Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2015

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,164
Local
Belas
A depressão que vai afetar o Reino Unido cava ainda mais de dia para dia! 978 hPa! Por aqui é tanto 8 como 80. Temos uma situação diferente hoje. O prolongamento da depressão no Norte de África continua para sudoeste mas em vez de trazer calor, traz chuva!! Além disso temos uma depressão a norte de Portugal no dia 7 que impede o prolongamento do AA para a Europa. Por isso ou temos chuva ou muito calor, é uma questão de acompanhar a situação.

O IPMA não preve chuva para o dia 7, só para os dias 10 e 11
 


guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,164
Local
Belas
Prolongamento para sudoeste da depressão no Norte de África ligeiramente interrompido pelo AA, pelo que a chuva já é menos provável. Ainda passam depressões pequenas a norte de Portugal mas as frentes dissipam rapidamente antes de chegar ao território. Enquanto isso uma nova situação de calor pode aparecer com a extensão do AA até à Europa e a depressão a encaixar como costume, formando uma nortada violenta. Após isso é incógnito, mas prevê-se mais calor.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e StormRic

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Grande indefinição dos modelos a partir do dia 10 .

Sempre a mudar de saída em saída , ora perspetiva uma corrente de leste com muito calor , ora perspetiva uma corrente de oeste com chuva .

Vendo os modelos , fico com a ideia que a nortada vai durar ate meio do mês , depois poderá haver uma mudança de padrão , ou muda para muito calor ou para tempo chuvoso .
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
1sGWRJV.jpg


Os próximos dias trazem novidades pois, quer os modelos de médio e longo prazo como o IPMA estão a prever mudança de tempo. Afinal, alguma razão tinham os antigos que usavam estes primeiros dias de agosto para prever o tempo do próximo ano :)
O que é irónico nesta previsão do IPMA é o céu limpo para dia 11, com a maior probabilidade de precipitação do período, enquanto há previsão de aguaceiros e aguaceiros fortes com 4% de probabilidade.:dry::facepalm:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Os próximos dias trazem novidades pois, quer os modelos de médio e longo prazo como o IPMA estão a prever mudança de tempo. Afinal, alguma razão tinham os antigos que usavam estes primeiros dias de agosto para prever o tempo do próximo ano :)
O que é irónico nesta previsão do IPMA é o céu limpo para dia 11, com a maior probabilidade de precipitação do período, enquanto há previsão de aguaceiros e aguaceiros fortes com 4% de probabilidade.:dry::facepalm:

Algoritmo automático... As previsões sem "intervenção humana" apresentam frequentemente esse comportamento.
Quanto ao tempo do próximo do próximo ano então como vai ser, baseado nos primeiros dias de Agosto? Sol o ano inteiro? Vá lá... o povo é sábio em muitas coisas mas há um limite para a crença popular :)
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
Algoritmo automático... As previsões sem "intervenção humana" apresentam frequentemente esse comportamento.
Quanto ao tempo do próximo do próximo ano então como vai ser, baseado nos primeiros dias de Agosto? Sol o ano inteiro? Vá lá... o povo é sábio em muitas coisas mas há um limite para a crença popular :)

Sim , se o tempo para o ano estiver relacionado com estes primeiros dias de agosto , estamos tramados porque vamos levar com mais um ano de seca .

Infelizmente o meu dia-a-dia é demasiado agitado nestas alturas, mas sempre ouvi o meu avô referir o padrão que ocorria nestes dias e que guiava muitas decisões no ano seguinte. Sei que os tempos eram diferentes e havia tempo para entender essas "crenças" tradicionais, mas há sempre conhecimentos antigos que a modernidade ignora, apesar de não saber ao certo se há ou não uma base para tais conhecimentos.
Vitamos e James, sei que naqueles tempos não era pelo estado geral do tempo, mas sim como estava o tempo ao amanhecer, as variações do vento, como era o pôr-do-sol, as variações de temperatura durante a noite, etc. Infelizmente não tive tempo para conhecer todos os pormenores, pois o meu avô já faleceu há muitos anos, mas sempre soube que ele tinha razão na larga maioria das coisas, mesmo naquelas que os livros diziam o contrário. :)
 

flak

Cirrus
Registo
8 Mar 2013
Mensagens
18
Local
Tomar
Infelizmente o meu dia-a-dia é demasiado agitado nestas alturas, mas sempre ouvi o meu avô referir o padrão que ocorria nestes dias e que guiava muitas decisões no ano seguinte. Sei que os tempos eram diferentes e havia tempo para entender essas "crenças" tradicionais, mas há sempre conhecimentos antigos que a modernidade ignora, apesar de não saber ao certo se há ou não uma base para tais conhecimentos.
Vitamos e James, sei que naqueles tempos não era pelo estado geral do tempo, mas sim como estava o tempo ao amanhecer, as variações do vento, como era o pôr-do-sol, as variações de temperatura durante a noite, etc. Infelizmente não tive tempo para conhecer todos os pormenores, pois o meu avô já faleceu há muitos anos, mas sempre soube que ele tinha razão na larga maioria das coisas, mesmo naquelas que os livros diziam o contrário. :)
Infelizmente o meu dia-a-dia é demasiado agitado nestas alturas, mas sempre ouvi o meu avô referir o padrão que ocorria nestes dias e que guiava muitas decisões no ano seguinte. Sei que os tempos eram diferentes e havia tempo para entender essas "crenças" tradicionais, mas há sempre conhecimentos antigos que a modernidade ignora, apesar de não saber ao certo se há ou não uma base para tais conhecimentos.
Vitamos e James, sei que naqueles tempos não era pelo estado geral do tempo, mas sim como estava o tempo ao amanhecer, as variações do vento, como era o pôr-do-sol, as variações de temperatura durante a noite, etc. Infelizmente não tive tempo para conhecer todos os pormenores, pois o meu avô já faleceu há muitos anos, mas sempre soube que ele tinha razão na larga maioria das coisas, mesmo naquelas que os livros diziam o contrário. :)

Digamos que a sabedoria popular não é ciência exacta. Eu aprendi a ver o inverno em Agosto e o verão em janeiro. Posso dizer o que espelha para o inverno são as inversões térmicas durante madrugada e manhã em Agosto. E para o verão é variação de calor e nuvens para o verão em janeiro. Posso dizer que devido a problemas de saúde não tenho acompanhado bem este mês de Agosto, mas pelo o que vejo tem havido bastantes nublinas e tem estado bastante fresco de manhã, o que leva a entender termos para já um outono normal. Pois conta um provérbio popular que neblina na serra, cheia no rio. Atenção eu não sou adivinho nem profeta do tempo, tudo isto é só sabedoria popular que passou de boca em boca.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,966
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde.

Já se fala de sazonais neste tópico...:D
Aquilo que me chamou a atenção estes dias, foi o anúncio de que o"El nino" este ano está forte ou ainda em intensificação, provavelmente sendo mais intenso do que em 1997, o ano em que o "El nino" atingiu a sua intensidade máxima até à data.
É de recordar que, nesse ano em particular, o fim de verão e o outono foram particularmente severos na metade sul do país e em especial no Alentejo\Algarve.
Se assim for, será de esperar que o que resta do verão e no outono possam fazer lembrar 1997 no que toca à precipitação.

Não sei que dados em concreto entram nas equações dos modelos meteorológicos, mas estas últimas semanas tem sido marcadas por muitas variações dos modelos saída após saída.
Para já teremos a acção de uma depressão de origem térmica no sul da Penísula, que no fim de semana injectará em toda a Península Ibérica ar com origem no norte de África, com iso`s bem altas (24 na metade sul do país). No início da próxima semana esta depressão térmica vai posicionar-se bem no centro da Península, levando a uma entrada de ar marítimo no litoral e fazendo baixar a temperatura até dia 13 (para valores dentro do normal após um fim de semana muito quente).
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,611
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
O "El Niño" está forte este ano, mas Portugal não é dos países mais afectados por este fenómeno, esse ano de 1997 foi muito quente senão mesmo o mais quente que há registo, é provável que o outono e o inverno venham a ser chuvosos. veremos
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Se o " el nino " for mais intenso que em 97 , poderá ser problemático .

O outono de 97 foi chuvoso em todo o pais , mas no Sul foi mesmo trágico , com episódios violentos de chuvas , como em Monchique e Ourique ( infelizmente , salvo erro , com 9 vitimas mortais ) .

Em Ourique , se não me engano em Garvao , ficou - me gravado na memoria e correram mundo as imagens da aldeia submersa com as
Casas a desabar como um baralho de cartas .
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
O outono de 97 foi chuvoso em todo o pais , mas no Sul foi mesmo trágico , com episódios violentos de chuvas , como em Monchique e Ourique ( infelizmente , salvo erro , com 9 vitimas mortais ) .

97 foi o desabamento na Ribeira Quente. 29 mortos. Pode ocorrer novamente isso. Ou então, o anticlone deambula entre o triângulo português (Madeira, Açores, Cont.) e a sua posição normal. Há opiniões discordantes:

Um cartão-postal do inferno se desenha para o próximo verão. Ele mostra uma colossal mancha vermelha no Oceano Pacífico e representa, segundo as agências climáticas dos Estados Unidos e da Austrália, o fortalecimento do El Niño, o fenômeno que semeia seca, calor e tempestade planeta afora. Dizem as agências, pode ser o mais avassalador em 50 anos. Se estiverem certos, um super El Niño. A mancha vermelha sinaliza o aquecimento anormal da água do Oceano Pacífico, marca registrada do El Niño. No Brasil, pesquisadores discordam e não acreditam que ganhará tanta potência. Mas o fato é que ele já está entre nós.

http://oglobo.globo.com/sociedade/s...to-em-decadas-afetando-tambem-brasil-16998544
 
  • Gosto
Reactions: Thomar