Seguimento Sul - Abril 2015



trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Boas, por aqui, céu nublado durante a manhã, com um aguaceiro e depois abriu e uma bela tarde de sol. Mais um mês, que vai acabar bem abaixo da média, por aqui, não vejo muito mais até ao final do mês.

Máxima: 20.3ºC
mínima: 13.4ºC

Precipitação: 2 mm

Não se apanha nenhuma a jeito... enquanto o autocarro não estacionar a sudoeste de Sagres estamos tramados! Até ao fim do mês ainda há algumas hipóteses mas não vejo assim nenhuma flagrante.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,024
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Não se apanha nenhuma a jeito... enquanto o autocarro não estacionar a sudoeste de Sagres estamos tramados! Até ao fim do mês ainda há algumas hipóteses mas não vejo assim nenhuma flagrante.

A última previsão do GFS, com todas as incertezas a mais de 120h que tal implica, não contempla chuva alguma para a região sul até ao fim do mês. Este cenário é preocupante porque há muitas zonas que não receberam precipitação significativa nas últimas situações de instabilidade, e isto apesar de haver outras que atingiram acumulados que em alguns casos ultrapassaram o total normal do mês inteiro. Estas situações de precipitação excessiva não generalizada desviam a atenção dos locais que continuam com a seca a agravar-se. Veja-se os acumulados até ontem, na maior parte das estações serão os valores finais de Abril:
Ud76UxD.jpg


A vermelho são as estações cujas interrupções de registo ou anomalias de funcionamento comprometem a validade do total acumulado; a laranja as que, em princípio, apesar daquelas situações, terão um total válido.

Algarve e litoral de toda as regiões abrangidas por esta lista são as zonas com precipitação bastante inferior ao normal de Abril.
 
Última edição:

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
A última previsão do GFS, com todas as incertezas a mais de 120h que tal implica, não contempla chuva alguma para a região sul até ao fim do mês. Este cenário é preocupante porque há muitas zonas que não receberam precipitação significativa nas últimas situações de instabilidade, e isto apesar de haver outras que atingiram acumulados que em alguns casos ultrapassaram o total normal do mês inteiro. Estas situações de precipitação excessiva não generalizada desviam a atenção dos locais que continuam com a seca a agravar-se. Veja-se os acumulados até ontem, na maior parte das estações serão os valores finais de Abril:

A vermelho são as estações cujas interrupções de registo ou anomalias de funcionamento comprometem a validade do total acumulado; a laranja as que, em princípio, apesar daquelas situações, terão um total válido.

Algarve e litoral de toda as regiões abrangidas por esta lista são as zonas com precipitação bastante inferior ao normal de Abril.

Excelente trabalho StormRic:thumbsup: O que eu tenho vindo a constatar resume-se bem no teu apanhado. Quando comento abordo sempre o Algarve em particular mas nota-se bem que há vários sítios com precipitação bem abaixo, inclusive no interior Alentejano mesmo a par de outras zonas com precipitação bem elevada. Penso que os locais com precipitação na média ou acima até são a excepção à regra. Foram situações bem localizadas que fizeram disparar os acumulados de algumas estações.
Não era de todo esta situação que estávamos à espera para acalmar a seca mas é o tempo típico de Abril. Quanto ao futuro parece que se esfumou tudo e pior, parece ser o anti-ciclone a querer vir em força. Um pesadelo portanto! Mas haja alegria, ao menos há água nas barragens!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Excelente trabalho StormRic:thumbsup: O que eu tenho vindo a constatar resume-se bem no teu apanhado. Quando comento abordo sempre o Algarve em particular mas nota-se bem que há vários sítios com precipitação bem abaixo, inclusive no interior Alentejano mesmo a par de outras zonas com precipitação bem elevada. Penso que os locais com precipitação na média ou acima até são a excepção à regra. Foram situações bem localizadas que fizeram disparar os acumulados de algumas estações.
Não era de todo esta situação que estávamos à espera para acalmar a seca mas é o tempo típico de Abril. Quanto ao futuro parece que se esfumou tudo e pior, parece ser o anti-ciclone a querer vir em força. Um pesadelo portanto! Mas haja alegria, ao menos há água nas barragens!

Mesmo assim, o ano hidrológico, está bem melhor do que o ano passado, só falta 9 mm, para igualar o acumulado que tive o ano passado. :D Maio, às vezes ainda reserva surpresas, espero que venha o calor já que vem aí um fim de semana prolongado no início de Maio, que assim é melhor para o turismo e para a praia, por isso, nem tudo é mau. Quem sabe, Setembro ainda poderá equilibrar as contas, por aqui.

Boas, por aqui, dia de céu pouco nublado temporariamente nublado por nuvens altas.

Máxima: 22.4ºC
mínima: 12.3ºC
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,024
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Mesmo assim, o ano hidrológico, está bem melhor do que o ano passado, só falta 9 mm, para igualar o acumulado que tive o ano passado.

Referes-te a que região? Essa estação, o Algarve, o Sul, o país em geral? As conclusões tiradas da situação no fim de Março pelo IPMA adicionadas do que se pode concluir de Abril até ao momento e que segundo as previsões dos modelos, GFS em particular, poderão ser as conclusões finais de Abril para a região Sul e parte sul da região centro, parecem-me apontar para uma situação de seca em nada a ver com o ano passado. Claro que o Setembro e o novo ano hidrológico ou os seguintes equilibram sempre as contas, o problema está neste ano e na perspectiva da primavera restante e do verão que vamos ter em termos agrícolas, hidrológicos e incêndios.
Para complementar os valores indicados na última mensagem fica aqui uma proposta de classificação do mês de Abril caso os totais se fiquem pelos valores presentes. Os valores dos decis são retirados de uma publicação do IPMA já referida noutros resumos.
X6bTppW.jpg


Sublinhe-se que esta é uma classificação só do mês de Abril. Contava-se com este mês ser extremamente chuvoso para equilibrar os quatro meses secos anteriores: não vai acontecer, excepto em raros casos pontuais.
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Refiro-me aos meus dados, StormRic. Eu, colocava a estação de Faro/Aeroporto como seco, nem 50% da precipitação mensal tem em relação à média. Quanto ao Abril, as minhas expectativas eram para ser um mês seco, aqui no Algarve e tem sido mais ou menos, Abril no ano passado foi o mês que salvou aqui no Algarve, este ano tinha sérias dúvidas, que voltasse a acontecer, a minha expectativa recai no mês de Setembro. Quanto a incêndios, só a Serra de Monchique corre esse risco, tudo o resto foi dizimado no incêndio de 2004 e 2012.
 
  • Gosto
Reactions: trovoadas

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,024
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Refiro-me aos meus dados, StormRic.

:thumbsup:

Eu, colocava a estação de Faro/Aeroporto como seco, nem 50% da precipitação mensal tem em relação à média.

Concordo se achares que o mês de Abril em Faro, de 1980 para cá tem sido mais chuvoso do que antes de 1980. :)

As classificações estão relacionadas com os decis, isto é, a percentagem de anos em que a precipitação no mês é inferior a determinado valor. "Seco" na classificação apresentada significa que o mês de Abril deste ano se situaria no 3º decil, ou seja, valores que são excedidos em pelo menos 70% dos anos mas maiores que os atingidos em pelo menos 20% dos anos (em pelo menos 70% dos anos chove mais e em pelo menos 20% chove menos). O limite superior do 3º decil para Faro, segundo o estudo de 1980 do INMG (é por estes valores que eu me guio uma vez que não disponho de outros mais recentes e não tenho acesso à série completa de observações das estações) é, como indicado na tabela, 10,6 mm pelo que os 12,5 mm que já foram acumulados colocaria este mês para Faro no 4º decil, correspondendo à classificação de "normal" a que eu acrescento "quase seco". A classificação "normal" compreende assim 40% dos anos (decis 4º, 5º 6º e 7º); "não normal" inclui os 30% com menor precipitação e os 30% com maior precipitação. Na série onde foram identificados aqueles limites dos decis, significa assim que houve mais de 30% dos anos em que choveu menos em Abril em Faro. Claro que desde que este estudo foi feito, em 1980, a série alterou-se. À falta de valores para serem consultados, a opinião de quem vive no local é sem dúvida determinante. Portanto, se relativamente aos anos desde 1980 tiver havido um aumento da precipitação em Abril em Faro, quando comparada com os anos anteriores a 1980, isso irá remeter o valor deste ano para o "seco", sem dúvida.
Concordo contigo sob este ponto de vista, mas atenção que as classificações não têm a ver com a percentagem em relação à média. O regime interanual de precipitação em Faro no mês de Abril faz com que a média seja muito superior à mediana.
Na série de observações do estudo de 1980, a média era 31,7mm enquanto que a mediana era apenas 20,0mm (em metade dos anos chove menos do que 20mm, isto é, menos de dois terços da média). Os 40% de anos situados na zona central da série inclui acumulados que vão dos 10,6mm aos 39,4mm. Portanto, mesmo com pouco mais de um terço da média, o mês ainda estaria neste grupo e seria classificado como estando no limite entre normal e seco. Com um acumulado igual a metade da média, 15,8mm, um mês de Abril em Faro ainda está no 5ºdecil, ou seja, é "normal"! Resumindo, em metade dos anos a agricultura e todas as actividades que usam água sabem que não terão em Abril em Faro mais do que 20mm de precipitação e que em mais de 40% dos anos não podem contar sequer com metade da média! A média é um valor muito traiçoeiro e nunca deve ser tomado como referência para planeamento, especialmente quando se trata de acumulados de precipitação. A probabilidade de num ano a precipitação ser inferior à média é quase o dobro da probabilidade de ser superior (a média está no 7º decil)! Note-se que os valores que puxam a média para cima, no caso do regime de Faro e do Algarve em geral, são os dos poucos anos em que o mês considerado foi extremamente chuvoso, superiores a 87mm para o mês de Abril, mais do que quase o triplo da média e mais de quatro vezes o que chove em metade dos anos (mediana). Só que esta precipitação é habitualmente torrencial e é perdida em grande parte em escorrência para o mar, não é toda usada na reposição do conteúdo de água no solo e dos aquíferos. Por isso os planos de utilização da água não devem ter em conta a média mas a mediana e os decis para poderem trabalhar correctamente com probabilidades de ocorrência.


Quanto a incêndios, só a Serra de Monchique corre esse risco, tudo o resto foi dizimado no incêndio de 2004 e 2012.

Em que dados te baseias para afirmar isto?
 
  • Gosto
Reactions: trovoadas

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Refiro-me aos meus dados, StormRic. Eu, colocava a estação de Faro/Aeroporto como seco, nem 50% da precipitação mensal tem em relação à média. Quanto ao Abril, as minhas expectativas eram para ser um mês seco, aqui no Algarve e tem sido mais ou menos, Abril no ano passado foi o mês que salvou aqui no Algarve, este ano tinha sérias dúvidas, que voltasse a acontecer, a minha expectativa recai no mês de Setembro. Quanto a incêndios, só a Serra de Monchique corre esse risco, tudo o resto foi dizimado no incêndio de 2004 e 2012.
Isso não é verdade porque já existe bastante mato nas áreas onde ocorreram os Incêndios. No entanto se não houver ignições não temos problema nesse aspecto. Penso que a história retrata bem esse facto. No caso do Caldeirão os grandes incêndios que me recordo foram ou por negligência ou mão criminosa. Monchique tem-se mantido porque não há ignições e talvez mais planeamento e prevenção. O potencial está sempre lá ainda mais depois de mais de 10 anos do último grande incêndio.

Este ano parece-me que estará ao nível de 2009, salvo erro. 2012 também parece que foi um ano parecido.
O próximo ano terá de ser normal ou acima ou teremos problemas e isso parece-me óbvio.