Tornados em Portugal



Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,694
Local
Loures
1924334_1603784813177947_7899403789226273368_n.png


Map of tornadoes in Europe from the ESWD (European Severe Weather Database), analysed in this new paper: A Climatology of Tornadoes in Europe: Results from the European Severe Weather Database - http://journals.ametsoc.org/doi/abs/10.1175/MWR-D-14-00107.1

Yellow dots = F0-1, red dots = F2-3, black dots = F4-5.

https://www.facebook.com/severeweat...757209114043/1603784813177947/?type=1&theater
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Boas Tardes:D

Não houve nenhum tornado nas zonas montanhosas portanto Portugal pode ter uma zona específica, neste caso uma Tornado Alley em Portugal. Aquele mapa que tracei as zonas do corredor dos tornados em Portugal/ corredor das tempestades está de acordo com este mapa.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,694
Local
Loures
Boas Tardes:D

Não houve nenhum tornado nas zonas montanhosas portanto Portugal pode ter uma zona específica, neste caso uma Tornado Alley em Portugal. Aquele mapa que tracei as zonas do corredor dos tornados em Portugal/ corredor das tempestades está de acordo com este mapa.

Tornados ocorridos ≠ tornados reportados.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
No es en Portugal, pero sí en la Península Ibérica y creo que por su magnitud puede resultaros interesante. Hoy se cumplen 17 años del tornado EF4 en la escala Fujita mejorada (antiguo F3 Fujita-Pearson) que arrasó 4 km de pinar maduro de Pinus sylvestris entre las localidades de Navaleno y San Leonardo de Yagüe (provincia de Soria), destruyendo decenas de miles de pinos de gran tamaño con vientos de 300 km/h. Por suerte no llegó a alcanzar ninguna localidad habitada, puesto que los resultados hubieran sido catastróficos:

san_le10.jpg


Cj3N0qOWkAASj_J.jpg:large


Cj3Obn_WsAAd2L5.jpg:large


Cj3PE1uW0AApIG4.jpg


Cj3PNzLWgAETJSr.jpg


tardesdetormenta2.jpg



273117-tornado-de-san-leonardo.jpg


Fuente y más información:
https://twitter.com/meteoduruelo
http://www.tiempo.com/ram/217/lo-mejor-del-foro-1699-tornado-f3-en-pinares-soria/
http://www.desdesoria.es/tardesdetormenta/hola-mundo/


Estado actual de la zona

tardesdetormenta1.jpg


Un saludo
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,617
Local
Portalegre
Não sei se alguma vez foi falado no fórum sobre um suposto tornado que ocorreu no dia 7 de dezembro de 2010 aqui na zona mas com mais incidência na serra.
Achei que este seria o tópico correto para colocar isto...

@joralentejano foi relatada pelo nosso amigo @actioman neste post nessa altura.

Off-Topic: Já reparei que leste os posts nas críticas ao IPMA. Estive a confirmar os meus mails e o Instituto de Meteorologia naquele então enviaram para os técnicos que até hoje estão a estudar o assunto... Até adicionei a notícia do blog que mencionaste, mas mesmo assim ficou tudo em "águas de bacalhau"...

Vou tentar fazer um pouco de memória desse dia: recordo-me de um dia estranhamente ameno para a altura do ano porque, apesar da instabilidade, havia uma sensação elevada de humidade no ar naquela tarde. Sei que sai do serviço e fui para o ginásio no Estádio em Arronches, quando o tempo ficou muito encapotado e começou a chover. Apesar do fenómeno ter passado a poucos kms desse local, a única coisa que observei foi muita chuva e algum vento, para além de um céu negro como o carvão.
Aproximadamente foi esta a trajectória no concelho de Arronches:
tPQiKpr.jpg


Sei que houve relatos, segundo os Bombeiros Voluntários de Arronches, que o fenómeno atingiu inicialmente o concelho de Monforte, atravessou o concelho de Arronches e atingiu a vizinha Espanha junto ao lugar de La Tojera.
Desde os choupos que vêem nesta imagem, dos quais continuam alguns de pé e outros foram arrancados de raiz (a imagem do Google Maps é anterior ao evento), a dezenas de sobreiros e azinheiras nas diferentes herdades, alguns telhados e anexos revirados do avesso, até à falha entre estes eucaliptos já em Espanha, foram os rastos deixados por esse fenómeno. Felizmente não houve perdas humanas por alguma sorte, pois uns minutos depois da sua passagem, um autocarro escolar circulava numa das vias afectadas pelo tornado.
Sendo um mero curioso, creio ter sido um tornado T1. Apesar do rasto de destruição se prolongar por muitos kms, a faixa ou diâmetro do tornado foi de 20/30 m no máximo. Acredito que muitas árvores foram derrubadas graças à saturação dos solos, mas mesmo assim era algo que impressionava.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
@joralentejano foi relatada pelo nosso amigo @actioman neste post nessa altura.

Off-Topic: Já reparei que leste os posts nas críticas ao IPMA. Estive a confirmar os meus mails e o Instituto de Meteorologia naquele então enviaram para os técnicos que até hoje estão a estudar o assunto... Até adicionei a notícia do blog que mencionaste, mas mesmo assim ficou tudo em "águas de bacalhau"...

Vou tentar fazer um pouco de memória desse dia: recordo-me de um dia estranhamente ameno para a altura do ano porque, apesar da instabilidade, havia uma sensação elevada de humidade no ar naquela tarde. Sei que sai do serviço e fui para o ginásio no Estádio em Arronches, quando o tempo ficou muito encapotado e começou a chover. Apesar do fenómeno ter passado a poucos kms desse local, a única coisa que observei foi muita chuva e algum vento, para além de um céu negro como o carvão.
Aproximadamente foi esta a trajectória no concelho de Arronches:
tPQiKpr.jpg


Sei que houve relatos, segundo os Bombeiros Voluntários de Arronches, que o fenómeno atingiu inicialmente o concelho de Monforte, atravessou o concelho de Arronches e atingiu a vizinha Espanha junto ao lugar de La Tojera.
Desde os choupos que vêem nesta imagem, dos quais continuam alguns de pé e outros foram arrancados de raiz (a imagem do Google Maps é anterior ao evento), a dezenas de sobreiros e azinheiras nas diferentes herdades, alguns telhados e anexos revirados do avesso, até à falha entre estes eucaliptos já em Espanha, foram os rastos deixados por esse fenómeno. Felizmente não houve perdas humanas por alguma sorte, pois uns minutos depois da sua passagem, um autocarro escolar circulava numa das vias afectadas pelo tornado.
Sendo um mero curioso, creio ter sido um tornado T1. Apesar do rasto de destruição se prolongar por muitos kms, a faixa ou diâmetro do tornado foi de 20/30 m no máximo. Acredito que muitas árvores foram derrubadas graças à saturação dos solos, mas mesmo assim era algo que impressionava.
Nao me lembrei deste tópico, se acharem melhor movam para aqui o post...
O tornado deverá ter seguido exatamente essa rota que tu colocaste a tracejado, foi mesmo na reta das algareiras que os meus pais apanharam aquilo que eu escrevi, infelizmente no post do @actioman já não é possível visualizar a imagem de radar do momento em que passou.
Mesmo com os solos saturados é muito difícil arrancar árvores daquele tamanho e algumas já com centenas de anos pela raiz. Foi sorte pois foi mesmo na hora em que circulam autocarros até mesmo para Arronches.
 
  • Gosto
Reactions: Dias Miguel

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Tornados de Alcântara (Lisboa) e de Santo Estevão (Benavente), 8 de novembro de 2022
Uma superfície frontal fria associada a uma depressão centrada a noroeste das ilhas Britânicas aproximava-se do território do continente durante a madrugada do dia 8 de novembro, em progressão de Oeste para Este. O território, ainda em setor quente, encontrava-se sob a influência de uma massa de ar tropical marítimo caraterizada por conteúdo moderado em água precipitável e instabilidade igualmente moderada. Nesta massa de ar organizavam-se diversas linhas de instabilidade, uma das quais viria a afetar a região compreendendo o sul da Estremadura e o Vale do Tejo, entre o final da manhã e o meio da tarde. A distribuição do wind shear (variação do rumo e/ou intensidade do vento) na vertical, na camada situada entre a superfície e os 6 km de altura suportava um ambiente neutro a marginalmente favorável à formação de convecção organizada. Ou seja, à formação de nuvens com desenvolvimento vertical de ciclo de vida mais longo do que o habitual e circulações específicas, suscetíveis de produzirem condições de tempo adverso. O valor do wind shear na camada entre a superfície e 1 km de altura era relativamente favorável a processos de intensificação da rotação em níveis próximos da superfície.

Nesta linha de instabilidade formaram-se diversas estruturas de natureza supercelular. A assinatura de uma destas supercélulas, cujo mesociclone produziu um padrão de dipolo no campo da velocidade Doppler em relação à tempestade (em baixa elevação), revelador de rotação, pode ser continuamente seguida nas observações do radar de Coruche, por um período prolongado (Figura). A circulação mesociclónica em níveis baixos não corresponde à rotação de um tornado, a menos que se intensifique suficientemente. Este incremento na magnitude da rotação do mesociclone verificou-se em dois momentos distintos durante o referido período. A cada uma destas intensificações correspondeu a materialização de um tornado. O primeiro dos tornados ocorreu no período aproximado 13:55-13:57 UTC na zona ocidental da cidade de Lisboa (freguesias de Ajuda e Alcântara, concelho e distrito de Lisboa) doravante designado por tornado de Alcântara. O segundo tornado ocorreu no período aproximado 14:52-14:58 UTC numa área da freguesia de SantoEstevão (concelho de Benavente, distrito de Santarém), designado por tornado de Santo Estevão.

[...]


YHt4jZW.gif


IPMA