MeteoPT.com - Forum de Meteorologia

Voltar   MeteoPT.com - Forum de Meteorologia > Meteorologia e Climatologia > Climatologia
Renovar Página Normais climatológicas do continente, açores e madeira

Resposta

Opções Procurar Display
Antigo 06-09-08, 14:34   #16 (permalink)
Moderador
AnDré is an unknown quantity at this point

Registo: Nov 2007
Local: Arroja, Odivelas (142m)
Default Re: Normais climatológicas do continente, açores e madeira

Quote:
Post Original de babuja Ver Post
Restam-me algumas dúvidas relativamente à amplitude térmica...como os dados que disponho são horários e o que pretendo é determinar a temperatura sol-ar horária, dada por Tsol-ar= tmax - (amplitude térmica x constante tabelada em ordem a tempo), poderei falar de amplitude termica horária ou apenas de amplitude diária?

E é dada por Tmax - Tmin ou pode ser dada por Tmédia max ou Tmédia mín? É que os resultados são substancialmente diferentes...

Obrigado!
Segundo a primeira tabela, se subtrair o valor da temperatura máxima absoluta pela amplitude média horária, obtém o valor da temperatura mínima absoluta. Isto para o bolbo seco. Porque para o bolbo húmido essa razão não se verifica.
Ora, não sei que constante é essa que multiplica pela amplitude, mas de qualquer modo, não deverá ser uma amplitude térmica horária. A não ser que seja em módulo.
Se não repare: Imaginemos que às 1h estavam 10ºC, e às 2h estavam 9ºC.
A amplitude térmica horária é de -1ºC, ou 1ºC em módulo.
Pelos dados que dispõe não creio que consiga obter valores de amplitude média horária.
Quanto a valores de amplitude média diária, também não estou a ver como é que os obtém.

Até porque parece-me que a tabela 1 tem um erro.
Se os valores de amplitude térmica média horária resultam da diferença entre a temperatura máxima absoluta em bolbo seco e a temperatura mínima absoluta em bolso seco, então o termo "amplitude térmica média horária" é incorrecto, pois o que está lá é a "amplitude térmica absoluta mensal para o bolso seco".

Pelo menos é isso que eu percebo...

Em relação à segunda pergunta, a amplitude é sempre a diferença entre o valor máximo e o valor mínimo.
Resta saber que pretende uma amplitude térmica mensal, ou uma amplitude térmica média mensal.

Janeiro de 2009:
Precipitação: 32,7mm
Ano Hidrológico 2008-2009: 242,6mm
Extremos de 2008-2009:
Tmin: 0,6ºC, 8 de Janeiro de 2009
Tmáx: 36,5ºC* 18 de Julho de 2008
*Sensor sem RS, mas protegido com um abrigo caseiro.
  Responder com citação
Links Patrocinados:
Antigo 09-09-08, 13:25   #17 (permalink)
Cirrus
babuja is an unknown quantity at this point

Registo: Aug 2008
Local: FAro
Default Re: Normais climatológicas do continente, açores e madeira

Quote:
Post Original de AnDré Ver Post
Segundo a primeira tabela, se subtrair o valor da temperatura máxima absoluta pela amplitude média horária, obtém o valor da temperatura mínima absoluta. Isto para o bolbo seco. Porque para o bolbo húmido essa razão não se verifica.
Ora, não sei que constante é essa que multiplica pela amplitude, mas de qualquer modo, não deverá ser uma amplitude térmica horária. A não ser que seja em módulo.
Se não repare: Imaginemos que às 1h estavam 10ºC, e às 2h estavam 9ºC.
A amplitude térmica horária é de -1ºC, ou 1ºC em módulo.
Pelos dados que dispõe não creio que consiga obter valores de amplitude média horária.
Quanto a valores de amplitude média diária, também não estou a ver como é que os obtém..
Obrigado André...os valores que disponho são valores médios horários para o período 1961-1990 para as cerca de 8760 horas anuais.
O que preciso de determinar é a evolução média horária para as 8760 horas, pelo que rpeciso da amplitude térmica...o mais correcto talvez seja utilizar um valor médio mensal, e está resolvido o problema.

Quote:
Até porque parece-me que a tabela 1 tem um erro.
Se os valores de amplitude térmica média horária resultam da diferença entre a temperatura máxima absoluta em bolbo seco e a temperatura mínima absoluta em bolso seco, então o termo "amplitude térmica média horária" é incorrecto, pois o que está lá é a "amplitude térmica absoluta mensal para o bolso seco
Pelo menos é isso que eu percebo...
Concordo.
Quote:

Em relação à segunda pergunta, a amplitude é sempre a diferença entre o valor máximo e o valor mínimo.
Resta saber que pretende uma amplitude térmica mensal, ou uma amplitude térmica média mensal.
Vou utilizar um valor da amplitude térmica média mensal!
Uma vez mais obrigado
  Responder com citação
Links Patrocinados:
Resposta

« Anterior | Seguinte »

Utilizadores a ler este tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Opções Procurar
Procurar:

Procura Avançada
Display

Regras