Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2014



Fernando Costa

Cumulus
Registo
2 Ago 2014
Mensagens
197
Local
Alfena - Valongo (Porto)
Qual verão de S.Martinho qual quê. Ainda falta tanto para o S.Martinho lol. Isto é mas é um verão tardio que deveríamos ter tido em Julho/Agosto e não tivemos. É a minha opinião. Espero é que isto lá para Novembro volte a animar. Como já disse espero um inverno à maneira pelo menos para o norte.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,321
Local
Ourique
Bom, não querendo que o assunto volte à balha quanto a alarmismos, mas hoje senti o ar bem pesado, "sujo" e as alergias, pelo menos comigo, já estão em altas! Alguém me sabe informar até quando duram essas poeiras malucas? :hmm:Li aqui que era domingo e segunda, mas algo mais concreto, se puder ser possível, agradecia.:pray:
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Bom, não querendo que o assunto volte à balha quanto a alarmismos, mas hoje senti o ar bem pesado, "sujo" e as alergias, pelo menos comigo, já estão em altas! Alguém me sabe informar até quando duram essas poeiras malucas? :hmm:Li aqui que era domingo e segunda, mas algo mais concreto, se puder ser possível, agradecia.:pray:
Quarta o vento roda para norte e limpa o pó... a %HR também deve subir.
 
  • Gosto
Reactions: vamm

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Mesmo que não sirva para mais nada, esta onda de calor serve para podermos analisar e avaliar melhor os modelos. Para já, estou bastante decepcionada com o gfs, que andou a tirar e por calor a cada saída, para no fim estar quase igual ao que o ecmwf dizia no início. O ecmwf teve variações menores e parece corresponder melhor à realidade.
Mas o que me aborreceu mais no gfs foi ter previsto o arrefecimento muito antes do que talvez ainda aconteça esta noite. Não vale a pena tanta resolução temporal se a previsão está errada, ou deslocada no tempo. Nesta última saída o gfs já adia mais o arrefecimento diário, o que o torna a sua previsão ainda mais parecida com o ecmwf.
Mas ainda quero acreditar em algumas surpresas depois de terça, apesar dos modelos estarem a prolongar a longevidade do calor.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Bom, não querendo que o assunto volte à balha quanto a alarmismos, mas hoje senti o ar bem pesado, "sujo" e as alergias, pelo menos comigo, já estão em altas! Alguém me sabe informar até quando duram essas poeiras malucas? :hmm:Li aqui que era domingo e segunda, mas algo mais concreto, se puder ser possível, agradecia.:pray:

A informação disponível tenho encontrado em vários locais. O mais pormenorizado é este:
http://forecast.uoa.gr/LINKS/DUST/dust.php?field=zoomdconc&lan=en (para visualizar imagem a imagem clicar nos botões +1 e -1)
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000 e vamm

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Bom dia ,

Os modelos continuam a reforçar a continuação de tempo anticiclónico para os próximos tempos , bem como temperaturas bem elevadas para a época do ano ( mais esta semana , mas depois continuando também acima da média para a próxima ) . Aliás , penso que de saída em saída tem sido cada vez mais reforçado pelos modelos a continuação deste estado de tempo .

Vamos ver se se não temos pela frente o " verão de S . Martinho " mais longo da história .

Mas , para mim , uma coisa é certa ( e não se pode negar as evidências ) , Portugal está cada vez mais quente , nos últimos 12 meses tivemos anomalias positivas na temperatura em quase todos os meses , para não falar dos últimos anos .
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Qual verão de S.Martinho qual quê. Ainda falta tanto para o S.Martinho lol. Isto é mas é um verão tardio que deveríamos ter tido em Julho/Agosto e não tivemos. É a minha opinião.

Há um bom tópico no fórum sobre o verão de são martinho, ou indian summer noutras culturas, e se te deres ao trabalho de ler, lá procuraram-se as origens da coisa que podem até ser pagãs e mais tarde apropriadas para eventos religiosos como acontece em muita outra coisa. É um período de tempo quente e estável depois dum início de Outono instável em que já estávamos finalmente a esquecer o Verão, e antes rigoroso Inverno. Não tem necessariamente que calhar no dia de São Martinho, o dia do Santo foi provavelmente uma adaptação religiosa mais recente. Calor ou frio fora de época nos meses de transição entre Inverno e Verão sendo anormais em termos de climatologia, afinal são também recorrentes no nosso clima.
Se quiseres continuar a discussão, continua nesse tópico.
http://www.meteopt.com/forum/topico/o-verao-de-sao-martinho.2704/
 

Fernando Costa

Cumulus
Registo
2 Ago 2014
Mensagens
197
Local
Alfena - Valongo (Porto)
Há um bom tópico no fórum sobre o verão de são martinho, ou indian summer noutras culturas, e se te deres ao trabalho de ler, lá procuraram-se as origens da coisa que podem até ser pagãs e mais tarde apropriadas para eventos religiosos como acontece em muita outra coisa. É um período de tempo quente e estável depois dum início de Outono instável em que já estávamos finalmente a esquecer o Verão, e antes rigoroso Inverno. Não tem necessariamente que calhar no dia de São Martinho, o dia do Santo foi provavelmente uma adaptação religiosa mais recente. Calor ou frio fora de época nos meses de transição entre Inverno e Verão sendo anormais em termos de climatologia, afinal são também recorrentes no nosso clima.
Se quiseres continuar a discussão, continua nesse tópico.
http://www.meteopt.com/forum/topico/o-verao-de-sao-martinho.2704/

A sério que me está a dizer para continuar a discussão num tópico que já ninguém participa desde 2008? Para sua informação já li esse tópico duma ponta a outra. Mas ok aceito a sugestão. Afinal quem sou eu para contrariar. Quanto ao verão de São Martinho apenas dei a minha opinião porque o assunto "veio a baila" neste tópico. Em toda a minha curta existência não me lembro de um verão de são Martinho tão antecipado e tão quente como este. É que não estão 23 nem 25ºC estão 30ºC. Tenho outra ideia sobre o verão de São Martinho. Se isto não é um verão tardio então não sei o que é. Neste momento o que eu estou a ver é este tempo anti-ciclónico e temperaturas acima da média até onde a vista alcança. Espero que o tempo não me venha a dar razão sinceramente. Fim de off-topic.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
estamos a 3 semanas do verão de são martinho... não considero esta semana anormal como verão de são martinho. Trata-se de uma situação excepcional. Também temos uma situação de vigilância sobre a madeira para possível desenvolvimento tropical.

atenção à previsão a 4 semanas do centro europeu...

Na precipitação total semanal prevêem-se valores abaixo do normal, para todo o território, nas semanas de 20/10 a 26/10, de 27/10 a 02/11 e de 03/11 a 09/11, e apenas para as regiões centro e sul, na semana de 10/11 a 16/11.

Na temperatura média semanal prevêem-se valores acima do normal, para todo o território, nas semanas de 20/10 a 26/10 e de 27/10 a 02/11. Nas semanas de 03/11 a 09/11 e de 10/11 a 16/11 não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Estou agora a ver o "tempo presente" (de 1 hora atrás, na realidade) no site do ipma e estou espantada com uma série de registos, nomeadamente Gago Coutinho com 23,7C, muitíssimo inferior ao Litoral Norte. O interior desde Castelo Branco para cima também parece ter escapado do calor, embora a previsão já acusasse esta situação na Guarda. Agora, se compararmos o "tempo presente" com o mapa ao lado ("previsão"), constatamos que das duas uma: ou alguns locais demoram muito mais para aquecer ou a previsão já falhou redondamente ali, e ainda estamos na segunda. Há ainda uma terceira hipótese, que é de já terem atingido a máxima a já terem arrefecido muito, mas acho que não. ;)
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
estamos a 3 semanas do verão de são martinho... não considero esta semana anormal como verão de são martinho. Trata-se de uma situação excepcional. Também temos uma situação de vigilância sobre a madeira para possível desenvolvimento tropical.

atenção à previsão a 4 semanas do centro europeu...


Não será mais ter em atenção os Acores? esse possivel desenvolvimento tropical não está a deslocar -se para OESTE?