MeteoPT.com - Fórum de Meteorologia

Voltar   MeteoPT.com - Fórum de Meteorologia > Meteorologia e Climatologia > Meteorologia Geral
Renovar Página Temperatura mínima em Viseu.

Resposta

Opções Display
Antigo 01-02-12, 12:30   #1 (permalink)
Cirrus

Registo: Mar 2009
Local: Viseu(530m->GPS)/Coimbra
Default Temperatura mínima em Viseu.

Boas.

Tenho reparado que a temperatura mínima prevista pelo IM para Viseu tem sido bastante mais alta do que a registada na EMA Viseu/Cidade, no entanto se comparar com a temperatura registada na EMA Viseu(Aeródromo) já se aproxima.

Agora pergunto:

Quando o IM faz a previsão de temperaturas, por exemplo para Viseu, é para a cidade ou para a localização onde se encontra a estação meteorologia?
  Responder com citação
Links Patrocinados:
Antigo 01-02-12, 13:27   #2 (permalink)
Administrador

Registo: Nov 2007
Local: East Midlands, UK
Default Re: Temperatura mínima em Viseu.

Citação:
Post Original de dahon Ver Post
Boas.

Tenho reparado que a temperatura mínima prevista pelo IM para Viseu tem sido bastante mais alta do que a registada na EMA Viseu/Cidade, no entanto se comparar com a temperatura registada na EMA Viseu(Aeródromo) já se aproxima.

Agora pergunto:

Quando o IM faz a previsão de temperaturas, por exemplo para Viseu, é para a cidade ou para a localização onde se encontra a estação meteorologia?
É tendo em conta os valores da estação meteorológica.
Da mesma forma que para Portalegre, as elevadíssimas temperaturas mínimas nas noites quentes de verão, são previsões para a região onde se encontra a a EMA e não da EMA(cidade), que acaba por registar valores inferiores.
E o que se passa com Viseu, acontece por exemplo em Vila Real.

E a razão parece-me simples.
Viseu (aeródromo), Vila Real (aeródromo) e Portalegre, são estações que têm séries de registos já bastante longas. Portanto, as previsões são feitas tendo em conta o comportamento típico das temperaturas nessas estações, fase às cartas de previsão.
Nas estações novas, será preciso primeiro conhecer o "clima" desse lugar para depois se puderem fazer previsões mais acertadas.
Antigo 02-02-12, 14:28   #3 (permalink)
Cirrus

Registo: Mar 2009
Local: Viseu(530m->GPS)/Coimbra
Default Re: Temperatura mínima em Viseu.

Citação:
Post Original de AnDré Ver Post
É tendo em conta os valores da estação meteorológica.
Da mesma forma que para Portalegre, as elevadíssimas temperaturas mínimas nas noites quentes de verão, são previsões para a região onde se encontra a a EMA e não da EMA(cidade), que acaba por registar valores inferiores.
E o que se passa com Viseu, acontece por exemplo em Vila Real.

E a razão parece-me simples.
Viseu (aeródromo), Vila Real (aeródromo) e Portalegre, são estações que têm séries de registos já bastante longas. Portanto, as previsões são feitas tendo em conta o comportamento típico das temperaturas nessas estações, fase às cartas de previsão.
Nas estações novas, será preciso primeiro conhecer o "clima" desse lugar para depois se puderem fazer previsões mais acertadas.
Muito obrigado pela explicação, agora já esclarecido posso expectar que no próximo fim-de-semana se ocorrer inversão térmica a mínima na EMA da cidade pode ser inferior à mínima prevista pelo IM.
  Responder com citação
Links Patrocinados:
Resposta

Partilhar

Utilizadores a ler este tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Opções
Display

Regras