Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2015

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
O GFS na run das 12h , coloca para sábado um excelente Cape para o Alentejo .
Estive a ver nos meteogramas, os valores são estes:

lb6aPt1.png
qsP0EhQ.png


Para a tarde de Domingo, já com uma distribuição espacial
Y1BOcT1.png

E pronto nova run (18h) previsões completamente diferentes..

Para Sábado, retiraram bastante cape já não chega aos 800j/kg
Lk2LlXR.png

E domingo, nada de trovoadas:dry:
y2hrdjl.png
 


Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
Eu juro que não entendo. Apenas há umas semanas atrás rezavas para que chovesse, agora rezas para que não chova?

Duarte, eu também prefiro que não haja trovoadas, pois esse tipo de precipitação não é a ideal para repor água nos solos.
Mas, neste caso, creio que o MeteoAlentejo deseja o mesmo que eu, pois a época da Páscoa e principalmente a 2ª feira é tradicional passar o dia no campo, para comer o borrego, o folar ou simplesmente passar um dia diferente na companhia da família :)
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
M
Duarte, eu também prefiro que não haja trovoadas, pois esse tipo de precipitação não é a ideal para repor água nos solos.
Mas, neste caso, creio que o MeteoAlentejo deseja o mesmo que eu, pois a época da Páscoa e principalmente a 2ª feira é tradicional passar o dia no campo, para comer o borrego, o folar ou simplesmente passar um dia diferente na companhia da família :)
s


Mas ai para o Alentejo , essa nao e a melhor forma para que nesta altura do ano ainda caia alguma precipitacao de jeito ?

Em relacao as atividades ao ar livre , ca no Norte tambem ha tradicoes ao ar livre e em familia na Pascoa e chove muitas vezes , quando isso acontece improvisa - se , ha remedio para tudo .
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Duarte, eu também prefiro que não haja trovoadas, pois esse tipo de precipitação não é a ideal para repor água nos solos.
Mas, neste caso, creio que o MeteoAlentejo deseja o mesmo que eu, pois a época da Páscoa e principalmente a 2ª feira é tradicional passar o dia no campo, para comer o borrego, o folar ou simplesmente passar um dia diferente na companhia da família :)

Entre cair e não cair talvez o melhor seja de facto cair (a não ser que não seja nada benéfico para a agricultura), não podemos estar à espera dos sistemas frontais e das regas generalizadas porque esses vão sendo menos comuns daqui para a frente (Até ao Outono). :thumbsup:
 
Última edição:

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Estou a estranhar este tópico estar tão paradinho.
Pelo o que vejo no GFS parece que há boas perspectivas em termos convectivos a partir do próximo fim-de-semana da Pascoa.
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
M

s


Mas ai para o Alentejo , essa nao e a melhor forma para que nesta altura do ano ainda caia alguma precipitacao de jeito ?

Em relacao as atividades ao ar livre , ca no Norte tambem ha tradicoes ao ar livre e em familia na Pascoa e chove muitas vezes , quando isso acontece improvisa - se , ha remedio para tudo .

Infelizmente James, tem toda a razão... O seu verde Minho, nestas questões, é muito melhor e com precipitações mais estáveis.
O problema com a precipitação sob a forma de aguaceiros (mais ou menos fortes) é se são acompanhados de fenómenos extremos, tais como o granizo ou ventos fortes... Em termos agrícolas, e principalmente para as pequenas hortas familiares, um aguaceiro localizado e forte é o suficiente para destruir o trabalho de vários meses e impossibilita qualquer reposição das culturas.
Por exemplo: há uns anos saí de casa ao final da tarde e fui a Portalegre (30 kms de distância), com um tempo algo revolto e perspectiva de trovoada. Estive em Portalegre e dava para perceber que na minha terra estava a chover bastante, dado o aparato eléctrico que havia à distância.
Quando cheguei a casa soube, que pela primeira vez em 30 anos, os meus pais viram-se com uma inundação que entrou pelo quintal e saiu pela porta principal... Escuso dizer que as culturas que existiam nessa altura ficaram irremediavelmente perdidas. :(
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
Entre cair e não cair talvez o melhor seja de facto cair (a não ser que não seja nada benéfico para a agricultura), não podemos estar à espera dos sistemas frontais e das regas generalizadas porque esses vão sendo menos comuns daqui para a frente (Até ao Outono). :thumbsup:

André, as minhas palavras para o James, são as mesmas que uso para o seu comentário.
Sem dúvida, a chuva faz falta, mas com conta e medida ;)
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
Estou a estranhar este tópico estar tão paradinho.
Pelo o que vejo no GFS parece que há boas perspectivas em termos convectivos a partir do próximo fim-de-semana da Pascoa.

Squidward, creio que há muita gente de férias :D

Mas não seja por isso:

http://www.aemet.es/documentos_d/enportada/p51tesp1.pdf

FzJRFFM.jpg


PIcLATy.jpg


n3aVp7c.jpg


Todas as previsões coincidem na perspectiva de mudança a médio prazo. Sem dúvida o GFS traz a alteração mais radical, pois a previsão para a sexta-feira santa é, digamos, tempestuosa :trovao:
Sinceramente creio, tal como já disse na semana passada, este calor fora de época só pode trazer instabilidade no interior da península.:)
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Todas as previsões coincidem na perspectiva de mudança a médio prazo. Sem dúvida o GFS traz a alteração mais radical, pois a previsão para a sexta-feira santa é, digamos, tempestuosa :trovao:
Sinceramente creio, tal como já disse na semana passada, este calor fora de época só pode trazer instabilidade no interior da península.:)

Também acredito que sim, aliás todos as Páscoas quentes que me recorde (1997, 2007, 2009, 2011) foram precedidas de semanas de bastante instabilidade (trovoadas fortes).
Pode ser que a tradição se mantenha.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,231
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Manutenção durante a última semana do padrão de distribuição das temperaturas superficiais oceânicas:
YnIUWfb.gif


Reforça-se a crista de anomalias positivas desde o Golfo do México às ilhas britânicas; mantém-se a nossa anomalia negativa privativa das costas da península.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,164
Local
Belas
Manutenção durante a última semana do padrão de distribuição das temperaturas superficiais oceânicas:
YnIUWfb.gif


Reforça-se a crista de anomalias positivas desde o Golfo do México às ilhas britânicas; mantém-se a nossa anomalia negativa privativa das costas da península.
Espero que o AA nesta semana não piore a anomalia