| | |
26-03-08, 22:17
|
#1 (permalink)
| | Cumulonimbus
Mensagens: 2,686 Registo: Mar 2007 Local: Moscavide/Oriente | Estação Meteorológica e Aerológica de Lisboa/Gago Coutinho Hoje, dia 26 de Março de 2008, reuniram-se vários membros do fórum para visitar a estação meteorológica e aerológica de Gago Coutinho, em Lisboa.
A nossa anfitriã foi a observadora meteorológica Ilda Carvalho do Instituto de Meteorologia, que nos recebeu com muita simpatia e profissionalismo, e nos fez uma instrutiva visita guiada às instalações e aos diversos equipamentos, explicou-nos o seu trabalho de meteorologia sinóptica e finalmente pudemos todos assistir aos diversos passos da preparação e envio da sondagem aerológica que diariamente sobe aos céus em Lisboa e fornece os preciosos dados que depois alimentam os diversos modelos numéricos globais. Estiveram presentes: Eu, o Gil, o André e o Vince.
Como o Vince não pôde ir à tarde, não ficou na fotografia.
Mais à esquerda: Eu
Ao meio: André
À direita: Gil  | |
| |
26-03-08, 22:32
|
#2 (permalink)
| | Moderador
Mensagens: 2,753 Registo: Nov 2007 Local: Arroja, Odivelas (142m) | Re: Estação Meteorológica e Aerológica de Lisboa/Gago Coutinho Películas digitais da nossa visita! 
Termómetros de Solo: 20cm, 10cm e 5cm de profundidade. 
Termómetros de solo: 1m e 50cm de profundidade. 
Estação Meteorológica Clássica - abrigo. 
Estação Meteorológica Clássica - Interior: Higrotermógrafo ( Regista simultaneamente, a temperatura (°C) e a humidade relativa do ar (%)), Termómetros de temperatura máxima e minima, higrómetro e evaporimetro de piche. 
Termógrafo de medição de temperatura. 
Pluviometro ou Udómetro 
Anemómetro 
Heliómetro 
Activação, calibração e preparação da Sonda aerológica 
Sonda aerológica 
Receptor e pocesador de dados provenientes da sonda aerológica 
Enchimento do balão com hidrogénio. 
Sonda preparada. 
"...o menino muito simpático..." 
Contagem decrescente. 
Aí vai ele. VIDEO: Resultados: 
__________________ Arroja, Odivelas Janeiro de 2009:
Precipitação: 32,7mm
Ano Hidrológico 2008-2009: 242,6mmExtremos de 2008-2009:
Tmin: 0,6ºC, 8 de Janeiro de 2009
Tmáx: 36,5ºC* 18 de Julho de 2008 *Sensor sem RS, mas protegido com um abrigo caseiro. | |
| |
26-03-08, 22:39
|
#3 (permalink)
| | Cumulonimbus
Mensagens: 2,875 Registo: Dec 2007 Local: Mira-Sintra (185m) | Re: Estação Meteorológica e Aerológica de Lisboa/Gago Coutinho Realmente foi um belo dia... Aprendemos imenso!  Foi-nos explicado o funcionamento de variados instrumentos
De facto, muito cativante foi a simpatia da Dr Ilda Carvalho e da Dr Luisa Andrade, que nos receberam muito bem
Sem Duvida um dia para recordar!
A Dr. Luisa Andrade até disse que eu era "muito simpatico" 
No fim da visita á estação Aerológica, assistimos ao lançamento do Balão Meteorologico, sem duvida, um experiencia fascinante!!  (e é tão facil!  )
Mas.. como se pode ver pelos dados recolhidos, parece que o balão não foi muito alto, visto que já chegaram a ir, por vezes aos 36000m, dependendo das condições do estado do tempo... mas não nos culpem a nós  (e eu só toquei no balão  )
Mais umas fotos: (Balão Meteorologico)
(O nosso querido IM  ) 
__________________ Ano 2009
Temperatura Mínima: 6,3ºC --- Temperatura Máxima: 15,0 Janeiro de 2009:
Temperatura Mínima: 6,3ºC --- Temperatura Máxima: 15,0ºC
Temperatura Mínima Mais Alta: 13,8ºC --- Temperatura Máxima Mais Baixa: 10,9ºC
Precipitação: 31mm Actualmente, aqui em Mira-Sintra... | |
| |
26-03-08, 23:13
|
#4 (permalink)
| | Administrador
Mensagens: 4,425 Registo: Jan 2007 Local: Oeiras | Re: Estação Meteorológica e Aerológica de Lisboa/Gago Coutinho Eu só fui à Gago Coutinho onde tive o prazer de conhecer o André, o Daniel e o Gilmet. Foi de facto uma hora muito bem passada, e agradeço a simpatia e disponibilidade da Ilda Carvalho do Instituto de Meteorologia para tão bem nos ter recebido e nos ter explicado tantas coisas interessantes de como é o dia a dia de trabalho das pessoas que estão do lado de lá da meteorologia.
O meu principal interesse e curiosidade era a sondagem e foi muito interessante assistir a todo o processo de configuração da sonda, o pedido de autorização ao tráfego aéreo do aeroporto para o lançamento, o enchimento do balão, uma pequena espera porque se aproximava da cabeceira da pista 03/21 um avião para aterrar, o lançamento, e depois assistir ao equipamento a receber os dados em tempo real.
Percebemos agora já à noite que pelos vistos esta sonda não foi muito longe, ficou-se pelos 319hPa, parece que demos azar, mas a gente jura que não fez nenhuma sabotagem para esconder o arrefecimento global que vem aí  Só se foi o Gilmet quando pegou nela. Se os modelos falharem nestes dias já sabem quem foi o culpado  Estou a brincar Dados da sondagem que testemunhamos PS: Estamos inocentes, pois a sonda da Corunha lançada à mesma hora ainda finou mais cedo, aos 375hpa  O Jet hoje acordou mal disposto.
__________________ MeteoPT, Meteorologia em português 
«Imagination will often carry us to worlds that never were. But without it we go nowhere» Carl Sagan | |
| |
27-03-08, 00:43
|
#5 (permalink)
| | Cumulus
Mensagens: 211 Registo: Dec 2007 Local: Vale de Figueira | Re: Estação Meteorológica e Aerológica de Lisboa/Gago Coutinho Que fixe, pena a minha actividade profissional n me ter deixado ir a visita  .
Mas ainda bem que a meteopt foi representada 
va cumps e que venham mais visitas destaas XD | |
| |
27-03-08, 00:50
|
#6 (permalink)
| | Cumulonimbus
Mensagens: 3,857 Registo: Nov 2006 Local: Queluz (155 m) | Re: Estação Meteorológica e Aerológica de Lisboa/Gago Coutinho Muito fixe pessoal  
__________________  Verão que é Verão tem que ter nortada até mais não  | |
| |
27-03-08, 01:24
|
#7 (permalink)
| | Moderador
Mensagens: 2,753 Registo: Nov 2007 Local: Arroja, Odivelas (142m) | Re: Estação Meteorológica e Aerológica de Lisboa/Gago Coutinho Bem, acho que não é de mais salientar a forma acolhedora como nos trataram. Fiquei estupefacto com tanta simpatia.
A Dr. Ilda Carvalho estava encantada ao saber de pessoas que adoravam o trabalho que ela fazia, e até nos incentivou a fazer-lhe companhia em alguns dos seus turnos. Fiquei de escrever um e-mail para o Boss do IM para ver se ele dá autorização a que hajam voluntários a ajudar os observadores meteorológicos nos seus trabalhos. Assim até aprendiamos a manusear aqueles instrumentos. Quem sabe se da próxima vez o balão não voa mais alto!  
Quanto à Dr. Luisa Andrade, fez questão de repetir varias vezes que sempre que tivermos alguma duvisa, não hesitemos em lhe perguntar. Foram extremamente simpáticas!
Obrigado.
E até a tia do Gilmet, que também embarcou nesta visita, confessou estar feliz por saber que afinal existem mais pessoas como o seu sobrinho. Afinal ele não tem de ir ao psicólogo tratar da maluqueira que é acordar de noite para ir pescar com o termómetro para a janela!
Aproveito também para salientar um aspecto importante desta visita. Ao contrário do que pensamos, a estação da Gago Coutinho está numa boa localização. Quem passa na 2ªcircular, ou no aeroporto, tem uma sensação errada do que aquilo realmente é. É que todos os instrumentos estão instalados numa posição mais elevada em comparação com todoas as obras urbanas em Lisboa. Aquilo foi mesmo um lugar escolhido a dedo! 
E convido todos aqueles que ainda tiverem duvidas quanto à posição duvidosa da estação, a passarem por lá e a verem com os seus próprios olhos!
PS: Na foto de "grupo" a pessoa mais fotogénica é sem duvida o Vince! Para a próxima tiro eu a foto!  
__________________ Arroja, Odivelas Janeiro de 2009:
Precipitação: 32,7mm
Ano Hidrológico 2008-2009: 242,6mmExtremos de 2008-2009:
Tmin: 0,6ºC, 8 de Janeiro de 2009
Tmáx: 36,5ºC* 18 de Julho de 2008 *Sensor sem RS, mas protegido com um abrigo caseiro. | |
| |
27-03-08, 06:36
|
#8 (permalink)
| | Nimbostratus
Mensagens: 789 Registo: Oct 2007 Local: estoril ,assafora | Re: Estação Meteorológica e Aerológica de Lisboa/Gago Coutinho Quote:
Post Original de Diogo.lis.vpa Que fixe, pena a minha actividade profissional n me ter deixado ir a visita  .
Mas ainda bem que a meteopt foi representada 
va cumps e que venham mais visitas destaas XD | assino por baixo! | |
| |
27-03-08, 09:52
|
#9 (permalink)
| | Cirrus
Mensagens: 152 Registo: Nov 2006 Local: Alhos-Vedros | Re: Estação Meteorológica e Aerológica de Lisboa/Gago Coutinho Parabens a todos pela iniciativa  
__________________ Novo site e nova Localização Tomar 
Oregon 968Nx | |
| |
27-03-08, 10:31
|
#10 (permalink)
| | Cumulonimbus
Mensagens: 1,875 Registo: Dec 2007 Local: Coimbra | Re: Estação Meteorológica e Aerológica de Lisboa/Gago Coutinho Ah que inveja rapaziada!
Mas mais oportunidades surgirão
Obrigado pela partilha que fizeram aqui com a malta da vossa visita! E obrigado também ao IM por serem tão prestáveis aqui com a tropa  | |
| |
27-03-08, 12:15
|
#11 (permalink)
| | Nimbostratus
Mensagens: 609 Registo: Oct 2007 Local: Vila Nova (Aveiro) | Re: Estação Meteorológica e Aerológica de Lisboa/Gago Coutinho Obrigado pessoal por partilharem a vossa aventura no IM e obrigado tb ao IM. 
__________________ Não existe mau tempo, mas sim várias formas de bom tempo. | |
| |
27-03-08, 19:49
|
#12 (permalink)
| | Moderador
Mensagens: 1,446 Registo: Nov 2006 Local: Moita, Setubal | Re: Estação Meteorológica e Aerológica de Lisboa/Gago Coutinho Pessoal, do melhor.
Pena como outros de não poder ir. Fica para uma próxima oportunidade.
Grande foto-reportagem  | |
| | |
Utilizadores a ler este tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes) | | | | Opções | Procurar | | | | | Display | Modo Linear |
Regras
| Você não pode criar novos tópicos Você não pode responder a mensagens Você não pode colocar anexos Você não pode editar as suas mensagens Código HTML está Desligado | | | Hora UTC. São as 01:08. |