WeatherDuino Pro2 - Uma estação meteorológica completa, faça você mesmo.



marco_cruz

Cirrus
Registo
29 Nov 2014
Mensagens
16
Local
Figueira da Foz
Só descobri este tópico agora...
Não vi ainda detalhes do projeto, mas parece interessante.
Werk_AG, no futuro terei necessidade de ter várias unidades a monitorizar: nivel de água, temperatura de água, temperatura do solo e hr. Será que poderei utilizar este projeto como base!?
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Em relação a monitorizar temperaturas / humidade relativa, o WeatherDuino Pro2 permite utilizar até 5 sensores extra, para além do sensor principal de monitorização /registo da temperatura do ar.
Basicamento o sistema WeatherDuino Pro2 tem mais ou menos com as mesmas possibilidades de uma Davis Vantage Pro, (que na verdade emula) com algumas vantagens adicionais.
A proxima versão do software WeatherDuino Pro2, irá inclusivamente suportar o registo de dados numa memoria flash, tal como acontece com as Davis quando munidas de um data logger. Serão registados exactamente o mesmo tipo de dados, e com as mesmas possibilidades e capacidade ( o chip de mémória inclusive é o mesmo usado nos logger das Davis).

WeatherDuino Pro2 - Worldwide Stations Map
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e actioman

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
E pronto, depois de oito meses de desenvolvimento e testes, já foi publicada ontem a versão 1.4 do software WeatherDuino Pro2, agora com suporte para um data loger por hardware, igualzinho e com as mesmas capacidades do data logger da Davis. Na verdade, trata-se de uma emulação, que usa até o mesmo chip de memória e tudo.
Funcional em Cumulus1, CumulusMX, WeewX, WeatherDisplay, etc, etc... em principio qualquer um que funcione tambem com uma Davis Vantage Pro.

Mas como não sou de descansar à sombra da bananeira... na forja está já o suporte para os magnificos sensores de direcção e velocidade do vento da Inspeed Instruments, nomeadamente o Vortex 8 e o Vane-2, ambos totalmente electrónicos sem reed switch.

Desta forma o sistema WeatherDuino Pro2 permitira satisfazer até o mais exigente em termos de qualidade do sensores possiveis de serem usados, pois em relação a sensores de temperatura e humidade já suporta quase tudo, desde os reputados Sensirion gama SHT2x, ou SHT1x, aos mais económicos HTU21D, ou ainda os ultra baratos DHT22 (nada recomendado).

Se tudo correr como esperado, dentro de um mês, a MeteoCercal terá já um WeatherDuino Pro2 a operar com sensores de velocidade e direção do vento da Inspeed!
 

hvalentim

Cirrus
Registo
13 Dez 2007
Mensagens
71
Local
Ch. da Caparica
O suporte dos sensores de vento Inspeed são muito boas notícias e faz do sistema a opção mais inteligente e uma solução evolutiva capaz de satisfazer tanto quem pretenda melhorar, reaproveitando no processo as melhores partes do que já tenha investido, seja para quem pretenda construir uma solução que supere as melhores estações de marca.

Parabéns e obrigado pela infinita paciência com que apoia quem mete mãos à obra.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Foi hoje publicada uma nova versão de software para as estações meteorológicas WeatherDuino Pro2 (compativel com Davis Vantage Pro, data logger inclusive).

A partir de agora o sistema WeatherDuino Pro2 é praticamente uma estação meteorológica universal, aceitando uma grande variedade de sensores meteorológicos, desde os mais económicos aos verdadeiramente profissionais.

Eis a lista dos sensores actualmente suportados

Wind Speed sensors

--- Fine Offset Anemometers ---
Standard FO anemometers
FO anemometer modified with 1 hall effect sensor

--- Inspeed Anemometers ---
Inspeed Vortex, digital 8 pulse revolution
Inspeed Vortex, hall efect sensor
Inspeed Vortex, read switch sensor

--- Davis Anemometers ---
Davis 6410 anemometer

--- Novalynx Anemometers ---
Novalynx, model 200-WS-02F

--- Environmental Measurements Limited ---
EML, model WSD1

--- Didcot Instrument Company ---
DIDCOT, model DWR205


Wind Direction Sensors

--- Fine Offset Wind Vane ---
Standard FO wind vane

--- Inspeed Wind Vane ---
Inspeed E-Vane 2

--- Davis Wind Vane ---
Davis 6410 and 7911 wind vane

--- Didcot Instrument Company ---
DIDCOT, model DWD205


Tipping Bucket Rain Gauges

--- Wired Models ---
- Fine Offset (PCE, Watson, etc)
- Davis 7852
- Texas Electronics, model 525
- Virtually, any tipping bucket rain gauge from any brand

--- Wireless Models ---
- Auriol H13726
- Ventus W155
- Hama EWS 1500
- Meteoscan w155 w160
- Alecto WS-3500
- Balance RF-WS100

Outside Temperature / Humidity Sensors

- All SHT2x series from Sensirion
- All SHT1x series from Sensirion
- HTU21D
- DHT21 or DHT22 (low end sensors)

Em breve poderá vir a ser publicado um estudo comparativo, a decorrer no Reino Unido, entre uma WeatherDuino Pro2 e uma Davis, montadas lado a lado. Com sensores de qualidade equivalente, é dificil distinguir os dados de uma dos de outra, sendo que a WeatherDuino Pro2 ganha na resolução da velocidade do vento. A WeatherDuino Pro2 permite uma resolução standard de 0, 44mph (0,72Km/h) podendo ir até 0.22 mph (0,36 Km/h) enquanto a Davis se fica por 1 mph (1.60 Km/h). Caso se preenda a WeatherDuino Pro2 tambem pode funcionar com resolução de 1mph

E assim vai o tempo.
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Algumas ideias para pensar!

De uma instalação na Finlândia:
Um sistema WeatherDuino Pro2, um Raspberry Pi B+ a correr o CumulusMX, e tudo numa só caixinha, a consumir pouco mais de 5Watts que são fornecidos via PoE. E ainda emite dados para quase uma dezena de displays wireless (WD units)

wdpro_fin_rdm.jpg



E só mais uma imagem, que da qual só posso dizer que é uma instalação a sério. E sim, dentro da caixinha a ler os instrumentos e a enviar os dados, está uma unidade WeatherDuino Pro2 TX com um emissor de 10mW.
(Apesar de parecer, o RS não está nas alturas, e está ali porque neste caso se pretende que esteja)

P9012219_rdm.jpg
 
Última edição:

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Faltava uma imagenzinha das "celebres" unidades Wireless Display.
Destas, pode ter quantas quizer, espalhadas pela casa. São extremamente baratas e fáceis de construir. A ultima versão já suporta ecrans sensíveis ao toque.

WD_unit_SG.jpg


A foto acima é de uma instalação feita por zitoune, em Singapura.

WD_soft1.4_02.jpg


WD_soft1.4_03.jpg

 
Última edição:

Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
Obrigado a ambos pelo incentivo..



Algum jeito com a electrónica e um pouco de conhecimento do ambiente Arduino são importantes e tornam muito mais fácil a execução de um projecto como o WeatherDuino Pro2.
A adesão de portugueses a este projecto na verdade é pouca, comparando com a adesão e interesse que têm suscitado a nível internacional. Em parte eu até compreendo o porquê, certamente que o nosso baixo poder de compra e o momento de crise que vivemos não é alheio a esta situação. Não me é fácil determinar um valor exacto para o custo total de um sistema WeatherDuino Pro2, pois ele depende de vários factores que são opção de quem monta (tipo de sensores, sistema de alimentação, etc, etc), no entanto tenho a certeza que ele será mais elevado do que o custo da estação mais barata das vulgarmente designadas por estações de gama média (watsons pce, etc), mas tambem é mais baixo do que o custo de algumas dessas mesmas estações de valor mais elevado, exactamente das mesmas marcas, e modestia à parte, as possibilidades de uma WeatherDuino Pro2 estão noutro patamar. Possibilidade de usar sensores Sensirion SHT1x (as Davis usam SHT11) ou SHT2x, possibilidade de multi-posicionamento de senores usando várias unidades TX, emulação Davis Vantage PRO para ligação como Cumulus (sem probelmas de perca de ligação tipicas das Fine Offset), sistema de comunicação RF robusto, possibilidade de ter displays wireless por toda a casa... até 5 sensores Temp/ Hum extra...
Nas conideraçãoes de custo de uma estação meteorológica à um outro factor muito importante que deveria ser sempre tido em conta, que está para além do seu custo inicial... falo do custo de manutenção em funcionamento a longo prazo, custo das peças de degaste habitual, principalmente anemómetros e sensores de temperatura / humidade. Por exemplo, numa WeatherDuino Pro2, a substituição desse sensor, mesmo que se esteja a utilizar um sensor de grande qualidade como o SHT11, custará menos de 10 euros, quanto custa isso numa qualquer outra estação?

É provável que muito em breve, uma grande publicação online internacional venha a incluir durante vários meses consecutivos um artigo muito descritivo sobre o sistema WeatherDuino Pro2, com estimativas de custo total e parcial (de cada uma das peças) e muita informação adicional sobre as possibilidades do sistema. Acredito que será uma coisa a sério, pois os editores e técnicos da publicação vão inclusivamente testar unidades funcionais. O artigo não está a ser escrito por mim, apenas me foi requerida autorização de publicação e me é dado conhecimento da evolução do conteúdo do artigo em questão, pelo que estou à vontade quanto à isenção do mesmo. Não estou a pagar pela sua publicação, antes pelo contrário, recusei receber qualquer pagamento.

O WeatherDuino Pro2 não é um brinquedinho electrónico, e quem tenha capacidade de mexer no código, pode até fazer coisas impressionantes, como o que foi feito numa instalação na Finlandia.

Por mim vou continuar a partilhar o que vou fazendo, e se disponibilizo as PCB's é apenas porque isso facilita a vida a quem pretende montar o sistema e porque elas garantem uma construção com a qualidade necessária ao bom funcionamento do mesmo.

O WeatherDuino Pro2 está aí, e o futuro a Deus pertençe.



Acho que todo esse sistema se fabricado em certa quantidade talvez 100 unidades em impressão 3d o preço ficaria tão baixo quanto 100-50$

Claro que seria um bom investimento vender isso em Portugal e para o Mundo, e quase certeza de lucro garantido.

E claro que tem que ter o know how dos softwear mais e simples a ideia o bom seria montar um codigo proprio.

E um Hardwear próprio talvez o arduino em si e muito caro...
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: CptRena

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Acho que todo esse sistema se fabricado em certa quantidade talvez 100 unidades em impressão 3d o preço ficaria tão baixo quanto 100-50$

Claro que seria um bom investimento vender isso em Portugal e para o Mundo, e quase certeza de lucro garantido.

Obrigado pela sua opinião. Efectivamente poderia ser interessante produzir o WeatherDuino Pro2 de forma industrial, no entanto é minha intenção continuar a manter o sistema orientado para uma construção DIY. Sei que esta opção pode afastar muitos potenciais utilizadores, mas por outro lado atrai utilizadores com gosto pela electrónica, que geralmente completam a construção com êxito, e em alguns casos, acabam até por trazer constribuições importantes para o desenvolvimento do sistema.

E claro que tem que ter o know how dos softwear mais e simples a ideia o bom seria montar um codigo proprio.

Não sei se terei compreendido bem o que pretende dizer com, "bom seria montar um codigo proprio", mas creio que se refere à emulação Davis Vantage Pro. O sistema corre um codigo próprio que é publico (open source), a opção pela emulação Davis Vantage Pro tem apenas a intenção de permitir que o hardware possa ser usado com qualquer dos "softwares" mais usados, tal como o Cumulus1, CumulusMX, WeewX, e outros.

E um Hardwear próprio talvez o arduino em si e muito caro...

O sistema utiliza o Arduino Nano, cujos clones, na china custam menos de US5$. Não me parece caro.

Dependendo de muitas variáveis, talvez um dia o sistema WeatherDuino Pro, possa vir a ser disponibilizado como um kit, mas nada aponta para que isso aconteça num futuro próximo.
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,975
Local
Alcobaca (160 m)
Boa tarde,

Sorry para o meu mau português.
O meu português e inglês é demasiado fracos para bem compreender. :huh:

É projeto 100% português? Artesanal ou comercial?
Se um membro deste projeto falar franceses… lançar-me-ei bem.
Duplas medidas com o meu Davis seria simpáticas… ;)

Obrigado, bom fim de semana
 
  • Gosto
Reactions: actioman

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Olá Toby

Desculpa a demora na resposta. Por vezes estou uns dias sem visitar este forum, de modo que só agora vi esta mensagem que acho terei já respondido no forum do WeatherDuino..
Não serias o primeiro a utilizar uma WeatherDuino Pro2 ao lado de uma Davis, existem alguém no Reino Unido a faze-lo, e a comparar dados desde à meses! Pelo que sei não está arrependido. :)
Aqui em Portugal existem tambem algumas estações com páginas web e a funcionar desde hà algum tempo, Duas à mais de um ano.

Obrigado
 
  • Gosto
Reactions: actioman

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,975
Local
Alcobaca (160 m)
Olá Toby

Desculpa a demora na resposta. Por vezes estou uns dias sem visitar este forum, de modo que só agora vi esta mensagem que acho terei já respondido no forum do WeatherDuino..
Não serias o primeiro a utilizar uma WeatherDuino Pro2 ao lado de uma Davis, existem alguém no Reino Unido a faze-lo, e a comparar dados desde à meses! Pelo que sei não está arrependido. :)
Aqui em Portugal existem tambem algumas estações com páginas web e a funcionar desde hà algum tempo, Duas à mais de um ano.

Obrigado

Ola,

A discussão sobre o vosso fórum avança bem.
Como diz-se na Bélgica: o projeto amadurece.
Convido o que aquilo interessa de visitar o fórum: http://www.meteocercal.info/forum/index.php

Quando lanço o meu projeto, penso fazer aqui e sobre infoclimat uma reportagem não - - à não (não sei como diz-se em português).

É necessário apoiar as pessoas que empreendem! :palmas:
Uma extensão para astrofoto trota na cabeça :rolleyes:
 
  • Gosto
Reactions: actioman

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Está já disponível o novo pacote de software v2.0 para o sistema WeatherDuino Pro2.

De entre as novas funcionalidades, destaque para:

- O antigo sistema AuriolDuino foi integrado no projecto WeatherDuino Pro2. Significa isto que, com o novo software as unidades RX utilizadas pelo sistema WeatherDuino Pro2 podem agora ser utilizadas para receber dados das estações meteorológicas Auriol H13726 e compativeis.*
permitindo aos seus utilizadores um modo fácil de registar e ter os dados das suas estações num PC.
- Adicionado suporte para sensors de temperatura e humidade do solo e humidade de folhas**
- Output para commando de relé, com base em função programável pelo utilizador. Controlo de sistemas de rega, ar condicionado, etc, etc.

Conjuntamente com o lançamento do software v2.0, foi tambem apresentado um novo receptor para o sistema WeatherDuino Pro2, disponibilizado completamente montado e testado. Esta solução é certamente muito interessante para os ainda muitos utilizadores de estações Auriol, quer em Portugal quer em outros países onde ainda se encontram à venda.



* Auriol H13726, Ventus W155, Hama EWS 1500 / Meteoscan w155 w160 / Alecto WS-3500 / Balance RF-WS100

** Supported Soil Moisture sensor:
Vegetronix VH400
** Supported Leaf Wetness sensor: Decagon Leaf Wetness Sensor.
** Supported Soil / Leaf temperature sensors - Up to four Dallas 1-wire temperature sensors.
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Disponivel já a partir de Dezembro de 2016 a nova unidade base e receptor para o sistema WeatherDuino Pro2.

WeatherDuino Pro2 PLUS RX v1.30

WeatherDuinoPro2Plus_RX_v130_RevB_web.jpg

De entre muitas novidades, tais como a utilização de um ecran TFT, destaca-se a possibilidade de a unidade poder fazer upload dos dados para o Wunderground, sem necessidade de estar ligada a qualquer computador, usando apenas a rede Wifi de casa.
Acerto da hora de Verão e Inverno automática para qualquer parte do mundo, e o relógio local sincronizado a cada hora com servidores NTP, selecionáveis pelo utilizador.
E claro, mantem-se a retro-compatibilidade com todas as unidades TX e WD existentes, assim como a emulação Davis Vantage Pro e data logger.