grande percentagem da população mundial.
A previsão correcta permitiria diminuir os impactes das variações climáticas globais e dos caprichos regionais e locais do tempo e do clima.
Se a temperatura registar um aumento, o que poderá suceder?
- África - aumento dos níveis de pobreza, cheias, desigualdade na distribuição de meios;
- Regiões Polares - aumento do degelo e consequências ao nível dos ecossistemas;
- Europa - aumento da frequência de sistemas climáticos intensos (cheias, secas, etc.);
- América Latina - inundação das áreas costeiras; aumenta a deteoração, guerras e conflitos nacionais e internacionais;
- América do Norte - incremento do desflorestamento, agravamento da poluição (consequências ao nível da saúde).
No entanto, outros sectores podem beneficiar com as temperaturas mais elevadas - pois, haverá uma maior fertilização dos solos, áreas de regadio, redução dos custos de aquecimento, redução do consumo de sal gasto na neve nas estradas, etc.
