Discussão e classificação de nuvens



Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Boa tarde. Recentemente apareceu aqui na zona uma nuvem lenticular, fiquei intrigado e comecei a pesquisar.

Contudo não percebi ainda muito bem o que são as ondas estacionárias a sotavento e como é que depois do ar descer a sotavento tem a capacidade para voltar a subir.

E por fim gostava de saber como é que a nuvem adquire aquelas bordas tão vistosas?
Obrigado pela atenção:).
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: CptRena

Paelagius

Nimbostratus
Registo
27 Set 2013
Mensagens
1,521
Local
Porto
Boa tarde. Recentemente apareceu aqui na zona um nuvem lenticular, fiquei intrigado e comecei a pesquisar.

Contudo não percebi ainda muito bem o que são as ondas estacionárias a sotavento e como é que depois do ar descer a sotavento tem a capacidade para voltar a subir.

E por fim gostava de saber como é que a nuvem adquire aquelas bordas tão vistosas?
Obrigado pela atenção:).

É muito parecido com o rebentar de uma onda de uma corrente forte num rio quando passa por cima de uma rocha. A superfície da água exibe uma onda estacionária a jusante do obstáculo. Mesmo que a água esteja sempre a passar, as cristas das ondas são estacionárias.



Acontece exactamente o mesmo no fluxo atrás de uma montanha ou colina, e as cristas estacionárias da corrente de ar podem ser bem mais altas do que a montanha em si.

OSTIV_MWP_Wave.jpg


O ponto onde se formam e condensam é estável.

O ar sopra através da nuvem, formando gotículas de água na frente da crista que avançam com a corrente de ar e tornam-se a evaporar quando este desce atrás da crista.

Espero ter ajudado sem repetir inevitavelmente alguma informação que provavelmente tenhas lido anteriormente.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Ou seja o ar volta a subir por aquecimento adiabático, evaporando?

As ondas muito acima da montanha resultam da força que o ar exerce ao ascender pela vertente barlavento?
Obrigado de novo pela atenção.
 
  • Gosto
Reactions: Paelagius

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,215
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Ontem, pelas 18:15. Instabilidade de Kelvin Helmholtz?

:thumbsup: precisamente! Muito bem observado, o efeito era ténue mas perfeitamente evidente.

Ontem, pelas 18:15. Stratocumulus undulatus?

Parecem-me apenas estratos, não undulatus.

Ontem, pelas 13:30. Stratocumulus undulatus.

O termo undulatus penso que deve estar reservado para o aspecto invulgar em ondas escuras da base de uma camada contínua de nuvens. Um padrão como este quase chega a esse aspecto mas precisava de a camada de nuvens (altocumulus neste caso na minha opinião) estar mais coesa e de as ondulações serem verdadeiras ondas aleatórias e não apenas um efeito de concentração em faixas.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,215
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Em pleno século XXI consegue-se arranjar todas as explicações e mais alguma, sem ser a científica..

Parece-me uma fina Pileus sobre um cumulus congestus, e que ganhou as irisações típicas dos efeitos de contra-luz. As irisações são muito comuns mas raramente observáveis à vista a não ser que o sol esteja oculto por um objecto ou uma nuvem espessa, que é o caso nesta visão.

Vejam-se os inúmeros efeitos pileus/irisações que podem ocorrer nesta situação:

https://www.google.com/search?q=pil...ChMIn6GDtsuDyAIVR-0UCh3d6A0r&biw=1920&bih=979

Com o incrivelmente fácil acesso que hoje em dia as pessoas têm à informação e às imagens de todos os fenómenos através da internet, é perturbante que se imaginem explicações transcendentes.

Pelo contrário, a beleza destes fenómenos é uma inspiração que devia induzir a admiração e respeito pela natureza e pelo planeta, sem um sentimento de ameaça mas de compreensão.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e TiagoLC