Citação:
Post Original de Brunomc bem que granizada em Espanha...
cá em Portugal nunca vi granizo desse tamanho..é muito raro haver formação de super células em Portugal ou não??  |
Granizo do tamanho de ovos já tem havido relatos, sobretudo em Trás-os-Montes, a maioria das vezes em Junho (ou um pouco antes, ou um pouco depois), e Setembro também. 2004, 2005, 2006 e 2007 tiveram registos desses. Por acaso em 2008 não me recordo de nada. Deixo aqui uns para exemplo:
A 4 de Setembro de 2004 também houve uma grande trovoada no Minho com granizo destruidor, há este tópico do saudoso Gran Nevada no fórum:
http://www.meteopt.com/forum/eventos...um-ano-18.html
Quanto às supercélulas, claro que as há em Portugal. E muito mais do que se pensa. A maioria serão pequenas e de curta duração. Muitos dos nossos tornados não tem uma génese supercelular, mas uns quantos tem. Por exemplo mais recentemente as 2 trombas do Cabo Espichel registadas pelo Meteoalerta para mim foram Tornados gerados por supercélula pela estrutura que tinha nas fotografias, clássica, mas obviamente não tenho meios de confirmar, apenas o IM tem os outputs doppler do radar.
Ainda mais recentemente, estou convencido que o rufer
nesta fotografia captou a wall-cloud de uma supercélula de dimensões razoáveis a sul de Abrantes em 21 de Setembro do ano passado, e também tenho quase a certeza de que a funnel cloud que o Nuno Figueiredo
captou a 23 de Maio em Coruche era de uma pequena supercélula de curta duração. Infelizmente não temos meios de confirmar a 100% estas coisas, só o IM. Em Espanha há alguns foristas no Meteored que são da AEMET e que depois confirmam a existência de mesociclones em células no fórum deles.