MeteoPT.com - Fórum de Meteorologia

Voltar   MeteoPT.com - Fórum de Meteorologia > Meteorologia e Climatologia > Seguimento Meteorológico
Renovar Página Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2014

Like Tree601Gostos

Resposta

Opções Display
Antigo 10-01-14, 18:19   #196 (permalink)
Super Célula

Registo: Oct 2007
Local: Aljezur (48m) - Faro (11m)
Default Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2014

o último quadro tem um quadrante de ventos interessante para a tua região... resta saber onde andará a precipitação.

CptRena gosta disto.
  Responder com citação
Links Patrocinados:
Antigo 10-01-14, 18:34   #197 (permalink)
Cirrus

Registo: Jan 2007
Local: Aguas Santas (175m)

Citação:
Post Original de Agreste Ver Post
Parece interessante mas olhando à direcção dos ventos que seriam na maior parte do tempo de sudoeste, portanto não tão frios, a quantidade de frio não seria aquela que estás a desejar. Mas a precipitação seria abundante.
É curioso, mas no site do IPMA os ventos são provenientes de E e NE, portanto mais secos. Refiro-me há previsão a 10 dias que se rege pelo ECM.
  Responder com citação
Antigo 10-01-14, 20:45   #198 (permalink)
Cumulus

Registo: Dec 2010
Local: Loures

Citação:
Post Original de Umberto Ver Post
O que vos parece o que o ECM tem vindo a modelar há alguns dias no fds de 18 e 19 Jan. Seria um belo evento. Sei que ainda falta muito, mas o Europeu tem sido mais fiável no m/prazo.
Lamento muito mas acho que o ECMWF não tem sido assim tão bom.

Tanto quanto me explicaram os modelos têm uma componente que gera uma tendência de "normalizar" no longo prazo e isso faz sair resultados mais próximos da normal climatológica ... principalmente a mais de 5 dias.

Por isso, muitas vezes as pessoas se queixam (nos períodos de seca, por exemplo) que os modelos metem chuva e depois a adiam/tiram sucessivamente.
  Responder com citação
Antigo 10-01-14, 21:21   #199 (permalink)
Cumulus

Registo: Feb 2008
Local: Vila Verde (79m) - Braga

As coisas em relaçao à neve estavam mais animadas ontem, para segunda e terça. Vou para montalegre nesses dias, será que ainda apanho neve ou nem por isso?
que se chama Portugal''
  Responder com citação
Antigo 10-01-14, 22:45   #200 (permalink)
Cirrus

Registo: Dec 2008
Local: covilha

que grande barrete tem sido os modelos nestes ultimos dias, estou a ver o europeu a deslocar aos poucos tudo muito para oeste, e o principal problema é que todas as depressoes que vêm direitas á penisula não têm ar frio como habitual porque depois do que se passou nos eua as temperaturas na terra nova e gronelandia vão ser altíssimas ás 120 h. esta carta é elucidativa disso. O frio está todo no polo e siberia oriental.

c.bernardino e CptRena gostam disto.
  Responder com citação
Antigo 10-01-14, 23:25   #201 (permalink)
Cirrus

Registo: Jan 2014
Local: Vila Verde ( 310m)

Citação:
Post Original de dgstorm Ver Post
As coisas em relaçao à neve estavam mais animadas ontem, para segunda e terça. Vou para montalegre nesses dias, será que ainda apanho neve ou nem por isso?

Muito provavelmente sim os modelos apontam para cotas a 800m mas ainda é um pouco cedo para o afirmar.
  Responder com citação
Antigo 10-01-14, 23:26   #202 (permalink)
Cumulonimbus

Registo: Nov 2006
Local: Faro

O ECM tem sido o modelos melhor no curto e médio prazo, mas parece-me que neste ultimo caso, o da proxima semana, parece que antes indicava algo bastante diferente do que mostra agora para o inicio da proxima semana. Acho que estava mais chuvoso.

A partir das 120h ou 144h, parece não só em termos operacionais como em termos de ensemble, uma luta de ECM contra o mundo, e se tenho confiança no ECM a menos de 120h, a partir daí não me inspira confiança e tenho uma sensação que este modelo vai sofrer uma grande derrota neste possível evento pós Quarta ....

Até lá os contemplados do costume .....

Só para verem a diferença o GFS indica uma corrente entre Noroeste e Norte e o ECM basicamente de sul, para os dias de maior relevo entre Quarta e Sábado, ou seja não tem nada a ver ....

E eu aqui ando nisto todos os dias, á espera que o ECM vença, e haja algo de jeito aqui para o sul !

Outubro: 85,6
Novembro: 8
Dezembro: 43,8
Janeiro: 45,2
Fevereiro: 29,0
Março: 37,0
Abril: 78,6
  Responder com citação
Antigo 11-01-14, 00:05   #203 (permalink)
Cumulonimbus

Local: Paços de Ferreira, 292 mts

O arrefecimento do Árctico até pode ser uma boa notícia para nós no médio prazo.

Até agora o Árctico tem estado quente, com o frio a descer bastante em latitude ao redor do globo.
Se tem sido assim e se aqui se queixam do frio, então porque não considerar positiva uma inversão da situação?

Esperemos que o Árctico arrefeça, para que daqui a uns tempos, e com isso, se propicie o tão ansiado arrefecimento deste nosso Portugal.
Até porque ainda há tempo para o frio vir até cá...

Não nos esqueçamos que já tivemos algum frio neste outono-inverno, que a Serra da Estrela e outras regiões tiveram neve que nos últimos anos tinha sido mais rara e que existem anos ou temporadas em que o frio é quase ausente - lembrem-se do famoso outono-inverno 2000-2001 que, de tão húmido, primou pela quase ausência de frio e de geadas.
CptRena gosta disto.

Estação meteorológica de Paços de Ferreira:
Ver aqui e aqui
Ano hidrológico 2011-2012: 1344,1 mm
Ano hidrológico 2012-2013: 2092,3 mm com perda de dados entre 20 maio e 1 junho.
Ano hidrológico 2013-2014: 2289,2 mm (parcial a 11.06.2014)
  Responder com citação
Antigo 11-01-14, 00:22   #204 (permalink)
Cirrus

Registo: Jan 2014
Local: Vila Boa de Cima (800m), Serra de Montemuro

Bem, que diferença nos modelos de há uns dias para cá, se continuar assim nem neve vejo... ainda há 2 dias pensava que ia ter uma semana em que a precipitação iria ser toda sob a forma de neve...a meteorologia é assim mesmo, sempre em rotações de 180º
  Responder com citação
Antigo 11-01-14, 01:21   #205 (permalink)
Cirrus

Local: Vila Real

Realmente, já passaram 4 anos desde que nevou a cota relativamente mais baixas do que é costume, e até hoje mais nada, os modelos teimam em não meter nada aqui no nosso cantinho, e cada vez mais me convenço que esses episódio vão ser mais raros
  Responder com citação
Antigo 11-01-14, 02:23   #206 (permalink)
Nimbostratus

Registo: Feb 2011
Local: Gafanha da Encarnação (≈1nm da EM IAVEIROG4), Aveiro

Citação:
Post Original de c.bernardino Ver Post
Desculpe lá mas acho que está a ser agressivo para com as pessoas que estão a tentar desenvolver modelos de longo prazo, colocando no mesmo saco pessoas que gerem sites e querem publicidade, com as pessoas na NOAA ou no ECMWF (e noutros paises) que estão a tentar fazer um produto (modelos a longo prazo) que pode vir a ser bom e útil.

Lembro-me de a previsão a 3 dias ter imensas falhas! (antes destes modelos)

Aquilo que a NOAAA E ECM fazem nada tem de fé. Pode dar resultados piores ou melhores mas fé? Não.

Alguém averiguou quem e este sr que fez essa previsão?
http://notrickszone.com/2013/11/01/m...lete-nonsense/
Valerá a pena colocar issso aqui?

faz lembrar a previsão dos "franceses" de que o verão ia ser assim-e-assado.... publicidade. E por causa disso nós aceitamos queimar a imagem desta ciência?

Não vamos valorizar estes Sr's... para mim eles são um off topic neste local.
Peço desculpa por ter generalizado muito na minha intervenção.
Claro que respeito e dou muito valor a quem se dedica ao constante melhoramento de modelos numéricos de previsão assim como a todas as pessoas que se dedicam à busca de novas e melhores formas para desvendar "Os Segredos do Universo".
Como diz, eu estava mais a referir-me a Bastardi e outros do género que gostam é de dar show sensacionalista, assim como os media que lhes dão tempo de antena.

Continuação de bons seguimentos meteorológicos e outros (astronómicos, ...)
c.bernardino gosta disto.
Antigo 11-01-14, 09:31   #207 (permalink)
Cumulonimbus

Registo: Nov 2006
Local: Faro

O grande ECM, o melhor modelo dizem alguns já começa a querer ir atrás do GFS , quando se olha para oeste da nossa peninsula, sendo que neste momento já cava a depressão muito mais em cima de Portugal ao invés de ser a oeste, o que logo á partida tira bastante chuva.

Quero ver o que vai sobrar disto no final ?

Provavelmente um hibrido destes dois modelos GFS e ECM !

Outubro: 85,6
Novembro: 8
Dezembro: 43,8
Janeiro: 45,2
Fevereiro: 29,0
Março: 37,0
Abril: 78,6
  Responder com citação
Antigo 11-01-14, 12:55   #208 (permalink)
Cirrus

Registo: Jan 2013
Local: Braga
Default Vortice

Olá meus amigos

Tenho lido várias noticias a falar da deslocação do vórtice, o que levou á situação a que os EUA estiveram sujeitos.

Eu sou muito curioso da metereologia, mas esta do vórtice não percebi...
Alguém me pode ajudar, ou até podem discutir este assunto, porque experts e teorias por aqui costumam existir, o que é bom...

Já agora, e porque faço dos mercados financeiros vida, o frio nos EUA vai passar?

Obrigadão
  Responder com citação
Antigo 11-01-14, 13:08   #209 (permalink)
Dan Dan está desligado
Administrador

Registo: Aug 2005
Local: Bragança (675m)

O frio vai continuar por lá. Espera-se já a partir dos dias 13/14 um novo episódio que irá incidir principalmente nos estados a nordeste.
Teles gosta disto.
Antigo 11-01-14, 13:10   #210 (permalink)
Nimbostratus

Registo: Feb 2011
Local: Gafanha da Encarnação (≈1nm da EM IAVEIROG4), Aveiro
Default Re: Vortice

Citação:
Post Original de Macuser Ver Post
Olá meus amigos

Tenho lido várias noticias a falar da deslocação do vórtice, o que levou á situação a que os EUA estiveram sujeitos.

Eu sou muito curioso da metereologia, mas esta do vórtice não percebi...
Alguém me pode ajudar, ou até podem discutir este assunto, porque experts e teorias por aqui costumam existir, o que é bom...

Já agora, e porque faço dos mercados financeiros vida, o frio nos EUA vai passar?

Obrigadão
Bom dia
Lê neste tópico, tem lá informação sobre o que se passa com o anormalmente fraco vórtice polar neste Inverno e os seus meandros

http://www.meteopt.com/forum/meteoro...tine-7488.html
Resposta

Partilhar

Utilizadores a ler este tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Opções
Display

Regras