Monitorização do Clima de Portugal 2016

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,164
Local
Belas
  • Gosto
Reactions: rokleon e AnDré


guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,164
Local
Belas
Situação às 17h de hoje:

nb5g4Et.png


13 estações acima dos 39,5ºC
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Valdonas,Tomar provavelmente tocou hoje nos 43,0ºC, amanha vemos o valor exacto, estou curioso.
Tem sido um grande massacre. :calor:
 
  • Gosto
Reactions: DaniFR

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Valdonas,Tomar 43,3ºC :hehe: este valor aproxima-se do valor registado no verão de 2013: 44,0ºC
Na volta vai ser esta a máxima deste verão na rede IPMA.
O GFS por vezes exagera, admito, ainda assim não mete a toa aquelas manchas 42ºC no vale do Tejo e na região de Tomar. :calor:
Estes eventos de calor são para bons para desmistificar que o calor ocorre principalmente no Alentejo.
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
39.0ºc de máxima na estação da Serra do Pilar...:nono:

Impressionante... são quase 40 ºc de temperatura às portas do Porto, num local alto e exposto e que não está no meio da Cidade, numa zona baixa, com edifícios a tapar a circulação do ar.....algo não bate certo aqui.

Digam o que disserem, mas para mim este valor está francamente inflacionado..:unsure::huh:
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
39.0ºc de máxima na estação da Serra do Pilar...:nono:

Impressionante... são quase 40 ºc de temperatura às portas do Porto, num local alto e exposto e que não está no meio da Cidade, numa zona baixa, com edifícios a tapar a circulação do ar.....algo não bate certo aqui.

Digam o que disserem, mas para mim este valor está francamente inflacionado..:unsure::huh:

Tem tido valores ligeiramente mais elevados que eu, o que é de estranhar porque as minhas temperaturas assemelhavam-se mais às temperaturas da extinta estação do Bonfim, que era a mais quente.
Mais estranho é continuarmos dependentes de P.Rubras quando claramente as temperaturas da cidade são bem diferentes. Já não me importava que usassem S.Gens como referência, mesmo essa registou 37ºC. A de P.Rubras é a menos qualificada das 3 para representar o Porto na minha opinião, tanto que fica sempre mais distante das outras 2.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,164
Local
Belas
Valdonas,Tomar 43,3ºC :hehe: este valor aproxima-se do valor registado no verão de 2013: 44,0ºC
Na volta vai ser esta a máxima deste verão na rede IPMA.
O GFS por vezes exagera, admito, ainda assim não mete a toa aquelas manchas 42ºC no vale do Tejo e na região de Tomar. :calor:
Estes eventos de calor são para bons para desmistificar que o calor ocorre principalmente no Alentejo.
A estação de Amareleja voou? :D
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Ontem na SIC houve uma reportagem e uma entrevista a Pedro Viterbo do IPMA em que anteciparam que o passado mês foi o Julho mais quente dos registos em Portugal continental (desde 1931 se não me engano)
Ainda não está disponível nenhum comunicado com os detalhes e dados finais do mês.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
E mais seco, não terá sido também?

Não me recordo de um mês de Julho terminar com 0 mm. Já registei uma vez 2 mm, mas zero não me recordo.
Verdade, exactamente 0 mm acumulados este mês por cá, agora não vejo ninguém do povinho a queixar-se, não chover nada durante um mês inteiro isso já é normal, mas quando chove durante 3 dias seguidos é o fim do mundo :lmao:.