| | |
08-07-08, 17:30
|
#1 (permalink)
| | Cumulus
Mensagens: 325 Registo: Nov 2006 Local: Faro | Desejos/Previsão para Outono 2008 !! Boa tarde ...
Decidi abrir este tópico porque sou um apaixonado por previsões a longo prazo.
Gostava que os comentadores deste tópico não simplesmente dessem os seus desejos mas que apresentassem de acordo com as bases cientificas, ou seja;
1. Sabedoria popular;
2. Análise dos modelos sazonais;
3. Efeito ElNino / LaNina
4. Efeitos dos ciclos climáticos ( ano de chuva, ano de seca, ect ... )
5. Desejos de cada um ..
Vá, vamos lá contribuir pra um tópico interessante!!
PS: Eu sei que é muito cedo, mas não dizem que o Verão nomeadamente os primeiros dias de Agosto influenciam o resto do Outono/Inverno !!
Então vamos lá analisar todos os modelos e tendencias ... | |
| |
08-08-08, 09:36
|
#2 (permalink)
| | Cumulus
Mensagens: 433 Registo: Aug 2008 Local: lisboa, lagoa de sto andre,arruda dos vinhos | Re: Desejos/Previsão para Outono 2008 !! segundo o ecmwf teremos uma situaçao de el nino com anomalias positivas da sst até 1 grau no pacifico
vamos ter tambem tempo mais quente com preipitaçao dentro da media ou um pouco acima nos açores e madeira onde a mslp sera ligeiramente inferior á media ( vamos esperar pelas tao aguardadas danas ou gotas frias!!)
na minha opiniao os padrões de circulaçao do atlantico norte vao estar um pouco confusos e vamos ser influenciados por variaçoes bruscas entre tempo quente anticiclonico e chuva intensa devido a danas ou frentes frias activas(lembram-se da balduina?) tambem vamos esperar por fenomenos convectivos interessantes
bem pelo menos é o q eu desejo!!! | |
| |
08-08-08, 11:08
|
#3 (permalink)
| | Cumulonimbus
Mensagens: 3,610 Registo: Nov 2006 Local: Queluz (155 m) | Re: Desejos/Previsão para Outono 2008 !! Sinceramente só espero por chuva a "sério" a partir de Novembro tal como o frio.
Irá ser certamente um Outono e Inverno secos, seguindo a tendência dos ultimos anos, se agora andamos com pressões de 1010hpa e 1015hpa no Outono e Inverno vamos andar nos 1025hpa e 1030hpa chuva assim é impossivel, e frio, bem, isso já depende da posição do AA. | |
| |
08-08-08, 12:46
|
#4 (permalink)
| | Nimbostratus
Mensagens: 782 Registo: Jun 2008 Local: ASM (Idanha-a-Nova) / Altitude: 433m | Re: Desejos/Previsão para Outono 2008 !! Por aqui, não varia muito. É quase todos os anos a mesma coisa..., claro que de vez em quando há surpresas.
Chega o Outono e com ele as nuvens. De dia torna-se um ambiente calorento e abafado, durante a noite fica mais frio. Se durante o dia é capaz de rondar os 25 ou 30ºC  , à noite desce para os 10 ou 15ºC  .
Ventos de médio a forte ao entardecer quase sempre de Oeste.
Desejo que este Outono seja ainda mais agitado 
__________________ Sensor colocado a 3,60m de altura, do chão, com uma placa protectora de esferovite (com design aerodinâmico, para ter ainda menor impacto sob o sensor). | |
| |
10-08-08, 19:13
|
#5 (permalink)
| | Nimbostratus
Mensagens: 818 Registo: May 2008 Local: Couço | Re: Desejos/Previsão para Outono 2008 !! | |
| |
10-08-08, 20:30
|
#6 (permalink)
| | Nimbostratus
Mensagens: 612 Registo: Apr 2007 Local: Cartaxo, Portugal | Re: Desejos/Previsão para Outono 2008 !! Gostava que este Outono fosse pelo menos parecido com o de 2006, bem animado  
Mas já estou mesmo a ver que ser a mesma seca dos últimos anos  | |
| |
11-08-08, 10:07
|
#7 (permalink)
| | Cumulus
Mensagens: 433 Registo: Aug 2008 Local: lisboa, lagoa de sto andre,arruda dos vinhos | Re: Desejos/Previsão para Outono 2008 !! Quote:
Post Original de squidward Gostava que este Outono fosse pelo menos parecido com o de 2006, bem animado  
Mas já estou mesmo a ver que ser a mesma seca dos últimos anos  | partilho da tua opiniao | |
| |
11-08-08, 13:37
|
#8 (permalink)
| | Cirrus
Mensagens: 92 Registo: Jun 2008 Local: Avintes - V.N. de Gaia | Re: Desejos/Previsão para Outono 2008 !! Acredito num Verão um pouco prolongado por Outubro, e num final de Outono seco e gélido, com a possibilidade de num dia mais nublado uns flocos caírem por sítios menos normais  | |
| |
11-08-08, 20:58
|
#9 (permalink)
| | Cumulus
Mensagens: 272 Registo: Dec 2006 Local: Oeiras | Re: Desejos/Previsão para Outono 2008 !! Bom isto dos "desejos" é muito subjectivo 
Era muito giro grandes tempestades, e vendavais, e grandes trovoadas vindas do mar, já que aqui pelo litoral as de Verão são raras e as melhores costumam ser até nas frentes ainda com algum calor no início de Outono..
Também era giro frio e muita neve.. mas.. desejos aparte.. voltando à realidade..
Se o padrão mudar agora no fim do Verão como vem ameaçando talvez um início de Outono agradável, quem sabe alguma convecção, e depois antes da chegada do tempo frontal provavelmente a seca de tempo nem quente nem frio e de noites ventosas aqui pela zona de Lisboa.. | |
| |
12-08-08, 18:31
|
#10 (permalink)
| | Cumulus
Mensagens: 262 Registo: Mar 2008 Local: bobadela | Re: Desejos/Previsão para Outono 2008 !! bom, acho que estamos francamente a sair do tema deste tópico
va la malta este topico e para dizer como queremos que o outono seja, não é para dizer se foi normal ou anormal ou se teve muita nortada, acho que para isso deveria ser aberto um tópico chamado " As diferenças dos verões"
eu queria que o meu tivesse muita convecção em Setembro e Outubro, umas boas trovoadas, granizo e chuva, e tb uns diazinhos de ceu limpinho, um pouco de tudo
depois para Dezembro e Novembro dias de muito frio e neve, ate o Fevereiro às vezes é bastante frio
e é isto | |
| |
12-08-08, 20:16
|
#11 (permalink)
| | Cumulus
Mensagens: 433 Registo: Aug 2008 Local: lisboa, lagoa de sto andre,arruda dos vinhos | Re: Desejos/Previsão para Outono 2008 !! Quote:
Post Original de mauro miranda bom, acho que estamos francamente a sair do tema deste tópico
va la malta este topico e para dizer como queremos que o outono seja, não é para dizer se foi normal ou anormal ou se teve muita nortada, acho que para isso deveria ser aberto um tópico chamado " As diferenças dos verões"
eu queria que o meu tivesse muita convecção em Setembro e Outubro, umas boas trovoadas, granizo e chuva, e tb uns diazinhos de ceu limpinho, um pouco de tudo
depois para Dezembro e Novembro dias de muito frio e neve, ate o Fevereiro às vezes é bastante frio
e é isto | frio e neve nao sei , mas no resto alinho e ate acho provavel | |
| |
12-08-08, 20:52
|
#12 (permalink)
| | Cumulonimbus
Mensagens: 3,334 Registo: Feb 2006 Local: Setúbal | Re: Desejos/Previsão para Outono 2008 !! Eu desejo muitas trovoadas muita chuva e para o fim temporais com depressões muito cavadas como podem ver desejo tudo em grande para no final levar com pó mas pronto 
__________________ Temperaturas:
T.Máx+alta: 37,8ºC(17 de Julho)
T.Max.+baixa: 13,3ºC(12 de Janeiro)
T.Min.+alta: 21,3ºC(11 de Agosto)
T.Mín.+baixa: 0,9ºC(29 de Janeiro)Grândola
Precipitação:
Fevereiro: 205,4mmMarço: 27,5mmAbril: 166,8mmMaio: 104,3mmJunho: 0,0mmJulho: 0,0mmAgosto: 0,6mmSetembro: 37,0mm Outubro: 33,2mmNovembro: 0,0mm
Precipitação máx.24h: 169,9mm(18/02) 
Precipitação total: 574,8mm Minha estação online | |
| |
12-08-08, 22:54
|
#13 (permalink)
| | Cumulonimbus
Mensagens: 3,610 Registo: Nov 2006 Local: Queluz (155 m) | Re: Desejos/Previsão para Outono 2008 !! Quote:
Post Original de stormy frio e neve nao sei , mas no resto alinho e ate acho provavel | Frio tudo bem...agora neve ??  ela não é assim tão normal por estas paragens, a não ser a altitudes acima dos 600/800 metros, nevou 2 vezes em Lisboa já pensamos que ela nos vai visitar todos os anos  mas quem sou eu para falar em tal coisa, não haverá quem fale mais em frio e neve que eu  isto é da esperança do estalar de dedos climatico para a versão fria que me dá cabo da cabeça   tenho o cerebro gelado.
Mas nunca se sabe minha gente...nunca se sabe  | |
| |
12-08-08, 22:55
|
#14 (permalink)
| | Nimbostratus
Mensagens: 823 Registo: Oct 2007 Local: Linda-a-Velha (Oeiras)-74m/Bragança-699m | Re: Desejos/Previsão para Outono 2008 !! Eu espero ter um Outono com bastante chuva e se possivel alguma neve lá para Bragança  
__________________ Neste momento estou em: Bragança Bragança é linda...
tão sem maldade...
Quando partir,
vou ter saudade... Miguel Santos | |
| |
20-08-08, 10:54
|
#15 (permalink)
| | Cumulus
Mensagens: 325 Registo: Nov 2006 Local: Faro | Re: Desejos/Previsão para Outono 2008 !! Bom depois de ler todas as mensagens aqui escritas em que se falou mais do Verão que tem sido e das nortadas  em vez de se discutir o tópico ), resolvir intervir e como não vi quaisquer previsões sazonais descritivas ... e apenas opiniões vou dar ao meu tópico alguma informação aqui vai:
Previsão para a Europa a 3 meses:
Previsão para a Europa mensal:
Previsão do site LaMeteo.org: (links) http://www.lameteo.org/saison/saison2.html http://www.lameteo.org/saison/saison3.html http://www.lameteo.org/saison/saison4.html http://www.lameteo.org/saison/saison5.html http://www.lameteo.org/saison/saison6.html
Resumo: Deste modo pode-se constatar que teremos supostamente um inicio de Outono mais chuvoso que o habitual com precipitações supostamente convectivas sendo que á medida que o Invero se for aproximando os meses tornar-se-ão mais secos !!
Setembro - precipitações supostamente convectivas (aguaceiros e trovoadas), em especial na segunda metade do mes !!
Outubro - precipitações convectivas em conjunção com alguns sistemas frontais!!
Novembro - mes normal com possibilidade de maiores precipitações no sul do país mas com tendencia para a normalização .... | |
| | |
Utilizadores a ler este tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes) | | | | Opções | Procurar | | | | | Display | Modo Linear |
Regras
| Você não pode criar novos tópicos Você não pode responder a mensagens Você não pode colocar anexos Você não pode editar as suas mensagens Código HTML está Desligado | | | Hora UTC. São as 06:26. |