Local: Lisboa-Encarnação (5º andar)/ Lagoa de sto andre (1km do mar)/ Louriceira(300m)-Arruda dos vinhos
Re: Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2010
boas
resumo do fim de semana:
sabado, dia de vento forte de S tornando-se moderado a forte de W durante a noite, na encarnação ocorreram alguns danos nomeadamente no que toca ás arvores ( queda de troncos), estendais partidos, sinais tortos, etc.
a precipitação não foi significativa apresentando-se sob forma de aguaceiros fracos a moderados e dispersos associados a cumulus de fraco desenvolviento vertical. MAXIMA DE 20.0º
ás 19h de sabado parti para a louriceira, durante a noite o vento foi sossegando mantendo-se de WNW e sucederam-se os aguaceiros fracos a moderados, o dia de hoje foi de ceu muito nublado e periodos de chuva, o vento tornou-se moderado de sul/sudoeste durante a tarde.
na louriceira, hoje: 5.9º/12.0º
agora, na encarnação, aguaceiros fracos e dispersos ( apesar de neste mesmo momento estar ceu limpo), ceu com periodos de muito nublado, vento fraco e 10.4º
__________________ Extremos desde 01/01/2009:
Lagoa de sto Andre: 34.0ºC/1.3ºC
Lisboa-Encarnação: 37.8ºC/1.3ºC
Louriceira de cima: 35.5ºC/-0.6ºC
Medições feitas com margem de erro máxima de 0.5º-1.5Cº
gravei isto a caminho de lisboa! a nuvem é arcus? cumulonimbos?
Esse Renault Clio não tem termómetro.
Pelo vídeo, a nuvem não é muito nítida, mas houve um cumulunimbus arcus no Porto, são shelf clouds muito próprias destas situações atmosféricas com advecção, mas não são fenómenos muito frequentes e eu não sou o maior perito nessas avaliações. O Vince saberá melhor que eu explicar essas diferentes situações de formação desse tipo de nebulosidade.
Dia de chuva e fresco.
21 mm acumulados, dados do Lightning.
De momento, céu estrelado, com 12.6ºC de temperatura, 63%HR, 1014hpa.
Alguma trovoada, mas pouca.
Extremos do dia:
10.2ºC
15.8ºC.
__________________ Extremos de 2010:
T. Máxima: 39.2ºC (5 de Julho) (2009: 34.4ºC)
T. Mínima: 3.3ºC (14 de Fevereiro) (2009: 0.6ºC)
Precipitação Anual:423.9mm.
Pelo vídeo, a nuvem não é muito nítida, mas houve um cumulunimbus arcus no Porto, são shelf clouds muito próprias destas situações atmosféricas com advecção, mas não são fenómenos muito frequentes e eu não sou o maior perito nessas avaliações. O Vince saberá melhor que eu explicar essas diferentes situações de formação desse tipo de nebulosidade.
hei!!! nao fales mal do meu bolinhas!!!
foi o meu primeiro video! Espero um dia mostrar um tornado gravado por mim!
Dia marcado por muita chuva com especial força ao final da tarde...trovoada durante cerca de duas horas seguidas mas muito pouco frequente mas ainda deu para ouvir relativamente perto uns 6 ou 7 trovoes
Como não tive oportunidade antes deixo agora a informação do sábado
Rajada de Vento 93,4 Km/h sábado, 27 Fevereiro 2010 ~14H
Tal foi a rajada que a estação do meteoleiria rodou e mudou de sitio... lol
agora os dados da direcção do vento estão errados, lá tenho de ir ao telhado!