IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Boas Tardes!!!!:D

O que eu tenho de fazer para pertencer ao Corpo de Observadores Meteorológicos Voluntários?

Basicamente, ser convidado pelo IPMA.
 


Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
O IPMA, volta a falhar em alturas críticas.
A última imagem de radar de hoje é das 9H10m UTC, e são actualmente 13h38m!
Para quem acompanha a situação potencialmente perigosa das condições atmosféricas no sul do país fica a zerossssss....
Lá se vai o nowcasting....:mad:
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Eles parecem ter acesso normal ao radar no entanto porque os avisos sofreram um upgrade, apesar de também depender das imagens de satélite.
Parece me que costuma ser o output que é perdido e não o acesso remoto por parte do IPMA, mas para nos amadores fica impossível o now casting.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
O IPMA, volta a falhar em alturas críticas.
A última imagem de radar de hoje é das 9H10m UTC, e são actualmente 13h38m!
Para quem acompanha a situação potencialmente perigosa das condições atmosféricas no sul do país fica a zerossssss....
Lá se vai o nowcasting....:mad:

Se optares pelo radar de Coruche ou Loulé, estão ambos a funcionar em pleno, agora, em mosaico parou claramente às 9:10 UTC.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Entretanto o IPMA colocou uns novos mapas, apelidando de mapa dinâmico.

Boa novidade, por exemplo, o zoom até ajuda a localizar algumas estações, eu que já perdi horas no google earth a procura de algumas delas. :D


30ct0xv.jpg


Um exemplo

121a9uq.jpg
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Sim mostra os valores, mas neste caso é do dia anterior, bom era mostrar logo as 0 horas de amanha, os dados de hoje.
Mas sim aquele mapa com aspecto arcaico já era, está com um bom aspecto, apenas adicionava um layer, o do relevo.
 
Última edição:

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
O aspecto arcaico ainda lá está. A minha pergunta é, porque é que não se livram logo do Flash em vez de fazer uma página separada? Flash está obsoleto e é pesadíssimo ainda ao fim de tantos anos, para não falar que todos os dispositivos suportam mapas em HTML puro. Decisões de design sem nexo mas que pelo menos nos dão melhores coisas. :D

E os extremos diários têm um erro grave, os valores de vento são em metros por segundo, mas mostra km/h.
 
  • Gosto
Reactions: Névoa e jonas_87

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
O mapa dinâmico pode ser consultado na página do ipma em:
Tempo/ Observação de Superfície
Irá aparecer automaticamente o mapa convencional, para aceder ao dinâmico deverá escolher, sob a legenda "mapa dinâmico" que aparece ao (seu) lado direito do resumo horário, uma das opções: horário ou diário (no meu caso o diário funcionou melhor que o horário). Experimente agora as opções presentes no pequeno menu que se abre se der um clique na figura ao lado do logo "ipma" dentro do mapa, e obterá novas visualizações.

Sugestão ao ipma: melhorar a navegabilidade do site, pois do jeito que está é tudo menos intuitivo ou mesmo lógico. Há de se pensar melhor nas categorias e subdivisões criadas, assim como as indicações e links de como chegar a elas, há que se referenciar de forma mais concisa, simples e precisa.
 
Última edição: