Fenómenos ópticos atmosféricos

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
No local que estava, Barosa, as fotos tinham de ser contra o sol.
As fotos foram tiradas com telemóvel sem nenhum ajuste. Foi ligar e tirar antes que desapareça
Cada conjunto de fotos do mesmo minuto foi tirada quase em consecutivo, pois não queria perder nada e como não via nada pois não tinha os óculos de sol, era melhor tirar varias.
Comecei por tirar as fotos aos riscos,a cortar da foto o sol verdadeiro para tentar ver alguma coisa.
Tirei as primeiras 4 fotos e só depois vi o sol numero 2

Espectacular registo! :palmas:

Parece que andaram a brincar às batalhas aéreas a grande altitude, isto é algo muito invulgar.

Um sun dog deveras brilhante (o que chamas de sol #2?). Não vejo o #3, referes-te ao pequeno reflexo interno da objectiva? Repara como está sempre diametralmente oposto ao sol em relação ao centro da imagem.
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Hoje, por volta das 15h:
9Rj0yNP.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
No local que estava, Barosa, as fotos tinham de ser contra o sol.

As fotos são de hoje?
Às 12:15 era esta a imagem de satélite na banda visível. Nota-se alguma nebulosidade alta na região oeste mas o detalhe não é suficiente para se distinguir o traçado dos rastos:
5MDmqjd.jpg


Edição:

Na imagem do Aqua às 13:05, a mais próxima daquele momento, os rastos já se tinham deslocado, expandido e talvez dissipado, não se consegue ver formas circulares:

N1WaLog.jpg
 
Última edição:

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Sun dogs de ontem (20/11/2015):
mvzfZbM.jpg

jZQuhJ1.jpg

AAZfGUx.jpg

bpDJC5o.jpg

zWi9z5Q.jpg

PPaNKCV.jpg

NVopMHr.jpg

CSvPdv1.jpg
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Halo lunar 26/12/2015:
K0yxH1U.jpg

u7KwiBX.jpg
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Excelentes registos pessoal! :palmas:

Peço desculpa pelo off-topic: Um reparo/pedido ao colega Mr. Neves, as fotos que aqui costumas colocar (sempre de grande qualidade!) são gigantes e com mais de 3 MB!! Tens de as redimensionar, senão em ligações lentas ou com tráfego limitado é péssimo! Eu por vezes quando estou em locais com net a passo de caracol, chego a levar 5 minutos para carregar páginas onde tenhas fotos publicadas!!
Acho que em tempos houve por cá um post ou tópico com a explicação de como fazer para as redimensionar-mos, mas não o encontro...
Deixo aqui um link do youtube com uma possível solução sem instalar nada.
Outra, que é a que tenho, é instalar o Image Resizer.

Espero que não leves a mal e que as minhas dicas possam ser úteis.
Abraço e desde já o meu obrigado.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Excelentes registos pessoal! :palmas:

Peço desculpa pelo off-topic: Um reparo/pedido ao colega Mr. Neves, as fotos que aqui costumas colocar (sempre de grande qualidade!) são gigantes e com mais de 3 MB!! Tens de as redimensionar, senão em ligações lentas ou com tráfego limitado é péssimo! Eu por vezes quando estou em locais com net a passo de caracol, chego a levar 5 minutos para carregar páginas onde tenhas fotos publicadas!!
Acho que em tempos houve por cá um post ou tópico com a explicação de como fazer para as redimensionar-mos, mas não o encontro...
Deixo aqui um link do youtube com uma possível solução sem instalar nada.
Outra, que é a que tenho, é instalar o Image Resizer.

Espero que não leves a mal e que as minhas dicas possam ser úteis.
Abraço e desde já o meu obrigado.

Olá actioman. Não te preocupes, não levo a mal:). Devo de facto um pedido de desculpas:hehe: . Ultimamente tenho publicado fotos com 4000x3000:o ao selecionar a opção de ''alta qualidade'' no Imgur, na tentativa de as fotos ficarem com mais qualidade e não sofrerem tanta compressão, mas por outro lado reconheço que para alguns as fotos podem perder o interesse já que nem as conseguem carregar. Para quem tem máquinas como a minha que que não possuem formato Raw ou TIFF as imagens de cores delicadas ficam com artefactos de compressão. Mas isto já é um problema meu e não da comunidade:(.

Quanto ao redimensionamento no próprio Imgur dá para fazer, vou passar a usar no máximo dimensões de 1600x1200 tal como o StormRic me chegou a aconselhar em Setembro do ano passado, espero que assim já seja mais simples abrir as fotos.

E já agora votos de um ótimo 2016!!
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: actioman e StormRic