Seguimento Europa 2015

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Calor na Peninsula Ibérica.
Castelo Branco e Faro bem classificadas. :calor:

8Z65dL2.png
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
A ver quando vão ser instaladas umas estações no Vale do Tejo, Douro e Guadiana! lol

Lembro-me que mesmo antes de chegar às zonas mais quentes do Vale do Tejo, já fazia significativamente mais calor que Castelo Branco.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
A ver quando vão ser instaladas umas estações no Vale do Tejo, Douro e Guadiana! lol

Lembro-me que mesmo antes de chegar às zonas mais quentes do Vale do Tejo, já fazia significativamente mais calor que Castelo Branco.

A estação de Alvega já dá sinais tórridos disso mesmo.
Se morasse perto já tinha feito algo.
Caso um dia queiram avançar com um projecto acerca dessa temática, eu alinharia, alias em tempos, disse mesmo que sabia quem poderia emprestar bom material para um eventual projecto, refiro-me a dataloggers utilizados pelo investigadores de climatologia da universidade de Lisboa.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Última edição:

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
A estação de Alvega já dá sinais tórridos disso mesmo.
Se morasse perto já tinha feito algo.
Caso um dia queiram avançar com um projecto acerca dessa temática, eu alinharia, alias em tempos, disse mesmo que sabia quem poderia emprestar bom material para um eventual projecto, refiro-me a dataloggers utilizados pelo investigadores de climatologia da universidade de Lisboa.

Ok, eu posso ressuscitar alguns tópicos em que eu e um membro holandês aqui do forum, discutimos esse assunto... A ver o que se pode fazer nesse sentido.

Mapas como os do GFS, por exemplo, claramente que não têm em conta, muitas das variações de altitude e de exposição (e com a rede de estações atuais, seria praticamente impossível), que existem na P. Ibérica, sendo um dos exemplos mais flagrantes, os do Vale do Guadiana, Tejo, etc...

Desculpem pelo offtopic e obrigado a todos pelos relatos apresentados.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
No ranking do Ogimet a máxima mais alta de hoje pertenceu a Cordoba, olhando para as estações do IPMA, a estação da Barrosinha(Alcacer do Sal), junto ao vale do Sado, teve um registo um pouco mais elevado, amanhã sabemos o valor exacto, mas deve ter rondado os 32,5/33ºC.
Portanto, o vale do Sado, foi hoje uma das regiões mais quentes da Europa. :calor:

MMSW7jW.jpg


qrosegG.jpg
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
No ranking do Ogimet a máxima mais alta de hoje pertenceu a Cordoba, olhando para as estações do IPMA, a estação da Barrosinha(Alcacer do Sal), junto ao vale do Sado, teve um registo um pouco mais elevado, amanhã sabemos o valor exacto, mas deve ter rondado os 32,5/33ºC.
Portanto, o vale do Sado, foi hoje uma das regiões mais quentes da Europa. :calor:

MMSW7jW.jpg


qrosegG.jpg
A t. maxima na barrosinha foi aos 32.9 graus
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,191
Local
loule-caldeirao
Parece que está a "explodir" a convecção nos Pirenéus... Muita actividade desde Barcelona até ao centro da França. Estão a nascer células numa linha Sul/Norte. A ver se passa cá qualquer coisa!