Furacão Gaston

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Era bom era um furacão, mas se passar em Portugal só deve passar pelo NW infelizmente.
Um furacão também não era preciso, pois não estamos preparados para isso bastava ser como o ano passado o henri, mas a latitudes mais baixas.
Se for como o ano passado, durante a passagem dos restos do henri a única coisa que tivemos foi chuva fraca aqui pelo sul, se a previsão se mantiver e passar só pelo NW é mais do mesmo :hmm: se for para isso mais vale nem vir :p
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
só pelo NW é mais do mesmo :hmm: se for para isso mais vale nem vir

Então? :D eu acho que mesmo que não atinja o território todo é sempre bom vir ( e que não cause estragos ), nem que seja apenas para o N/NW, pelo menos terá a virtude de regar bem as terras e acabar com incêndios nesta região.

Não podemos ser " assim" pensando que " ou é para nós ou não é para mais ninguém.." :D Compreendo que o sul está mais necessitado de chuva que o Norte/NW, mas ninguém manda nisto do tempo...

Obviamente estou a exagerar/brincar, até porque a previsão é ainda tão distante que nem vale a pena fazer ( para já ) previsões..:thumbsup:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Então? :D eu acho que mesmo que não atinja o território todo é sempre bom vir ( e que não cause estragos ), nem que seja apenas para o N/NW, pelo menos terá a virtude de regar bem as terras e acabar com incêndios nesta região.

Não podemos ser " assim" pensando que " ou é para nós ou não é para mais ninguém.." :D Compreendo que o sul está mais necessitado de chuva que o Norte/NW, mas ninguém manda nisto do tempo...

Obviamente estou a exagerar/brincar, até porque a previsão é ainda tão distante que nem vale a pena fazer ( para já ) previsões..:thumbsup:
Não estou a dizer para não vir por ir apenas para o NW, estou apenas a dizer que podia ser generalizado, porque se for só chuva fraca não dá em nada. há certas zonas do sul que precisam bastante de chuva, aliás todo o território precisa, mas há zonas que tiveram muito pouca chuva ao contrário do norte no inverno passado. Veremos como será lá mais para frente ;)
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,634
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Um furacão também não era preciso, pois não estamos preparados para isso bastava ser como o ano passado o henri, mas a latitudes mais baixas.
Se for como o ano passado, durante a passagem dos restos do henri a única coisa que tivemos foi chuva fraca aqui pelo sul, se a previsão se mantiver e passar só pelo NW é mais do mesmo :hmm: se for para isso mais vale nem vir :p
Estou a dizer isto porque nunca vou ver um furacão aqui:hehe:, no máximo ciclogenese explosiva.
Por um lado até gostava, mas por outro não, iria ter consequências. Mas pronto ninguém manda no tempo;)
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
A comédia continua...

ECM - mantém o percurso da tempestade, e indica que a mesma irá desfazer-se aquando da chegada aos Açores. O adiamento persiste. Agora o período mais crítico seria no dia 4/5 (216/240h).

GEM - Enfatizo novamente a reversão deste modelo. Passou-se de uma tempestade colossal no meio de nenhures para imitar o ECM dos últimos dias (trajeto e dimensão):

pFNsvpw.png


GFS - Este modelo também desistiu da tempestade de grandes dimensões e ao longo do tempo aproximou-se do ECM. A distância não é propriamente muito grande mas seria confortável.

mwO5CoP.png


O GFS e o GEM (mais este) simulam o trajeto do ECM (tem mantido a sua reputação) mas estão num grupo muito distante no que concerne ao período temporal. Como tal, mais alterações bruscas serão inevitáveis e a 'curva' no Atl. Central será certamente determinante.

Alegadamente a Panasonic tem um modelo que é melhor que todos os outros. Dava jeito agora :D se bem que é muito discutível se irão disponibilizar dados ao público (deverá ser ainda pior que o ECM e o UkMet).
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Obviamente têm todos a noção que para o continente mesmo que todas as previsões apontem o trajecto até cá, e até pode acontecer, na sua chegada não estaríamos com 99% certezas (sobra sempre alguma chance) a falar de um furacão, nem tempestade tropical. Apenas de restos, provavelmente sem grande impacto nem grandes acumulados. Obviamente o ambiente até cá chegar é terrivelmente hostil para tempestades de natureza tropical. Se fosse mais tarde na época (outono) ainda considerava mais a chance de chegar como depressão pós tropical vigorosa com uma boa transição, algo meio "híbrido". Nesta altura nem isso, só a latitudes bem mais elevadas.
Claro que sobra sempre o tal 1% e é por isso que a meteorologia é uma caixinha de surpresas tão boa, mas era mesmo para alertar que mais do que as 500 hipóteses de trajectórias modeladas, interessa o estado, geralmente miserável, que uma tempestade desse tipo teria ao chegar a esta zona.

Claro, para os Açores a conversa é outra, e é muito pertinente este acompanhamento, embora ainda totalmente indefinido.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores


O GFS e o ECM indicam mais ou menos a mesma posição mas com intensidades muito diferentes. Estes 2 modelos indicam o dia 3 como o mais importante. O GEM está mais próximo do GFS do que do ECM e antecipa a chegada para o dia 2.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
XIB6u3s.gif


VMPZlpm.gif


Em termos de eventos tropicais, não há grandes precedentes conhecidos no que concerne a uma aproximação aos Açores. Se fosse daqui a 15 dias provavelmente a curva seria mais apertada.

azdIBAL.jpg
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

O GFS 0 z mostra os restos do Furacão Gaston a afectar o N/NW lá para o dia 5 de Setembro..

Daria uma bela rega, mas como falta ainda tanto tempo fica apenas para o registo:

yPFoB9p.png


LpFtO1u.png



BOipRZ2.png
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Apesar da distância ser a mais de 200 horas ( podia ter colocado nas saídas de sonho) mas como se trata de uma depressão extratropical com origem no Ex Furacão Gaston, coloco aqui no tópico dedicado.

Tendência interessante por parte do GFS:

63eFdym.png


AG1rk1p.png
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Bem podia vir para o Algarve, tem a água quente e tudo, se viesse um Vince como en 2005 isso é que era. Como eu gostava de ver, um Furacão cat.1 por aqui, por estas bandas. :pray: Mas, com sorte, que o Algarve tem, ainda passava tudo a sul e a Andaluzia é que levava com tudo, como foi com o Vince. :huhlmao:
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Rj38dHi.gif


Pelo GFS o Gastão até chegar perto das ilhas vai encolher um pouco (porque até engordou bastante nas últimas horas). A gradual dissipação é positiva em termos de ventos (que continuarão a ser muito fortes) mas não é grande consolo em termos de chuva. A ondulação deverá ser severa mas não acho que seja algo totalmente inédito tendo em conta que o G. Ocidental é o mais tempestuoso.

Uxrv5l6.gif


7qnAb9Q.gif


Pelo menos não há anomalias positivas para ajudar a manter a intensidade da tempestade.
 
Última edição: