Ria Formosa 2014

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Interessante o que dizes algarvio1980 sobre a barra da Fuzeta, pois a mim também me pareceu muito suspeita abertura da barra em Cacela-Velha.

O lugar da barra sempre foi o Lacém, contudo sabe-se lá porquê com uma desculpa algo estranha abriram a barra já perto da Manta Rota, naquela zona o cordão dunar estava bem conservado e neste momento o mar já destruiu metade da península de Cacela e continua a avançar, basta vir um ano chuvoso para a península desaparecer na totalidade, tudo por culpa de quem abriu a barra onde ela nunca existiu. No plano da ria diz-se claramente que aquela península é de conservação prioritária, bem metade já desapareceu com o avanço do mar provocado pela abertura da barra.

Em frente ao Lacém está um campo de golfe e na fábrica está uma casa da Tereza Heinz e do John Kerry, será por isso que não abriram aí a barra? Diz-se também que o empreendimento Monte Rei queria um clube privado de praia na zona da Fábrica, será que a barra foi aberta em Cacela-Velha para as pessoas não acederem a pé pela Manta Rota à praia em frente ao golfe da Quinta da Ria?

Para mim o que foi ali feito dadas as graves consequências, destruição de boa parte de um cordão dunar fundamental para conter o avanço do mar e proteger a ria, para mim dizia eu aquilo chama-se crime ambiental e as associações ambientalistas devem estar a dormir por não denunciarem isto.

E aqueles apartamentos na Fuzeta, como foi possível? Como aprovaram aquilo?
 
  • Gosto
Reactions: StormRic


Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
A barra que o mar abriu nesta altura foi onde?
Ali onde assinalei :huh:

Estive a procurar na net, e pelos vistos em 2008 algumas casas já tinhas sido destruídas pelo mar:
7rWm5zc.jpg

Link : http://glocalfaro.blogspot.pt/2010_07_01_archive.html

E encontrei também uma foto tirada dia 1 maio 2008, onde ainda eram visíveis algumas casas

Fuzeta
by Raquel Almendra, no Flickr
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,398
Local
Olhão (24 m)
João Paulo, a destruição das casas na Ilha da Fuzeta começou em Fevereiro de 2008, com o forte Levante que verificou-se no Algarve, foi o 1º alerta para depois em 2010 ocorrer a destruição do resto das casas pelo mar.

A 16 de Fevereiro de 2008, publiquei esta notícia no meu blog:

Fuzeta teme mau tempo

O estado do tempo e do mar está a destruir várias casas na Ilha da Fuzeta, em Olhão.

A situação poderá agravar-se nos próximos dias. São todas segundas habitações ilegais.


Fonte: RTP
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Durante vinte anos passei férias aí mesmo.
Depois, o mar levou quase tudo.
Este tópico teve muito interessantes posts: https://www.meteopt.com/forum/topico/ria-formosa-2014.8266/
Estive a ler este tópico e não tinha noção do histórico da ilha da Fuseta.
Deixo duas fotos, tiradas no dia 18, onde se vê a suposta barra da Fuseta completamente assoreada, tanto em maré baixa como cheia. :hmm:
Y95I8GO.jpg

pO0rIsy.jpg

cw8hzWE.jpg
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,398
Local
Olhão (24 m)
Estive a ler este tópico e não tinha noção do histórico da ilha da Fuseta.
Deixo duas fotos, tiradas no dia 18, onde se vê a suposta barra da Fuseta completamente assoreada, tanto em maré baixa como cheia. :hmm:
Y95I8GO.jpg

pO0rIsy.jpg

cw8hzWE.jpg

A dragagem foi feita entre Maio e Julho de 2018 e rapidamente ficou assoreada novamente, já deitaram milhões literalmente ao mar, quando a natureza abriu uma barra natural, mas como colocava em causa as habitações junto à ria, foram abrir a barra noutro local. :rolleyes: