MeteoPT.com - Forum de Meteorologia

Voltar   MeteoPT.com - Forum de Meteorologia > Meteorologia e Climatologia > Climatologia
Renovar Página O comportamento do Anticiclone dos Açores (AA)

Resposta

Opções Procurar Display
Antigo 17-11-08, 19:33   #1 (permalink)
Cumulonimbus
Mário Barros is an unknown quantity at this point

Registo: Nov 2006
Local: Queluz (155 m)
Default O comportamento do Anticiclone dos Açores (AA)

Ora bem, como todos nós já percebemos o AA (anticiclone dos Açores) nos ultimos anos tem tido um efeito de bloqueio bastante grande, não sei se mais ou menos que nos últimos 30 anos, a verdade é que já praticamente não me lembro da última vez que ouvi falar de cheias em rios e de barragens com niveis de armazenamento de água acima do normal.

A minha pergunta é esta, porque raio o AA se movimenta tanto, e porque raio desde há uns anos para cá, ele se movimenta mais durante o Verão que durante o Inverno? Pois pelo pouco que eu sei, o AA deveria movimentar-se para oeste ou sul deixando a chuva entrar pela peninsula ibérica, mas pelos visto isso é algo cada vez mais raro...porquê?

Quase que se pode afirmar uma troca de papéis, isto começa a parecer um clima continental, chuva e instabilidade no Verão, estabilidade e neve no Inverno.

Muito provavelmente parte das culpas é da NAO entre outros "mecanismos" atmosféricos, que se tem mantido positiva nos últimos anos.

Verão que é Verão tem que ter nortada até mais não
  Responder com citação
Links Patrocinados:
Antigo 17-11-08, 21:45   #2 (permalink)
Administrador
Vince desactivou a reputação

Registo: Jan 2007
Local: Oeiras
Default Re: O comportamento do Anticiclone dos Açores (AA)

Só um pequeno esclarecimento, o NAO (North Atlantic oscillation) por si não é culpado de nada, é apenas uma forma de representar o padrão de comportamento da pressão atmosférica entre os Açores e a Islândia. As causas estão obviamente ligadas ao Jet e acima deste, aos factores que influenciam o Jet (temp. massas de ar, temp. água, etc, outros ainda incompreendidos). O NAO não é causa, nem sequer sintoma, é uma representação numérica do padrão de um sintoma, e muitas vezes sabemos que existe determinado padrão mas ainda não sabemos bem todas as suas causas.

Tentando explicar de forma mais simples, se eu criar o índice de disposição do Mário, que tem uma escala que oscila entre o muito mal e muito bem disposto, posso depois tentar ver se existe um padrão temporal, se existir, poderia chamar-lhe ODM, Oscilação Disposição Mário, que traduziria em números e gráficos um padrão regular.

Ora, tal como não é o NAO que provoca o que quer que seja, não seria também o ODM (Oscilação Disposição Mário) o causador da boa ou má disposição do Mário, isso são outros factores, tal como no NAO. O ODM seria apenas uma representação desse padrão.

MeteoPT, Meteorologia em português

«Imagination will often carry us to worlds that never were. But without it we go nowhere» Carl Sagan
  Responder com citação
Antigo 17-11-08, 21:58   #3 (permalink)
Cumulus
Zoelae13 is an unknown quantity at this point

Registo: Sep 2006
Local: Bragança 688m

Vince, boa metáfora!

Percebi o que é o NAO

Extremas na minha estação desde Dezembro 2007 (WMR100)

Temp : - 8,6ºC (8 Janeiro 2009) : + 37,4ºC (19 Julho 2008)

________
  Responder com citação
Antigo 06-12-08, 18:33   #4 (permalink)
Cumulus
Iceberg is an unknown quantity at this point

Registo: Jun 2006
Local: Braga

Uma coisa é certa, a NAO tem estado nas últimas duas, três décadas com uma inusitada predominância positiva ... daí os Invernos mais amenos ...
Resposta

« Anterior | Seguinte »

Utilizadores a ler este tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Opções Procurar
Procurar:

Procura Avançada
Display

Regras