Resumo do Mês - Novembro 2015



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Precipitação acumulada em Novembro nas estações do IPMA e COTR.

Valores preliminares ainda não verificados e filtrados das falhas das estações; faltam ainda os apuramentos das estações da DRAPALG que só são publicados mensalmente.

O traçado das isoietas, análise e classificação do mês será depois apresentada no tópico da Monitorização do Clima de Portugal.

O destaque pode já ser dado para o evento extremo de chuva do início do mês no Algarve, especialmente barlavento, e sudoeste alentejano, e também para os valores escassos, inferiores a 20mm, na maior parte do restante Alentejo e no Ribatejo.

3NWzdgL.gif
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,172
Local
Setúbal
Dos piores Novembros que me lembre! Não tive mais que 25,6mm, temperatura média do mês foi de 16,0ºC... máxima mais elevada de 27,3ºC dia 7 uma das máximas mais elevadas que a registos em Novembro. Mês para esquecer ou não...
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e StormRic

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Pior mês de novembro de que tenho memória... Muito quente e a pouca chuva acumulada foi logo na primeira semana do mês.
- Precipitação total foi cerca de 21mm
-Temperatura mais alta foi de 25,4°C
- Temperatura mais baixa foi de -1,1°C
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,111
Local
Belas
Ficam aqui os dados do meu local de seguimento.
Passei inteiramente a acompanhar a estação do Cacém, as de Queluz e Amadora desapareceram.

ghDqCpl.png


jJn3t1w.png


otis7Ff.png


A temperatura máxima exaltou-se bem nos dias antes de S.Martinho, com uma máxima absoluta de 25,9ºC, até a ultrapassar o máximo absoluto de Lisboa (Geofísico) dos últimos 45 anos (71-10). Não levo o valor a sério porque pode ser por excesso e/ou a estação estar num clima urbano.
Por outro lado a mínima de 5,9ºC está bem longe da mínima absoluta. As linhas de tendência a ditar bem a chegada do Inverno, com uma descida geral de 5ºC em Novembro.

Em relação à precipitação, como podem ver situação bem diferente da de Outubro, apesar dos primeiros dias chuvosos, o anticiclone juntou-se à festa e houve uma queda abrupta na linha de tendência que a partir do dia 23 toma valores negativos, o que torna a situação por si só já preocupante.

O vento está sempre presente em Lisboa, a primeira quinzena foi bem soft, e só a partir de dia 20 é que se registam rajadas acima dos 50 km/h.

Para mais informações sobre o acumulado total, temperaturas média, vento médio, etc. vai aqui o link
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Resumo dos acumulados nas estações do Wunderground no Litoral Norte

:thumbsup: belo trabalho!
Paranhos não me parece uma estação fiável, aqueles 101 mm não têm cabimento no contexto geral da área, é preciso irmos para as zonas elevadas de Paços de Perreira/Penafiel para se chegar aos 100 mm.
Os totais mensais de Gafanha da Nazaré e Águeda também, obviamente, se desenquadram pelas falhas diárias.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
:thumbsup: belo trabalho!
Paranhos não me parece uma estação fiável, aqueles 101 mm não têm cabimento no contexto geral da área, é preciso irmos para as zonas elevadas de Paços de Perreira/Penafiel para se chegar aos 100 mm.
Os totais mensais de Gafanha da Nazaré e Águeda também, obviamente, se desenquadram pelas falhas diárias.

A Estação do ISEP ( Paranhos ) é das mais fiáveis do Porto, eu por exemplo acumulei em Novembro 95,3 mm e estou a uns 2.5/3 Km do ISEP.

Uma que não é fiável na minha opinião, não pela estação em si, mas pela falha constante de dados, é a da SMPC no Quartel dos Bombeiros na Rua da Constituição.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A Estação do ISEP ( Paranhos ) é das mais fiáveis do Porto, eu por exemplo acumulei em Novembro 95,3 mm e estou a uns 2.5/3 Km do ISEP.

Aí está uma informação interessante. Há portanto uma "ilha" de maior precipitação nessa zona bastante localizada no Porto? Essencialmente parece-me ser o dia 4 o responsável pela individualização daquele total de Paranhos em relação às outras estações em redor.