Erupção do Pico do Fogo, Cabo Verde

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Imagem impressionante da "extinta" Portela

16780_913412735338270_7246848850723819341_n.png

Fonte:Earthquake Report
 


vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique
Eu, que sou uma pessoa comum e que pouco ou nada percebe do assunto, não entendo como é que existe tanta gente a viver nestas zonas de risco e não têm planos de fuga, previsões exactas de que a actividade aumentou, disto e daquilo. Não é suposto existir isso?
É que primeiro foi no Japão, aquele vulcão que do nada entra em erupção e apanha imensa gente desprevenida. E agora este.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Eu, que sou uma pessoa comum e que pouco ou nada percebe do assunto, não entendo como é que existe tanta gente a viver nestas zonas de risco e não têm planos de fuga, previsões exactas de que a actividade aumentou, disto e daquilo. Não é suposto existir isso?
É que primeiro foi no Japão, aquele vulcão que do nada entra em erupção e apanha imensa gente desprevenida. E agora este.

Difícil de responder. Depende de muita coisa. Por exemplo, os japoneses têm uma eficácia inferior a 20%.

Somos uma espécie que não consegue planear a longo prazo. Como tal, planos de prevenção geralmente não correm muito bem. Se não houver avisos periódicos sérios a população não liga (os exercícios de segurança eventualmente caem em saco roto). Nos Açores também não há planos.

http://www.acorianooriental.pt/noticias/ver/173070

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=42295&op=all

Mas isso é transversal a muita coisa. O mesmo se sucede com os avisos meteorológicos do IPMA. Cada pessoa dá uma importância diferente.

Adição: Quanto ao viver em locais de risco... Se fosse por isso países como o Japão seriam escassamente povoados... Têm um pouco de tudo, furacões, sismos, maremotos, vulcões...
 
Última edição:

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Hoje em dia ainda é muito dificil prever se um vulcão vai entrar em erupção, hoje ouvi um responsável da proteção civil de Cabo Verde dizer que mais de 60% dos alertas vermelhos em vulcanismo em nada dão. Cada vulcão tem o seu comportamento, e não há dados suficientes para permitir que aquele comportamento garante uma erupção, pois o espaço temporal em cada erupção geralmente traduz-se em décadas/séculos, instrumentação útil só apenas apareceu nos últimos 30/40 anos e apenas nos últimos 20 anos é que apareceu formas de comunicação úteis para os sismologos/vulcanólogos monitorizarem em tempo real um vulcão.

Mesmo em vulcões em que há grande monitorização de sismicidade, tiltmeter (falta-me o nome em pt), GPS, análises químicas (fontes hidrotermais, gases, rios, etc), estudos de deformação através de satélite (ex: INSAR) há grande dificuldade em dizer se o vulcão vai entrar em erupção e muitas vezes em vulcões remotos, só se consegue confirmar uma erupção se houver confirmação visual (geralmente por satélite). Depois há vulcões dados a muita sismicidade, como outros que apenas apresentam sismicidade relevante umas horas antes de entrar em erupção.

Sobre Cabo Verde, não faço a mínima do tipo de monitorização que tenham, mas suponho que tenham notado um aumento de sismicidade, tremor harmónico, mas não sabemos quantas vezes este vulcão teve este comportamento desde 1995 (última erupção). Mas a sorte foi que este vulcão entrou em erupção na base do cone principal..agora se este vulcão tivesse tido uma erupção como por exemplo a do Sinabung deste ano, com fluxos piroclásticos a atingir 5km....

Um alerta máximo de perigo de erupção vulcânica, pode ter graves consequências para a economia local..pois a partir do momento que lanças esse alerta, crias um perímetro de segurança à volta do vulcão, essa zona torna-se sem vida humana..e imaginando que o vulcão não entra em erupção, mas continua a apresentar sinais durante meses/anos, que decisão vais tomar?

Há casos em que foi possível prever erupções (Monserrat, Pinatubo, etc) com sucesso, mas tb ocorreu erupções em que não foi possível prever uma erupção atempadamente (do Japão este ano) e outros casos em que em tudo se previa uma erupção, evacuaram, e nada ocorreu.

@Orion, nós tambem temos vulcões, sismos, tsunamis, e tempestades tropicais/furacões...mas somos umas pequenas ilhas no meio do Atlântico, não temos para onde fugir, se aplicassemos um raio de 10km de zona perigo à volta de cada vulcão nos Açores, ninguem vivia nos Açores. Ao longo da história há dezenas de ilhas que foram evacuadas devido a erupções vulcânicas, esperemos que nunca sejamos um desses casos.
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
O Prof. José Luís Zêzere (do CEG, IGOT-UL) que esteve em missão no arquipélago de Cabo Verde, acompanhou o desenvolvimento das erupções vulcânicas na Ilha do Fogo.
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Nos últimos 3 dias a erupção cessou, tudo indica que poderá ser o fim da erupção..isto quase 3 meses depois de uma erupção quase contínua com características efusivas e estrombolianas.

Actualizado a 10/02/2015, 09:31 São Filipe, 10 Fev (Inforpress) –

O quadro da actividade eruptiva é de uma acalmia generalizada, sem libertação de gases, fumarolas, cinzas e nem registos de estrondos, o que constitui um indicador da fase final da erupção, disse terça-feira, Nadir Cardoso, da Uni-CV. “Nos últimos três dias, a situação mantém-se estável, com a única frente activa estagnada e sem progressão”, disse Nadir Cardoso, notando que se a situação mantiver nos próximos sete dias, pode-se considerar que a erupção esteja terminada.
Por se tratar de um fenómeno de natureza e muito imprevisível, a equipa da Universidade de Cabo Verde que está a acompanhar esta erupção vulcânica continua vigilante e a medir os gases expelidos que, neste momento, situam-se à volta das 100 toneladas/dia, muito inferior às 11 mil toneladas dos primeiros dias da erupção.

Iniciada a 23 de Novembro de 2014, a erupção vulcânica, uma das três erupções registadas no interior da caldeira em 63 anos, já destruiu os dois principais povoados, Portela e Bangaeira, e o pequeno núcleo populacional de Ilhéu de Losna, extensa área de cultivo, sobretudo de feijões, batatas, mandiocas mas também de fruteiras e as infra-estruturas económicas, sociais e turísticas que existiam em Chã das Caldeiras.

JR Inforpress/Fim

Fonte: FogoNews

Fotos da cratera que esteve em erupção..
10257498_910548112310275_8224921099890775097_o.jpg

10830930_910548222310264_602916216447440854_o.jpg

Fonte: Observatório Vulcanológico de Cabo Verde (OVCV)