Micro-Clima tropical em Portugal?

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
discordo João Paulo... cada secção do poste terá 5 metros. A linha estará no máximo a 25 metros. É o suficiente para desvanecer o campo eléctrico criado.

A palmeira que julgo ser da espécie que o André apontou, não vai além dos 30 metros. Se calhar faz sentido do ponto de vista estrutural, o tronco é fino embora também seja flexível. Pensei que este tipo de palmeira tivesse altura maiores.

Boas,
A minha referência para medir, foi o poste de iluminação pública .
Andei na net a pesquisar e encontrei que poderiam ir de 8 a 12metros.
Então a partir daí fiz os cálculos . Mas vendo melhor acho que tens razão , a palmeira não deve chegar nem aos 30m! Obrigado pela correção :thumbsup:
 


Art-J

Cumulus
Registo
26 Fev 2012
Mensagens
140
Local
Funchal
O seguinte gráfico é da estação do IPMA no Lugar de Baixo na Ponta do sol. Não tamos em nenhuma vaga de calor como aconteceu em Outubro e é incrível como as temperaturas continuam constantes, em pleno novembro, com mínimas entre os 19ºC e os 20ºC e máximas entres os 26ºC e os 28ºC!

6da3sfy.png
 
  • Gosto
Reactions: Costa

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Não me parece, as estações amadoras andam mais ou menos no mesmo padrão assim como as do IPMA no Funchal. Já se sabe que a estação da Ponta do Sol é mais quente que a do Funchal, mas as do Funchal também têm acompanhado a tendência. Não é por acaso que questionamos se há um micro clima tropical em alguma zona da ilha da Madeira, estes valores apesar de altos não é nada que não tenhamos visto noutros anos.

Ps: Semana com bastantes testes a ver se depois partilho aqui algumas fotos que tirei numa zona com potencial a tropical (Fajã dos Padres.)
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Um amigo meu veio cá ao continente e trouxe-me uns updates do coqueiro anão e parece ter evoluído muito deste Setembro!.

Mas antes tenho uma possivel explicação(do que tenho lido) para não se verem frutos nos coqueiros da Madeira. Primeiro os anões não precisam de outros para se polinizarem (só há um anão na marina) como já tinha dito. Segundo, os coqueiros utilizam as energias das suas folhas velhas a morrer para se sustentarem(e os seus frutos), o pessoal da Madeira por algum motivo "depena" os coqueiros como se fossem uma galinha(mesmo quando as folhas estão bastante verdes) o que os torna menos elegantes também. O anão ainda é o que menos parecem cortar. Como exemplo mostro-vos aqui um dos coqueiros não anão que tirei em Setembro:

27yxxr6.jpg


Facilmente conto três folhas cortadas...provavelmente tem mais.

Passando então ao anão para efeitos de comparação mosto as imagens recentes e as que tirei em Setembro:

Setembro:
2i21z75.jpg


Recentes:

35bt9q1.jpg


vo8xnr.jpg


Eu acho que isto prova que eles podem crescer não?

Já agora podem vê-lo aqui recentemente neste video 20:40 (menos zoom!), está muito mais bonito que os não anões devido a ter menos intervenção humana.


Ps: A ver se para o fim de semana finalmente arranjo tempo para vos dar mais novidades e também algumas fotos da Fajã dos padres:)
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Thomar

Art-J

Cumulus
Registo
26 Fev 2012
Mensagens
140
Local
Funchal
Sim a razão mais provável para os coqueiros não frutificarem na Madeira é não haver polinização. Na Marina do Funchal só existem aqueles e podem não ser suficientes.
Nas Canárias há avenidas inteiras cheias de coqueiros e talvez devido a número de exemplares no mesmo espaço isso aconteça.

Até porque a diferença de temperatura entre a Madeira e as Canárias é muito pouca e a Madeira tem a vantagem de ter mais humidade (o que deveria até ajudar).

Não sabia que o coqueiro anão não precisava de outros para se polinizar e esses aí tão com boa cara. Se tivessem nesse estado lá para Abril eu diria que teriam mais hipótese por apanharem o verão mas é uma questão de esperar para ver :)
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Concordo. ainda é muito cedo para dizer mas há pelo menos uma diferença entre as duas fotografias, na primeira aquilo era só flores fêmeas simples nesta fase vê-se que já está em formação. Esperar que esta situação mais fria que se está a passar na Madeira (temperaturas mais baixas que as temperaturas médias de Fevereiro) acabe depressa também:)
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Cortesia dos forums internacionais aqui está um dos coqueiros do Porto Santo, com muito bom aspecto! Porto Santo consegue assim o(s) coqueiro(s) mais a norte do mundo onde aparentemente pode crescer sem calor artificial. Procurem junto à casa esquerda perto do mar :
https://www.360cities.net/image/miradouro-do-moinho-porto-santo-island-portugal#293.00,12.05,13.1

Esta zona deve ser mais quente que a do aeroporto na lha do Porto Santo só gostava que existissem estações fiáveis para o comprovar:)

Existem algumas fotos de coqueiros que não estão no marina do Funchal, se quiserem eu depois mostro.