73ª Volta a Portugal em Bicicleta

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por Pedro 4 Ago 2011 às 09:29.

  1. Pedro

    Pedro
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    15 Abr 2009
    Mensagens:
    4,574
    Local:
    Vila Chã de Sá - Viseu(441m)//Coimbra
    Hoje começa a 73ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta.

    [ame="http://www.youtube.com/watch?v=OTWAzBQeX-o&feature=player_embedded"]‪73ª Volta a Portugal Jogos Santa Casa - As Etapas‬‏ - YouTube[/ame]

    "A Volta



    Já se sente no ar!

    Ela aí vem espectacular, emotiva e a espalhar paixão pelas estradas onde passa…

    …é a 73ª Volta a Portugal Jogos Santa Casa!!!

    UMA VOLTA LONGA E DIFÍCIL

    A 73ª Volta a Portugal Jogos Santa Casa, que se realiza entre 4 e 15 de Agosto, e uma vez mais organizada pela Lagos Sports será a mais extensa dos últimos anos apesar de manter o traçado desenhado para 10 etapas às quais se acrescenta o Prólogo perfazendo os habituais 11 dias de competição.

    “Há novidades que devem ser realçadas como a estreia absoluta da cidade da Trofa, o regresso da Covilhã, nomeadamente a escalada à Serra da Estrela pela vertente Covilhã -Penhas da Saúde e também o regresso da Sertã que, 35 anos depois, vai aplaudir novamente uma chegada da Volta”, sublinha Joaquim Gomes, director da 73ª Volta a Portugal Jogos Santa Casa.

    “Este é um evento com mais de 80 anos de história que ano após ano se renova e tenta surgir sempre com novos predicados. Como organizadores assumimos a responsabilidade de continuar a manter intactos os níveis de popularidade da Volta e, por essa razão, desenhámos para esta edição um traçado que vai contribuir para um belo espectáculo desportivo”, declara Joaquim Gomes para quem a 73ª Volta a Portugal Jogos Santa Casa vai apelar como sempre às características dos mais fortes. “Os trepadores terão uma palavra importante num contexto com muita montanha disputado sobretudo no Centro e no Norte do país, mas o vencedor terá de ser alguém muito completo. Em quase todas as etapas o grau de dureza é acentuado ainda que seja naturalmente a alta montanha a fazer a diferença”, conclui o director da prova.

    A competição vai começar, como habitualmente, com um contra-relógio individual. O Prólogo será realizado no centro de Fafe na tarde de 4 de Agosto e a distância, muito curta desta vez, é de apenas 2,2 Km, mas servirá, após a cronometragem rigorosa dos milésimos de segundo, para atribuir a primeira liderança.

    Concluída a “Grande Partida” e simultaneamente a festa de abertura da Volta, o pelotão faz a primeira etapa entre Trofa e Oliveira do Bairro. São 187,7 Km que representam a segunda quilometragem mais extensa desta prova.

    Na segunda etapa, terceiro dia de corrida contando já com o Prólogo, começam as verdadeiras dificuldades. Na ligação entre Oliveira de Azeméis e Santo Tirso, além de muitos quilómetros, existem seis contagens de montanha, a última das quais, de 2ª categoria, coincidindo com a meta no Monte Nossa Sr.ª da Assunção.

    Ainda a adaptar-se ao ritmo desta Volta, e quase sem dar por isso, já o pelotão estará a subir a mítica Sr.ª da Graça. A escalada em Mondim de Basto será o culminar de um dos dias em que a distância a percorrer é mais curta. Ainda assim a terceira etapa, que começa em Viana do Castelo, no domingo, 7 de Agosto, é considerada umas das mais difíceis e decisivas na luta pela Camisola Amarela Jogos Santa Casa.

    Após dois dias consecutivos de alta montanha, a caravana (palavra que encerra em si o conceito de todos quantos acompanham a Volta a Portugal Jogos Santa Casa, inclusive os próprios corredores) continua a rodar em terrenos íngremes. A quarta etapa entre Lamego e Gouveia é de dificuldade mediana mesmo fazendo uma primeira abordagem à Serra da Estrela.

    A anteceder a jornada de descanso surge o dia em que as dificuldades são mesmo consideradas baixas. Entre Oliveira do Hospital e Viseu existe uma única contagem de montanha, de 4ª categoria e o pelotão irá percorrer a etapa mais curta com apenas 150,3 Km. Será com espírito de festa que Viseu vai acolher a grande “romaria” da 73ª Volta a Portugal Jogos Santa Casa e nessa noite marcará presença no grande “Concerto da Volta” no largo da Sé que este ano vai ver e ouvir José Cid.

    No dia seguinte, 10 de Agosto, - quarta-feira, a caravana estará de folga. Com o pelotão profissional a recuperar dos quase 860 quilómetros já pedalados desde Fafe, será o momento dos cicloturistas saírem à rua devidamente equipados e mostrarem forças na “Etapa da Volta”.

    LUTA PELA AMARELA INTENSIFICA-SE...

    Muito dificilmente a competição estará já decidida quando arrancar, em Aveiro, a segunda metade da Volta 2011. As grandes decisões estarão ainda para acontecer, mas na sexta etapa, a mais longa com 215,9 Km, quem se assume favorito terá, desde logo, de fazer prova que conseguiu aproveitar o dia de descanso para recuperar forças. O pelotão vai chegar à Beira Interior e, como sempre, Castelo Branco estará de braços abertos para o receber.

    Para a sétima etapa está reservado o dificílimo contra-relógio individual entre o Sabugal e a Guarda. Além da extensão de 35,3 Km é preciso contar com o tipo de percurso entre a raia e a capital de distrito que é, nada mais, nada menos do que a cidade mais alta de Portugal.

    Sem tempo para recuperar o fôlego, o pelotão celebra a etapa rainha da 73ª Volta a Portugal Jogos Santa Casa a subir a Serra da Estrela em direcção à Torre. No sábado, 13 de Agosto, a caravana sairá de Seia e vai percorrer os principais pontos da serra recuperando a Lagos Sports, este ano, a tradicional escalada às Penhas da Saúde pelo lado da Covilhã. Nos derradeiros quilómetros a ascensão ao ponto mais alto de Portugal continuará a será feita por Seia.

    Além da passagem do pelotão no centro urbano, o regresso da Cidade Neve ao mapa da prova fica também assinalado nesta edição com a partida da nona etapa. Da Covilhã a caravana segue para o centro de Portugal. Após 182,3 Km a meta estará instalada na vila da Sertã que há 35 anos não recebe uma chegada da grande competição.

    Para definitivamente se encontrar o vencedor da 73ª Volta a Portugal Jogos Santa Casa faltará realizar-se apenas a décima etapa no dia 15 de Agosto. De Sintra, o pelotão vai rolar para o centro da capital portuguesa e Lisboa será novamente palco do “Grande Final” da Volta. O vencedor será coroado depois de percorridos 1627 Km, a maior extensão registada desde 2003.

    ETAPA DA VOLTA EM CICLOTURISMO

    Para animar o dia de descanso da 73ª Volta Portugal Jogos Santa Casa, agendado para 10 de Agosto, em Viseu, a Lagos Sports está a organizar mais uma edição da “Etapa da Volta” em cicloturismo. Já é um clássico esta jornada de convívio dos amantes da modalidade e à semelhança de outros anos promete grande animação. Como sempre as emoções na Etapa da Volta vão aproximar-se muito da prova real tendo os cicloturistas oportunidade de viver uma experiência completamente diferente rodeados de várias caras conhecidas do panorama velocipédico nacional.

    Com início em Viseu (Av. da Europa) e com a meta instalada no mesmo local, o percurso da “Etapa da Volta” 2011 vai ter um total de 79,5 Km. A passagem pela Serra do Caramulo será um ponto estratégico porque será aí que a organização vai realizar a prova de superação pessoal. Uma vez terminada a subida será feita na vila, junto ao museu do automóvel, uma neutralização/abastecimento obrigatória para todos os participantes e quando o pelotão estiver reagrupado o passeio seguirá em direcção à Avenida da Europa, em Viseu.

    UM PASSEIO QUE É UMA NOVIDADE

    A culminar a 73ª Volta a Portugal Jogos Santa Casa, a grande festa do ciclismo irá oferecer uma nova oportunidade de convívio entre todos os amantes da bicicleta. Aproveitando a chegada dos heróis do asfalto à capital, a 15 de Agosto, a organização decidiu brindar os cicloturistas da região da Grande Lisboa com a primeira edição do “Passeio da Volta”.

    Seguindo os moldes da já tradicional “Etapa da Volta”, esta nova iniciativa assume-se como mais um ponto de encontro da comunidade cicloturista, permitindo aos participantes percorrer algumas das principais artérias da cidade ficando a conhecê-la sob uma outra perspectiva, diferente da azáfama do quotidiano.

    Com a partida às 12h30, junto ao Marquês de Pombal, o “Passeio da Volta” terá a extensão de 26,9 Km. Prevê-se que o pelotão cumpra uma média horária entre os 16 e os 20 kms/h, estando prevista a chegada cerca das 13h50."

    Fonte
     
  2. Chasing Thunder

    Chasing Thunder
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    13 Mai 2008
    Mensagens:
    4,285
    Local:
    Couço
    Pois eu adoro ver a volta a Portugal, mas já sei como vai ser, na RTP1 em primeiro vão dar é as tradicionais festinhas, depois é que dão a volta mas é só 1hora, por isso grande parte da volta vou perder.
     
    Collapse Signature Expand Signature
  3. Pedro

    Pedro
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    15 Abr 2009
    Mensagens:
    4,574
    Local:
    Vila Chã de Sá - Viseu(441m)//Coimbra
    Prólogo

    Partida de Fafe e chegada a Fafe, num total de 2,2km, na típica prova inicial de contra-relógio.

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]
     
  4. Pedro

    Pedro
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    15 Abr 2009
    Mensagens:
    4,574
    Local:
    Vila Chã de Sá - Viseu(441m)//Coimbra
    Alguém sabe onde vai dar a volta?
     
  5. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    7,151
    Local:
    Olhão (24 m)
    É sim, a volta a meio Portugal, sem qualquer interesse. Sabendo que vão duas equipas do Algarve, o Loulé e o Tavira, é uma autêntica vergonha a volta a Portugal nunca passar no Algarve e Alentejo. Um país tão pequeno e mesmo assim só percorrem metade do país. É mais uma autêntica palhaçada esta volta a Portugal.

    Não venham dizer, que o Algarve não tem montanha que tem, mas enfim.

    É muito melhor, a Volta ao Algarve em termos de equipas e prestígio, do que esta voltinha a Portugal.
     
    Collapse Signature Expand Signature
  6. ecobcg

    ecobcg
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Abr 2008
    Mensagens:
    4,508
    Local:
    Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
    Subscrevo!:(
     
  7. MSantos

    MSantos
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    3 Out 2007
    Mensagens:
    6,688
    Local:
    Figueira de Castelo Rodrigo (650m)
    Também subscrevo, não é volta a Portugal é volta aos distritos do Norte e centro do País:mad:, e também acho que o traçado muito pouco lógico, as etapas são concentradas quase todas na mesma área e espalhadas aleatoriamente, não parece um Volta mas sim uma encruzilhada...
     
    Collapse Signature Expand Signature
  8. Z13

    Z13
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    20 Set 2006
    Mensagens:
    2,870
    Local:
    Bragança - 690m
    Creio que o desenho da VOLTA, além de procurar as zonas clássicas da Torre e Sra da Graça, vai à procura das autarquias que se queiram "chegar à frente" com os €€ necessários... :mad: e quando assim é... :console:
     
    Collapse Signature Expand Signature
  9. HotSpot

    HotSpot
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    20 Nov 2006
    Mensagens:
    3,613
    Local:
    Moita, Setubal
    A "Volta" está em queda livre. Em qualidade, quantidade...tudo. E depois num país pequeno a volta resumir-se a metade do país? Vibrei com o Tour deste ano. Isso sim é ciclismo a sério.
     
    Collapse Signature Expand Signature
  10. Chasing Thunder

    Chasing Thunder
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    13 Mai 2008
    Mensagens:
    4,285
    Local:
    Couço
    E têm mais outra, só quando faltam 50Km para a meta é que a RTP1 transmite em directo:mad:, porque primeiro está as tradicionais festinhas, que já não dá interesse nenhum e torna-se muito cansativo, mas enfim...:unsure:.
     
    Collapse Signature Expand Signature
  11. duero

    duero
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    23 Dez 2009
    Mensagens:
    1,038
    Local:
    valladolid
    El deporte del ciclismo es hermoso, sin duda el deporte mas duro que existe y quienes lo practican se merecen el título de deportistas mucho mas que por ejemplo los futbolistas (muy sobrevalorados para mi gusto).

    PERO HAY ALGO MAS.

    UNA VUELTA CICLISTA ES LA VENTANA DEL PAÍS AL MUNDO.


    APROVECHANDO EL DEPORTE, ENSEÑAR EL PAÍS AL RESTO DEL PLANETA, UNA PROMOCIÓN DE LOS PAISAJES Y MONUMENTOS DE LA TIERRA.

    Yo mismo en foros de deporte he leido comentarios de personas de otros países que habían visto la Vuelta a España y les había gustado mucho Los Pirineos, o la costa Norte del Cantábrico, la zona de Asturias, o los castillos de Castilla.

    Gracias a la vuelta habían conocido "otra España" diferente a la que tenían en mente y además ahora deseaban visitar España, después de ver la Vuelta y los paisajes y monumentos históricos.



    YO TENGO UN AMIGO QUE GUSTA MUCHO DEL CICLISMO, VE TODAS LAS VUELTAS CICLISTAS...........QUIERE IR A..........ESLOVENIA, DESPUÉS DE VER LA VUELTA A ESLOVENIA.

    DICE QUE LE ENCANTAN LOS PAISAJES, LOS DOS TIPOS DE "PAISAJES", JEJEJEJEJE..........NUNCA VIÓ UNA MUJER ESLOVENA FEA, TODAS LAS MUJERES ESLOVENAS QUE APARECEN SON BIEN LINDAS:malandro::malandro::malandro:
     
  12. Pedro

    Pedro
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    15 Abr 2009
    Mensagens:
    4,574
    Local:
    Vila Chã de Sá - Viseu(441m)//Coimbra
    Acho que a VOlta se devia prolongar por mais uns dias, e passar pelo Alentejo e Algarve. É uma vergonha...

    E devia dar desde o início até ao fim, e de preferência, também no estrangeiro.
     
  13. Pedro

    Pedro
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    15 Abr 2009
    Mensagens:
    4,574
    Local:
    Vila Chã de Sá - Viseu(441m)//Coimbra
    Quem pediu mais dias? Que façam menos volta no Norte e Centro. Ponham os olhos na Tour, ou no Giro. A Volta como evento que representa Portugal, devia ter transmissão pública no país, e se possível, usá-la como atração...

    Rali não me diz nada, mas há que ver que nem todos os sítios têm condições para rali, não é? Há que saber distinguir...
     
  14. Chasing Thunder

    Chasing Thunder
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    13 Mai 2008
    Mensagens:
    4,285
    Local:
    Couço
     
    Collapse Signature Expand Signature
  15. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    3,514
    Local:
    Oeiras / Portel
    O percurso da Volta é o possível, ligam as cidades cujas autarquias pagam a passagem da competição. E é no norte que está a alta montanha, mais público e é, com excepção do Algarve, onde têm sede todas as restantes equipas do pelotão português. O Algarve tem a sua própria volta, com um elenco bem melhor que a Volta a Portugal.

    O que se devia discutir é a pobreza da actual Volta. Nunca cá vieram equipas boas, mas há uma década atrás havia 10 equipas portuguesas, quase todas bem apetrechadas, e estava sempre garantido um pelotão de qualidade. Neste momento, com somente 4 equipas profissionais, o interesse da competição é muito reduzido.

    Basta ver no Cyclingnews, a ordenação das provas que estão neste momento a decorrer, por ordem de importância:

    1. Volta à Polónia
    2. Volta à Dinamarca
    3. Elk Grove
    4. GP Camaiore
    5. Campeonato do Mundo de Downhill
    6. Volta a Burgos
    7. Ronde van Oostvoorne
    8. Volta a Portugal
     

Partilhar esta Página