Estação Meteorológica do Porto - Pedras Rubras [IM] (22/02/2009)
No passado dia 22 de Fevereiro e na companhia do João Soares, desloquei-me ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro para tentar encontrar a Estação Meteorológica do IM.
Pensava que tinha encontrado apenas a Estação Meteorológica Clássica, com os habituais Abrigo de Stevenson, Pluviómetro, Termómetros na Relva, entre outros.
Só depois percebi que o resto da instrumentação também lá estava, embora um pouco dispersa.
A altitude reportada pela estação (77 m) confirma-se pelo Google Earth, já que este reporta uma altitude de 74 m e a estação tem o próprio relvado da instrumentação por cima de uma superfície do edifício do aeroporto.
O que mais me espantou foi isso mesmo; o facto de a estação não estar instalada ao nível do solo, mas em cima daquela superfície artificial, apesar de terem colocado um pequeno relvado por cima do edifício.
Re: Estação Meteorológica do Porto - Pedras Rubras [IM] (22/02/2009)
Citação:
Post Original de Veterano
Acho que o Porto (Pedras Rubras) merecia uma estação meteorológica um pouco melhor
O material é excelente, o que me impressionou foi mesmo a instalação.
Nota: Peço desculpa pela distância a que as fotos foram tiradas, mas o acesso ao interior do Aeroporto está vedado ao público e, por essa razão, as fotos foram tiradas do cimo de uma ponte, a cerca de 120 m da estação, segundo o Google Earth.
Citação:
Post Original de Daniel Vilão
O material é excelente, o que me impressionou foi mesmo a instalação.
Nota: Peço desculpa pela distância a que as fotos foram tiradas, mas o acesso ao interior do Aeroporto está vedado ao público e, por essa razão, as fotos foram tiradas do cimo de uma ponte, a cerca de 120 m da estação, segundo o Google Earth.
Desculpa lá Daniel, mas àquela distância dava para avaliar a qualidade do material?
Citação:
Desculpa lá Daniel, mas àquela distância dava para avaliar a qualidade do material?
Sim, perfeitamente.
O material utilizado é da mesma marca e do mesmo modelo em todas as estações da rede do IM; algumas estações podem é ser mais ou menos completas.
A olho a visão era mais clara do que pelas fotografias e o que me intrigou foi mesmo a instalação desta estação, que, à primeira vista, parece comprometer o registo de alguns parâmetros meteorológicos.
Citação:
Post Original de Daniel Vilão
Sim, perfeitamente.
O material utilizado é da mesma marca e do mesmo modelo em todas as estações da rede do IM; algumas estações podem é ser mais ou menos completas.
A olho a visão era mais clara do que pelas fotografias e o que me intrigou foi mesmo a instalação desta estação, que, à primeira vista, parece comprometer o registo de alguns parâmetros meteorológicos.
OK Daniel, se calhar podíamos sugerir ao IM uma melhor instalação. Já agora uma questão: o contínuo movimento de aviões a aterrar e levantar não pode de alguma maneira influenciar as medições?
Citação:
OK Daniel, se calhar podíamos sugerir ao IM uma melhor instalação. Já agora uma questão: o contínuo movimento de aviões a aterrar e levantar não pode de alguma maneira influenciar as medições?
Só se ao nível da temperatura e, nesse caso, todas as estações estão sujeitas a essas influências, porque em relação ao vento é pouco provável.
A pista onde os aviões se deslocam a essas velocidades, seja para descolar ou para aterrar, é oposta a este lado do aeroporto, ficando bastante longe do local da estação.
Mais uma excelente reportagem sobre a descoberta das EMA's do IM!
Também fiquei surpreendido com a localização desta estação .
No entanto a mudança de local, não é uma coisa pacifica, pois a nível de normais isso invalidaria muita coisa. Nova localização e é começar do zero, isto claro se forem rigorosos (e acho que aqui se deve mesmo ser ). Como qualquer um de nós sabe, ter instrumentos a medir num local ou deslocá-los 1 metro para o terreno contiguo, pode levar a algumas variações, que dependendo do local, podem ser desde o quase inapreciáveis até ao muito divergentes.
Citação:
Post Original de actioman
Mais uma excelente reportagem sobre a descoberta das EMA's do IM!
Também fiquei surpreendido com a localização desta estação .
No entanto a mudança de local, não é uma coisa pacifica, pois a nível de normais isso invalidaria muita coisa. Nova localização e é começar do zero, isto claro se forem rigorosos (e acho que aqui se deve mesmo ser ). Como qualquer um de nós sabe, ter instrumentos a medir num local ou deslocá-los 1 metro para o terreno contiguo, pode levar a algumas variações, que dependendo do local, podem ser desde o quase inapreciáveis até ao muito divergentes.
Completamente de acordo!
Quando vemos tanto alcatrão à volta, temos logo a tendência para dizer que aquilo vai influenciar as temperaturas, mas a verdade é que as normais existentes foram obtidas nessas condições iniciais. Por isso, mudar agora a estação para um outro lugar, iria invalidar os dados até então obtidos. Ou pelo menos estes não poderia ser comparáveis.
O que se poderia fazer é montar-se outras estações em condições standard. Afinal nunca é tarde para se começarem a fazer observações meteorológicas.
Citação:
Post Original de Skizzo
alguem sabe o que se passa com a da Serra do Pilar? Nunca mais emitiu nada
A única coisa que sei, e que a estação meteorológica de Oliveira do Douro (Vila Nova de Gaia) vai ser transferida para o Instituto Geofisico da Serra do Pilar.
Como hoje, passei pela Serra do Pilar, reparei que já há uma placa a dizer "Observatório Meteorológico da Serra do Pilar", dentro em breve deverão começar a debitar dados para o Instituto de Meteorológio.
Assim, que souber de mais pormenores posso informar, tou a espera de um mail
Citação:
Post Original de Skizzo
Obrigado. Pensei que tinha fechado, já que nos ultimos anos fecharam algumas no G.Porto, como no Bonfim.
Ao que parece a REUMA de Massarelos também está desactivada como a de Penafiel.
Em todo o Distrito do Porto só a estação de Pedras Rubras, EMA, é que funciona
Veremos quanto tempo temos que esperar para que a estação da Serra do Pilar volte a funcionar.. Eles em Janeiro, estavam a testar a estação da Serra do Pilar para começarem a fornecer dados
Vamos ver quanto tempo mais vamos esperar (espero que dentro em breve)
Já agora, como fui com o Daniel Vilão ver a Estação meteorológica do Porto - Pedras Rubras, fique deverás um bocado surpreendido com a Estação...
Bem, vou dar a minha opinião sobre essa estação..
Todos os Aeroportos precisam de uma estação meteorológica. E, como a Estação da Serra do Pilar é que dava as normais climáticas, que depois parou "o fabrico".. Eles deviam ter arremediado com a Estação do Aeroporto.
E, se a Estação da Serra do Pilar voltar ao seu funcionamento, acho que se volta a passar as normais para a Serra, ou não?