Saídas de modelos incomuns ou de sonho

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Passados 4 meses, chegam as primeiras cartas a "arder" do ano

RPnk8ME.png
 


Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Deixo aqui os últimos devaneios do GFS na saída das 18z :lol::lmao:. Supercélulas generalizadas no interior norte e centro?
ZCENQzD.png

CAPE de 1791J/Kg com -5.9 de LI a 237h aqui para Tondela:lmao::malandro::trovao:
jzuTMSo.png
 
Última edição:

qwerl

Nimbostratus
Registo
6 Abr 2015
Mensagens
896
Local
Canelas(100m)
Run paralela do gfs 12z (acumulados)

240-777PSP.GIF


Apesar de estarmos em Maio motivos para os meteoloucos escreverem não vão faltar nos próximos dias...
Quem diria, acumulados acima dos 150mm em 10 dias em Maio em alguns locais

A operacional também muito boa (+100mm em 10 dias na generalidade do território continental

240-777SP.GIF


Tendo em conta que a maior parte desta chuva toda é convectiva, animação não vai faltar

96-505SP.GIF


Para a altura do ano em que estamos, isto é mesmo um sonho :rolleyes:
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
Previsão de CAPE para o dia 24 de maio. Run das 00utc. Na run das 06utc já foi praticamente todo.

Pk8uP7S.gif

Sei que é difícil resistir e eu próprio o faço, mas olhar para estas previsões a tanta hora de distância e ainda por cima cut-off's e afins, é masoquismo. Uma pessoa ganha sempre aquela esperança que possa ser até um sinal de que vai haver instabilidade mas na maior parte das vezes muda tudo por completo na run seguinte. Eu já jurei tantas vezes para mim mesmo que não olhava mais para os modelos a mais de 60h de distância nestas alturas do ano, mas lá acabo por ir dar uma olhada e começo a sonhar. Mas nem vale a pena. É deixar as coisas acontecerem e com naturalidade alguma coisa aparecerá. Ainda por cima já todos sabemos como é o nosso país em termos de trovoadas. Na primavera/verão somos o país do bom tempo, enquanto noutros países é um período em que animação não falta.
 

Dav

Cirrus
Registo
25 Abr 2016
Mensagens
52
Local
Marvão
Sei que é difícil resistir e eu próprio o faço, mas olhar para estas previsões a tanta hora de distância e ainda por cima cut-off's e afins, é masoquismo. Uma pessoa ganha sempre aquela esperança que possa ser até um sinal de que vai haver instabilidade mas na maior parte das vezes muda tudo por completo na run seguinte. Eu já jurei tantas vezes para mim mesmo que não olhava mais para os modelos a mais de 60h de distância nestas alturas do ano, mas lá acabo por ir dar uma olhada e começo a sonhar. Mas nem vale a pena. É deixar as coisas acontecerem e com naturalidade alguma coisa aparecerá. Ainda por cima já todos sabemos como é o nosso país em termos de trovoadas. Na primavera/verão somos o país do bom tempo, enquanto noutros países é um período em que animação não falta.
Isso é bem verdade, vivi 3 anos na Suiça e os grandes temporais dão-se é nesta altura com trovoadas. Aqui em Portugal chega a Maio e até Setembro/ Outubro a maioria dos dias é Sol e calor. Do ponto de vista meteorológico tenho saudades de viver lá:rolleyes:
 
  • Gosto
Reactions: Ruipedroo

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Isso é bem verdade, vivi 3 anos na Suiça e os grandes temporais dão-se é nesta altura com trovoadas. Aqui em Portugal chega a Maio e até Setembro/ Outubro a maioria dos dias é Sol e calor. Do ponto de vista meteorológico tenho saudades de viver lá:rolleyes:


Maioria dos dias sol e Calor entre Maio e Setembro, depende das regiões. Não é no Litoral Norte, de certeza. :D
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
Sei que é difícil resistir e eu próprio o faço, mas olhar para estas previsões a tanta hora de distância e ainda por cima cut-off's e afins, é masoquismo. Uma pessoa ganha sempre aquela esperança que possa ser até um sinal de que vai haver instabilidade mas na maior parte das vezes muda tudo por completo na run seguinte. Eu já jurei tantas vezes para mim mesmo que não olhava mais para os modelos a mais de 60h de distância nestas alturas do ano, mas lá acabo por ir dar uma olhada e começo a sonhar. Mas nem vale a pena. É deixar as coisas acontecerem e com naturalidade alguma coisa aparecerá. Ainda por cima já todos sabemos como é o nosso país em termos de trovoadas. Na primavera/verão somos o país do bom tempo, enquanto noutros países é um período em que animação não falta.


Eu sei, mas vejo só mesmo por ver. Depois de me interessar pela meteorologia em 2013 e que começei a seguir os modelos começei a reparar nisso e por isso agora nem ligo a essas previsões. Só coloquei aqui porque é raro aparecer previsões assim com valores bastante elevados de CAPE.
Interessa-me é a previsão para amanhã pois também gosto de fotografar os belos cogumelos que se formam mais para o interior. Só que parece que amanhã caso se formem podem é formar-se demais para o interior e aqui com casas poderá não dar para ver.
 
Última edição:

Dav

Cirrus
Registo
25 Abr 2016
Mensagens
52
Local
Marvão
Maioria dos dias sol e Calor entre Maio e Setembro, depende das regiões. Não é no Litoral Norte, de certeza. :D
Falo no geral, nos 3 anos em que eu vivi na suiça até era nesta altura que chovia mais com as trovoadas, coisa que não acontece em Portugal nem mesmo no litoral Norte.
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
Eu sei, mas vejo só mesmo por ver. Depois de me interessar pela meteorologia em 2013 e que começei a seguir os modelos começei a reparar nisso e por isso agora nem ligo a essas previsões. Só coloquei aqui porque é raro aparecer previsões assim com valores bastante elevados de CAPE.
Interessa-me é a previsão para amanhã pois também gosto de fotografar os belos cogumelos que se formam mais para o interior. Só que parece que amanhã caso se formem podem é formar-se demais para o interior e aqui com casas poderá não dar para ver.
Sim nem estava a querer dizer para parares de pôr essas imagens, é óbvio que sendo um gosto que temos muitas vezes não resistimos, quem sabe mais logo ponho eu uma. Estava mais a falar de mim. Achei curioso essa da meteorologia desde 2013. No meu caso já vibrava com a trovoada ainda mal sabia ler. :D
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Falo no geral, nos 3 anos em que eu vivi na suiça até era nesta altura que chovia mais com as trovoadas, coisa que não acontece em Portugal nem mesmo no litoral Norte.


Sim, isso é verdade. Na Suiça e noutros países da Europa Central com forte continentalidade que Portugal quase não tem, chove tanto ou mais nesta altura que no inverno.
Por cá, chove muito mais no Outono. Inverno e primeira metade da Primavera.