Seguimento Interior Norte e Centro - Abril 2015

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
A tarde prossegue com aguaceiros fracos a moderados como neste momento. Acho que a ter que trovejar vai ser só junto à fronteira.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic


Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Evento na minha opinião arrumado em termos de granizo ou trovoada, havia bom cape e Li esta tarde pelo GFS, mas tudo não passou de aguaceiros, foi um bom fiasco. Não me parece que agora com o final do dia ainda venham a crescer células capazes de provocar situações mais adversas.

Venha o próximo evento... Que pelo GFS e os outros modelos não parece haver nada de jeito nos próximos tempos:mad:
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: keipha e StormRic

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
boas

por aqui dia de aguaceiros por vezes fortes, com vento fraco durante os aguaceiros.
atualmente está nublado, corre uma brisa fria com 13.1ºC
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Por aqui o dia decorreu com aguaceiros, por vezes fortes e até com algum granizo (3-4mm).
18317419_q8u2J.jpeg


10,4ºC e céu pouco nublado neste momento.

Extremos do dia: 9,6ºC / 14,9ºC
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,293
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Evento na minha opinião arrumado em termos de granizo ou trovoada, havia bom cape e Li esta tarde pelo GFS, mas tudo não passou de aguaceiros, foi um bom fiasco.

Penso que mesmo assim terá sido a situação de Tondela em particular a pesar mais nessa impressão. A circulação era bastante rápida, de oeste em geral e o Caramulo poderá ter feito "sombra" sobre essa zona.
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Penso que mesmo assim terá sido a situação de Tondela em particular a pesar mais nessa impressão. A circulação era bastante rápida, de oeste em geral e o Caramulo poderá ter feito "sombra" sobre essa zona.

De facto por vezes o Caramulo serve de barreira às células. Mas até não deveria porque o ar deveria ser forçado a ascender e desta forma aumentar a convecção. As maiores trovoadas que tenho memória aqui na zona vieram sempre de sul ou sudoeste. É raro haver trovoada aqui provocada por células oriundas de Oeste noroeste ou até de Leste( mas estas ultimamente até têm sido bem sucedidas)
Este evento no total de sábado e Domingo e segundo a estação do colega Keipha ainda rendeu 35.25mm, não foi mau em termos de precipitação para a altura do ano em que estamos, como cheguei a referir houve períodos de chuva muita forte(ainda hoje), mas não podemos esconder a não ocorrência de trovoada em ´quase todo o país, só houve mesmo maior concentração de trovoada entre Castelo Branco e Portalegre daí eu caracterizar este evento como um fiasco ao nível de trovoada, mesmo o Stormy e o IPMA tinham previsto condições mais severas para o litoral norte que não se verificaram, ou por outra talvez eles até tenham previsto bem porque de facto pelo início da tarde houve todo um conjunto de células que entraram com precipitação muito forte, mas por algum motivo não conseguiram produzir trovoada.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: keipha e StormRic

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Segue-se uma tarde amena com vários cumulus congestus a pairar na zona, sim porque estão neste momento células a sul e norte daqui que azar. Já ouvi inclusivamente um trovão. Pelo fim da manhã ainda houve aguaceiros.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic
M

Membro excluído 274

Boas tardes!

Grande escuridão a SW da minha localização...
Tarde marcada pelos períodos de muita nebulosidade e aguaceiros em geral fracos... o ambiente na rua é de frio... o recuperador de calor está ligado...
 

bartotaveira

Cumulus
Registo
2 Fev 2010
Mensagens
341
Local
Carrazedo de Montenegro (770m)
Boas tardes!

Grande escuridão a SW da minha localização...
Tarde marcada pelos períodos de muita nebulosidade e aguaceiros em geral fracos... o ambiente na rua é de frio... o recuperador de calor está ligado...

Essa escuridão foi um período de chuva forte aqui na zona da Padrela, ainda chove fraco,
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Por aqui está tudo pacífico, céu geralmente nublado por cumulus e estratocumulus, temperatura de 15ºC.
Ficam aqui algumas das formações desta tarde:
CEJgiFi.jpg

2xKevls.jpg

eBoa2W2.jpg

Hk1cQsO.jpg

2hcZ31n.jpg

2PdXBlV.jpg

uDTZTCW.jpg

wpsHtpR.jpg

hOPX5cR.jpg

JU6PQvT.jpg
 
Última edição: