Célula organizada em Vila Franca de Xira

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
No dia de hoje as condições não eram as ideais para estruturas muito organizadas, no entanto surgiram algumas células pontualmente fortes/marginalmente severas, como alias foi discutido ontem no tópico das previsões.

Após uma manhã de sol na região de Lisboa, acumulou-se bastante energia, e eu decidi em conjunto com o Geiras arriscar uma saída a VFX, onde a brisa de W/NW que entraria ao meio da tarde teria condições para disparar alguma convecção.

Na fase de iniciação, as estruturas conseguiram organizar-se dado o shear marginal e a instabilidade moderada, o que resultou em imagens bastante impressionantes, que o Geiras captou de modo irrepreensível.

Seguem-se as fotos abaixo.
:)
 


Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Aqui estão as fotos! Foi muito interessante assistir ao nascimento e desenvolvimento da célula!

Agradecimentos ao #Ecobcg pela ajuda na edição da fotografia panorâmica. :)

O início...

IzzixIx.jpg


KofYnYi.jpg


A desenvolver...

vnq041i.jpg


A Sul:

xcuKErR.jpg


A norte com arcus cloud definido

X7jEyTk.jpg


EXcm62X.jpg


2dYUFQL.jpg


E por fim uma panorâmica

Qyq3fiW.jpg
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Tivemos imensa sorte, tínhamos então acabado de chegar quando ela começou a nascer. Depois foi rapidamente procurar um local para nos estabelecermos eheh
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Wow :) belo registo... Simplesmente brutal!!!! Também já fiz um registo similar, esta em abril de 2010... A foto foi registada na cidade de Viana do Castelo. Nesse dia, houve relatos de um tornado em Gaia se não me falha a memória...
Mas claro, o meu registo nada tem de espetacular quando comparado com o vosso!! Muito bom mesmo, Tiro-vos o Chapéu
e27411896f91b32739972a0905f2e857.jpg
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Obrigado pessoal :)