Citação:
Post Original de MSantos Deixando a depressão madeirense que nada teve de tropical de lado  . Este ano estou a estranhar um pouco que a época esteja a ser tão calma, eu sei que ainda estamos no inicio, mas nos anos recentes houve bastante mais acividade nas primeiras semanas da época ou mesmo antes da é poca começar oficialmente.
O que se passa  a água não está quente o suficiente? Ou existem outros factores mais determinantes do que a temperatura da no desenvolvimento das tempestades tropicais  |
Segundo opinião que li, a ZCIT está um pouco mais a sul do que é normal para esta altura do ano, por vezes acontece, como em 2004. E nalgumas zonas como as Caraíbas tem prevalecido bastante shear.
Mesmo no Pacífico esteve calmo mas parece ter agora acordado. Portanto temos uma época com arranque tardio, que acontece por vezes, mas talvez esteja agora a começar.
Outra questão importante agora é que estando previsto um El Nino nos próximos meses, e sabendo-se que o El Nino é prejudicial à actividade ciclónica no Atlântico devido ao aumento do windshear, podemos estar face a uma época que arranca tardiamente e que na sua fase mais activa ou final pode também ser diminuída pelo El Nino. Um ano fraco em perspectiva ? Talvez.
Se o El Nino se confirma, tal costuma ser sinónimo de época abaixo da média em número no Atlântico, embora isso não signifique que não se forme algum poderoso sistema.
Já agora, e isso interessa-nos a nós, sobretudo aos Açores, em anos El Nino os ciclones tendem a curvar bastante mais para norte antes de chegar às Caraíbas/América do que em épocas La Nina ou neutras.