Saídas de modelos incomuns ou de sonho

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
Sim nem estava a querer dizer para parares de pôr essas imagens, é óbvio que sendo um gosto que temos muitas vezes não resistimos, quem sabe mais logo ponho eu uma. Estava mais a falar de mim. Achei curioso essa da meteorologia desde 2013. No meu caso já vibrava com a trovoada ainda mal sabia ler. :D

Sempre gostei da chuva e da trovoada mas foi em 2013 mais precisamente acho eu no dia 30 de março em que vi um relâmpago e mesmo nesse momento a luz da minha casa foi abaixo e pensei eu que tinha sido do relâmpago mas não e até so foi na minha casa. No dia a seguir (o relâmpago foi à noite) fui pesquisar sobre a trovoada, como se formava e também os nomes das nuvens. Um link levava a mais uma página com mais para ler e mais links e a partir daí o meu interesse em meteorologia começou a crescer bastante.
 


Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,604
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Deixo aqui mais um dos devaneios do GFS:lmao::
59RRv94.gif
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,659
Local
Aveiras de Cima
fica aqui o registo do GFS quase a dar 47ºC por exemplo em Alvito, foi a mais alta que encontrei:

35c24jn.png



Outro exemplo é a minha localidade, Coruche, a dar quase 45ºC, isto seria saida pesadelo :hehe:

xm204l.png

Seria o pesadelo mesmo, em todos os aspetos, a começar pelo risco de incêndio... :(
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
É no verão e no inverno. No inverno, o GFS está sempre também a " ensaiar " entradas frias brutais que ( praticamente) nunca aparecem.

Uma explicação que poderá existir é que este modelo lida mal com as especificidades territoriais climáticas do nosso territorio ( que não são poucas). O ECM, penso que lida um pouco melhor. Aliás, o ECM nesta última saída, cortou no calor , pelo menos no Norte e Centro.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,931
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

Esses 49 ºc vão dar para estrelar ovos , grelhar peixe/carne ou fazer um churrasco, basta por uma chapa ao sol e deixar aquecer bem.

Energia gratuita e limpa... :D
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Entradas quentes generalizadas a todo o território ( com as temperaturas no Litoral a aproximar - se dos 40 graus) ou entradas frias generalizadas a todo o território ( com as temperaturas máximas a aproximar - se dos 0 graus no Litoral) geralmente só aparecem em intervalos de 10/15 anos. Por isso, quando os modelos ameaçam com isso, é devaneio mesmo dos modelos.

No entanto, existe sempre a possibilidade de uma entrada quente acentuada no Interior Sul, pois aí já é mais frequente.
Pessoalmente, não descarto essa possibilidade nos próximos tempos.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Esta malta do GFS não brinca... Temperaturas mais altas do que na Argélia e mais de 50º no extremo norte de Marrocos...
É caso para dizer: "Porra se aqui está calor, como é que estará em Beja..." :D:lol::calor:

O pessoal do GFS está sempre a tentar enviar para cá entradas quentes ou frias, conforme a época do ano, brutais.
Mas elas quase nunca aparecem e vão para outras paragens.
Ou, se calhar devem estar enganados com a nossa geografia. É que no verão estão sempre a prever entradas com 45 graus e passam os invernos a prever queda de neve a cota zero e em todo o lado... :lmao::lol::D
 
  • Gosto
Reactions: TekClub e Topê

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
O pessoal do GFS está sempre a tentar enviar para cá entradas quentes ou frias, conforme a época do ano, brutais.
Mas elas quase nunca aparecem e vão para outras paragens.
Ou, se calhar devem estar enganados com a nossa geografia. É que no verão estão sempre a prever entradas com 45 graus e passam os invernos a prever queda de neve a cota zero e em todo o lado... :lmao::lol::D

É um pouco por ai.
Entretanto vemos algumas hipóteses de termos alguma instabilidade a Norte.
Temperaturas dentro da norma sem grandes exageros.
O mês de Junho deve acabar com temperaturas um pouco acima da média mas não muito, nada de anormal depois de varios meses com temperaturas dentro ou abaixo da média. Vamos ver como entre Julho e Agosto, espero que escapemos sempre de vagas de calor e estou convencido que isso possa acontecer.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub e james