Biodiversidade

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Alguém sabe como funciona o processo de classificação de uma árvore?

Sei onde está uma figueira que deve ser a maior do país, cresceu dentro de uma nora e tem as raízes dentro de água!
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993


ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
  • Gosto
Reactions: CptRena e StormRic

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Ontem enquanto regava os alhos franceses e as batatas doce, assisti a uma das maravilhas do reino animal, e o seu forte instinto de sobrevivencia, quando vi uma ratazana a sair á pressa do rego, que estava com água, e depois vi que ela trazia qualquer coisa na boca, cheguei mais perto, e vi que era uma das suas crias, que devia ter nascido á poucas horas. Ela depois perdeu a cria antes de chegar á sua nova toca, e vi que era do tamanho de um grão de café, e respirava bem, depois vim-me embora para nao perturbar mais, foi pena nao ter o telemóvel por perto para retratar tal acontecimento.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,300
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Alguém sabe como estão os golfinhos do Sado? A última vez que os vi foi em 13 de Junho de 2009. Também já avistei aqui em Carcavelos, tenho que ver quando, acho que foi há mais de quatro anos.

Algumas fotos tiradas em Tróia naquela data:




















RS_20090613_9952c-X3.jpg
 
Última edição:

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Alguém sabe como estão os golfinhos do Sado? A última vez que os vi foi em 13 de Junho de 2009. Também já avistei aqui em Carcavelos, tenho que ver quando, acho que foi há mais de quatro anos.

Algumas fotos tiradas em Tróia naquela data:




















RS_20090613_9952c-X3.jpg
Vi ainda agora uma notícia ou reportagem na Sic (acho) sobre os golfinhos do Sado. Vão muito bem, a família continua ;) Todas as embarcações têm de estar a 30 metros de distância, salvo erro, dos golfinhos.
Agora vê-los no Tejo? Não sei mas a água está bem quente por cá, mas a poluição continua...
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,300
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Vi ainda agora uma notícia ou reportagem na Sic (acho) sobre os golfinhos do Sado. Vão muito bem, a família continua ;) Todas as embarcações têm de estar a 30 metros de distância, salvo erro, dos golfinhos.
Agora vê-los no Tejo? Não sei mas a água está bem quente por cá, mas a poluição continua...

Boas notícias então. Daqui a pouco coloco o que tenho do avistamento aqui em Carcavelos. Essa distância mínima não estava a ser respeitada há anos atrás. Na ocasião em que os observei a embarcação aproximou-se demasiado e eles estavam assustados, não tinham a atitude brincalhona que pensamos que eles costumam ter. Tinham crias na altura também. Sinceramente, não me parece bem estas excursões assim intromissoras da intimidade deles. Uma coisa é eles aproximarem-se de livre vontade de embarcações que não estão a procurá-los, outra é esta imposição da nossa presença, quase uma perseguição. Só fui uma vez numa destas excursões. Nós não gostaríamos que andassem turistas à volta da nossa casa e tentando aproximar-se o mais possível de nós e da nossa família ou atrás de nós pela rua. Estas pessoas não humanas devem ter os mesmos direitos que exigimos para nós humanos, no mínimo.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Alguém sabe como estão os golfinhos do Sado?

A ultima vez que os vi foi numa ida à pesca ao largo de Sesimbra em Setembro de 2010, durante uma hora ninguém mais apanhou peixe, mas foi por uma boa causa. :D
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,300
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,300
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Algo muito interessante, mas, não especificamente desta espécie, sabíamos desta capacidade de outras espécies pelas quais era formada a nossa floresta original. Esta floresta primitiva, obviamente, só começou a ser devastada pelo fogo quando apareceram aqui os humanos, ou então tal floresta nunca teria existido e prosperado.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=788113
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,300
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Notícia sobre os golfinhos do Sado.

http://www.publico.pt/local/noticia...tambem-e-ensinar-a-observalos-1706912?page=-1

O roaz-corvineiro é comum na costa portuguesa mas a comunidade do Sado, actualmente com 27 elementos, é a única residente num estuário no país e uma das poucas na Europa. Essa característica facilita os avistamentos, mas durante a época balnear, quando há mais barcos de recreio a circular e disparam as visitas turísticas, também aumenta a pressão sobre os animais, já fragilizados por outras ameaças como a poluição ou a pesca. A população, que chegou a rondar os 40 animais em 1986, tem diminuído, embora o saldo dos últimos cinco anos seja positivo: morreram três adultos mas nasceram oito crias. Uma acabou por morrer com poucas semanas de vida: o Sapal, nascido em Agosto de 2013, logo se tornou o centro das atenções dos visitantes. Os biólogos não descartam a hipótese de isso ter contribuído para o desfecho trágico.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Ontem durante uma das minhas voltas por trilhos rurais, encontrei um pinheiro bravo que deveria ter uns 12 metros de altura que estava seco á relativamente pouco tempo, ao aproximar-me do mesmo observei que a casca do seu tronco estava totalmente picada/esburacada, desde o chão até quase ao topo. Os buracos eram pequenos, talvez tivessem 1 cm, mas eram centenas de buracos a toda á volta do tronco.
Ao mesmo tempo fiquei curioso para saber o que lhe teria provocado a morte precoce, nao sei se já alguem observou algo parecido...
 
  • Gosto
Reactions: StormRic