Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
boa tarde!

Pelo que vejo no NOAA, há previsão de chuva a partir do dia 6 e nas próximas semanas! Sei que é a longo prazo mas alguém aqui confirma isto, ou é apenas futurologia de modelos?
 
  • Gosto
Reactions: Nando Costa


miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
boa tarde!

Pelo que vejo no NOAA, há previsão de chuva a partir do dia 6 e nas próximas semanas! Sei que é a longo prazo mas alguém aqui confirma isto, ou é apenas futurologia de modelos?

É uma forte possibilidade entre dia 4 e dia 6 termos muitas trovoadas :thumbsup::viva: depois do dia 6 promete mas logo se verá..
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,620
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
boa tarde!

Pelo que vejo no NOAA, há previsão de chuva a partir do dia 6 e nas próximas semanas! Sei que é a longo prazo mas alguém aqui confirma isto, ou é apenas futurologia de modelos?
Para a semana é provável que venham aguaceiros/ trovoadas, visto que uma depressão vinda de sul/ sudoeste deverá passar pelo território em especial na região sul, é o que está modelado neste momento. Mas isto é apenas uma tendência provável.
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Para a semana é provável que venham aguaceiros/ trovoadas, visto que uma depressão vinda de sul/ sudoeste deverá passar pelo território em especial na região sul, é o que está modelado neste momento. Mas isto é apenas uma tendência provável.

O melhor poderá estar lá para a frente :rolleyes:
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Sim de acordo com os modelos teremos uns 4/5dias quentes com algum calor interessante para que de dia 7 em diante tenhamos o regresso da chuva e do tempo fresco. Esperamos que sim, porque queremos um Maio a moda antiga, ou seja com um pouco de tudo.


Tudo se conjuga nesse sentido. Esperemos que os modelos não voltem atrás, mas estou convencido que não, a atmosfera continua muito dinâmica no Atlântico.
Falando da minha opinião pessoal, este tempo quente e seco, está óptimo ou seja, com conta peso e medida.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,922
Local
Cabanas - Palmela (75m)
De saída em saída, as run's do GFS têm tirado precipitação :suicidio:, mas agora (run das 12H) dão a "fantástica" :lmao: quantidade de 3,3mm de quarta para quinta no meteograma para Ponte de Sôr :( . Quero trovoadas! :pray: :trovao:
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,620
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
De saída em saída, as run's do GFS têm tirado precipitação :suicidio:, mas agora (run das 12H) dão a "fantástica" :lmao: quantidade de 3,3mm de quarta para quinta no meteograma para Ponte de Sôr :( . Quero trovoadas! :pray: :trovao:
Isso não quer dizer nada em eventos convetivos os modelos podem prever 3mm e pode chover 20mm por exemplo. Mas vai-me parecendo quase certa essa instabilidade.
Mas nisso concordo, temos até tido bons eventos de chuva este ano mas trovoadas até agora poucas.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,453
Local
Olhão (24 m)
Eu quero é calor sem chuvinha, tira uma pessoa férias nessa semana para chover. :suicidio: :lmao:
 

Nando Costa

Cumulus
Registo
9 Jan 2016
Mensagens
213
Local
Alfena (São Vicente) - Valongo
Boas. Neste momento e de acordo com os modelos, a tendência é esta para os próximos 15 dias. Tempo seco e quente, a cheirar a verão, até quinta-feira dia 5. Daí em diante, os modelos vão insistindo no regresso da instabilidade e de descida das temperaturas, para valores dentro ou ligeiramente abaixo da média e para todo o território. É um cenário que, apesar da distância temporal é cada vez mais provável e creio que se vai confirmar. O anticiclone andará cá e lá, o que permitirá a aproximação de depressões. E como disseram aqui, o Atlântico está muito ativo ainda e isso é bom sinal e regra geral é chuva pela certa. Gostaria de saber como estamos a nível de teleconexoes e de temperaturas do mar. Seria interessante verificar esses dados, são fatores que influenciam a existência ou não de instabilidade. Estou a gostar do que vejo nos modelos, espero mesmo que se concretize e a ser este Maio será bastante diferente do maio do ano passado e ainda bem. O normal em Maio é isto. Esperamos que um maio algo antagônico e instável, seja o pontapé de saída para um verão em grande algo quente e turbulento. :thumbsup:
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
A circulação zonal continua desaparecida. O Verão está à porta querendo isto dizer que a probabilidade de a mesma surgir é baixa (o seu surgimento significaria um verão anómalo). Contudo, estou particularmente interessado na posição do anticiclone neste verão. Nos próximos dias o GFS mete o anticiclone tendencialmente a oeste dos Açores significando isto temperaturas tendencialmente frescas.

O início da temporada de furacões pode estacionar o anticiclone na sua posição normal. Por outro lado, o regime atual pode continuar (circulação meridional com um anticiclone mais ou menos móvel na direção oeste-este). Isto significaria um verão instável nos Açores. Não só ajudaria os furacões a chegarem ao arquipélago mais cedo como permitiria a passagem de rios atmosféricos/plumas tropicais tendencialmente mais intensos do que no inverno.

As festas do Senhor Santo Cristo começaram oficialmente ontem em S. Miguel. Há 4 anos, a mesma festa (dias mais tarde) foi marcada por tempo severo incluindo trovoada muito intensa:



O tópico apropriado já tem poucas imagens disponíveis. Na altura a responsável foi uma depressão a sul:

http://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-acores-e-madeira-maio-2012.6485/page-9#post-328474
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Nesta altura do campeonato, reservo já as faixas, e arrisco, virá ai instabilidade após quarta/quinta feira, e porque o que vejo dos modelos será um evento bem interessante.
O curioso como tem sido apanágio dos últimos meses, é que este evento quente irá ser menor temporalmente e menos intenso com menos calor do que se perspectiva á uns dois,três dias, é interessante que á medida que nos aproximamos a tendência tem sido a retirada do calor e não o contrário.
Estou a gostar do que vejo, como gostei da parte final deste Inverno e da Primavera e estou a gostar da tendência que se tem visto nos modelos.
A :rain: virá ai, e como diz o Forrest Gump: Again! :huhlmao:
 

Nando Costa

Cumulus
Registo
9 Jan 2016
Mensagens
213
Local
Alfena (São Vicente) - Valongo
Nesta altura do campeonato, reservo já as faixas, e arrisco, virá ai instabilidade após quarta/quinta feira, e porque o que vejo dos modelos será um evento bem interessante.
O curioso como tem sido apanágio dos últimos meses, é que este evento quente irá ser menor temporalmente e menos intenso com menos calor do que se perspectiva á uns dois,três dias, é interessante que á medida que nos aproximamos a tendência tem sido a retirada do calor e não o contrário.
Estou a gostar do que vejo, como gostei da parte final deste Inverno e da Primavera e estou a gostar da tendência que se tem visto nos modelos.
A :rain: virá ai, e como diz o Forrest Gump: Again! :huhlmao:
É verdade. Quinta feira as temperaturas já descem e deve chover. Por isso, a instabilidade é quase certa que virá e quase aposto que poderá ficar por cá até meados do mês com dias um tanto frescos. Seria muito bom de facto. E tudo porque o anticiclone irá posicionar-se a oeste dos Açores, por outro lado teremos um anticiclone na europa central o que permitirá que as depressões se aproximem da península ibérica. Gosto deste padrão. Parece que os Maios que conheci na minha infancia/adolescentes estão de volta. Esperemos que os modelos continuem a insistir nesta tendência a médio prazo e que acentuam de preferência.
 
  • Gosto
Reactions: Topê e Thomar

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
Trovoada ainda aceito agora chuva estou farto! Espero que a tendencia seja para tudo se dissipar!

Se os modelos mantiverem mais ou menos este cenário poderemos ter trovoadas, e daquelas primaveris, com temperaturas mais altas. As que dão mais gosto portanto. Ainda não se sabe ao certo que zonas serão mais afectadas, para o interior a festa para já parece garantida, como é costume nestas cutt-off's.

Mas lá está, para termos algo decente neste nosso cantinho os ingredientes têm de estar lá todos, tem de haver quase um alinhamento dos astros. Estou à espera de um bom evento convectivo quase há cinco anos. Daqueles que as células rebentam e atravessam o continente de sul para norte, com temperaturas elevadas. A última vez que vi isso cá no litoral foi no 21 de Agosto de 2011. Esses eventos apareciam quase todos anos de maio a setembro, antigamente. Agora parece que são cada vez mais raros.

Vamos ver o que nos reserva esta semana.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.