Quote:
Post Original de Vince Sim, concordo inteiramente que hoje essas divisões ideológicas são muito limitadas e numa questão como esta ainda menos sentido fazem.
Embora penso que concorde comigo, elas na prática existem infelizmente. E era um pouco nisso que estava a pensar depois de hoje ter visto algumas intervenções de líderes políticos à esquerda e à direita e de ter lido este texto no Insurgente. Dum lado pode haver uma despreocupação irresponsável mas do outro lado também me parece que existe muita preocupação mas não genuína, mais ideológica e aparente do que verdadeiramente preocupada com os problemas.
E em momentos destes como os actuais, de crise, caem se calhar algumas máscaras e aparecem muitas contradições. Ou seja, regressamos à conversa de há uns tempos atrás, quando a coisa começa a pesar no bolso todos se estão a lixar para o ambiente, mesmo os sectores tradicionalmente mais preocupados com estas questões. |
Sim, infelizmente, a tendência é essa. Contudo, eu chamo a atenção que as respostas para os problemas podem ser diferentes. Eu admito que o Estado controle administrativamente alguns preços e subsidie certos sectores. O que não deve é subsidiar os comportamentos que levam ao desperdício. O problema é que muito do debate ideológico desvalorizou o papel que só o Estado pode desempenhar cabalmente. E como as coisas não são planeadas a tempo e horas, quando surgem crises destas, é o que se vê. E isto pode ser apenas o princípio. Isto terá tendência a ser muito pior.
Agora, vícios todos têm, à esquerda e à direita. Há os agarradinhos ao automóvel, que não o largam por nada, num lado e noutro. Há os eleitorados. Que diria o Bloco de Esquerda aos sindicalistas da Autoeuropa: o petróleo caro veio para ficar, a vossa actividade está condenada ao fracasso. Enfim, isto é complicado!