IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas



M

Membro excluído 274

Pelo que vejo, mais uns mapas bonitos mas não acrescentam nada de novo à informação já disponibilizada.
Lamento que não reformem o mapa da previsão significativa, deixando de uma vez para sempre a visão administrativa da meteorologia com as capitais dos antigos distritos, sim antigos... já não existem... e mais urgente ainda... reformar o mapa dos avisos meteorológicos...
Oxalá esse dia esteja para breve.
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
O ipma não previu o evento de hoje, se a célula se forma-se em Lisboa queria ver, fechavam de vez o ipma.

Montalegre também faz parte de Portugal, é uma cidade como outra qualquer apesar de se situar num local longe das grandes áreas metropolitanas, o ipma devia ter previsto este evento.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
O ipma não previu o evento de hoje, se a célula se forma-se em Lisboa queria ver, fechavam de vez o ipma.

Montalegre também faz parte de Portugal, é uma cidade como outra qualquer apesar de se situar num local longe das grandes áreas metropolitanas, o ipma devia ter previsto este evento.

Dá-me ideia que estão mais chateadas as pessoas que não são de Montalegre que os próprios habitantes da localidade que se calhar nem ligam aos boletins meteorológicos portugueses só vêm os espanhóis.

De qualquer das formas existe um na sede do IPMA em Lisboa, e provavelmente noutras:
10136720120430162112218.png
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O ipma não previu o evento de hoje, se a célula se forma-se em Lisboa queria ver, fechavam de vez o ipma.

Fechar o IPMA ? A sério ? Não sei o que se passa contigo.
Por acaso a célula em questão nunca se poderia formar em Lisboa nem na maior parte do país, há instabilidade mas num nível mais alto da atmosfera que o usual. típica nestes eventos em que por baixo existe uma camada quente seca e por cima vai circulando alguma humidade, que pode gerar a chamada convecção elevada, que para disparar num dia como hoje precisa da ajuda dumas serras de razoável altitude que não abundam por cá. Mas mandar postas de pescada é desporto nacional.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Fechar o IPMA ? A sério ? Não sei o que se passa contigo.
Por acaso a célula em questão nunca se poderia formar em Lisboa nem na maior parte do país, há instabilidade mas num nível mais alto da atmosfera que o usual. típica nestes eventos em que por baixo existe uma camada quente seca e por cima vai circulando alguma humidade, que pode gerar a chamada convecção elevada, que para disparar num dia como hoje precisa da ajuda dumas serras de razoável altitude que não abundam por cá. Mas mandar postas de pescada é desporto nacional.

Acho que percebes-te mal o que ele quis dizer. O Miguel tem razão no que diz, o norte é muito mais menosprezado que o centro. Basta ver a previsão do Meteogalicia e da AEMET, para se ver as diferenças das previsões no dia de hoje. E quanto ao mandar e-mails para o IPMA, como tu referis-te noutro tópico, nem vale a pena, estou cansado de escrever e não obter respostas. Talvez o nosso país merecesse um organismo melhor. Há situações que a falta de dinheiro deixa de ser desculpa para tudo.
 
  • Gosto
Reactions: Miguel96

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Acho que percebes-te mal o que ele quis dizer. O Miguel tem razão no que diz, o norte é muito mais menosprezado que o centro. Basta ver a previsão do Meteogalicia e da AEMET, para se ver as diferenças das previsões no dia de hoje. E quanto ao mandar e-mails para o IPMA, como tu referis-te noutro tópico, nem vale a pena, estou cansado de escrever e não obter respostas. Talvez o nosso país merecesse um organismo melhor. Há situações que a falta de dinheiro deixa de ser desculpa para tudo.

Bom, isso já é conversa a ir para outros caminhos, que não o que se falou ontem. Há tanta coisa que se pode criticar no IPMA, a começar pelas estações off, que me parece um bocado exagerado tanto drama por causa duma célula de curta duração que se formou ontem na fronteira. Às vezes as coisas derrapam um bocado para o absurdo, e assim outras criticas mais que merecidas perdem valor no meio de futilidades.

Agora, em relação ao que dizes, o IPMA tem muitos problemas bem maiores, a começar pelo orçamento reduzido. Agora não sei, mas em tempos andei a investigar, e só o da Meteogalicia era para aí mais de metade do do IPMA. E em Espanha o da AEMET é infinitamente superior. E tal como na Galiza, depois ainda existem mais 2 ou 3 serviços regionais autónomos, Catalunha, País Basco, etc, que até se dão ao luxo de ter os próprios radares. É outra realidade que não a nossa.

Não deve haver pessoas que gostem mais da Meteogalicia que eu, a rede de estações, os dados todos que fornecem em tempo quase real, os dados raw dos modelos que oferecem gratuitamente, as saídas do WRF da nossa página são fornecidas pela Meteogalicia por exemplo. Mas isso tudo custa muito dinheiro, e o dinheiro parece não abundar por cá.

Se há segregação regional, epa, sinceramente não me parece. Andam para aí estações offline que não parecem escolher regiões. Ainda há umas semanas em Lisboa acusavam o IPMA de não previsto umas inundações, para pouco depois quando se repetiram e já se previa qualquer coisa, afirmarem que afinal "não existe solução para as cheias em Lisboa".

O facto de te não responderem a emails, isso é um problema geral, é uma incultura muito enraizada no Estado português que já vem da ditadura, de pouco profissionalismo, de não se entender que o Estado e os seus funcionários servem os cidadãos, e não o contrário, e isso vai muito para além do IPMA.
E posso dar-te um exemplo de que isso não é um problema do centralismo de Lisboa, é geral no Estado, seja central ou local. Também aqui há poucas semanas vi um vereador da protecção civil a fazer umas declarações sobre umas cheias nuns túneis, e ele fez uma grande confusão entre o 5ºSetembro mais chuvoso de sempre em Lisboa e a realidade nacional. Mandei um email a esclarecer isso, e até dei umas sugestões, de como um gabinete municipal de protecção civil pode até usar dados de estações amadoras (ou ter um pequena rede própria) e perceber que está a ocorrer uma situação muito anómala e que rapidamente pode mobilizar meios para evitar problemas de maior. Nunca obtive qualquer resposta a esse email, nem sequer uma resposta automática.
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
O ipma, por alguna razão que desconheço, não estava a funcionar em pleno há uns dias atrás, na mesma altura que esta falha se verificou. A previsão de dez dias ficou sem uma run, só foi actualizada depois de mais de 24 horas. Li algures aqui no forum que também uma outra previsão estava em falta, da temperatura da água em certa região, salvo erro.
Claro, a situação das estações em falta é mais grave, mas estas outras pequenas falhas já sugeriam, e naquele mesmo dia, que eles andaram a enfrentar algum outro problema naquele momento, que me pareceu ser falta de pessoal para actualizar as previsões.
Pelo menos as de dez dias voltaram ao nornal, desde então.

Edit. Só para acrescentar que desde o verão noto esporadicamente um certo atraso nas actualizações, é uma situação que vem e vai, mas nunca tinha notado que uma run ficou em falta antes, e eu sou daquelas que vão consultar religiosamente as runs do modelo automático duas vezes ao dia (previsão de dez dias). Não tenho memória de atrasos significativos em 2013, contudo.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
o problema é que em Portugal há um hiato entre o poder e a população, regra geral somos ignorados pois o estado pensa que somos ignorantes, basta ver a dificuldade em chegar a conversa com um presidente de câmara. Quanto ao ipma é o mesmo quando um cidadão pede esclarecimentos é ignorado, também pelo importância que a meteorologia tem no país isso vê-se nos media, a previsão está no fundo do jornal com uns bonecos e pouca informação tem. Se existem estações off isso é a parte visível dos cortes no orçamento
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Realmente, não se entende. Tanta gritaria por causa de um aguaceiro que acumulou cerca de 6 mm numa EMA situada num extremo do país, e que não fora previsto por nenhum modelo. Começa a faltar paciência para tanto queixume injustificado.
Havia previsão sim, como já disse basta ir ver as previsões dos nossos vizinhos, e o que tu estás a dizer não faz sentido, desculpa lá mas Montalegre tem tanto direito a uma previsão decente como Lisboa.
 
  • Gosto
Reactions: camrov8

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,044
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Há umas interferências estranhas no detector de DEA's, o que poderá ser? Ainda pensei que aquela linha estivesse em sequência temporal mas nem isso. Aquela descarga a sul da Arrábida já é recorrente. No entanto o detector funciona para as que efectivamente ocorreram, como as da Sanabria onde há pouco havia uma célula. Todas as outras ocorreram com céu limpo durante a noite.
uhMITWf.jpg