A tua Estação Meteorológica

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Re: As vossas estações meteorológicas

Pois é, é para isto que as maravilhas da comunicação on-line servem, através do nosso querido forum. O Bruno Campos disse que comprou uma Estação Meteo no PLUS, eu vi o site e a referida estação, troquei impressões com os membros deste forum e, acreditem, fui a correr :hehe: ao PLUS de Braga.

Sabem o que aconteceu? Estava lá a última !!! Parecia que estava mesmo à minha espera. E aqui estou eu babado com a dita cuja. :lol:

Agora, essa da pressão atmosférica ser interior é que me deixou um bocadinho desiludido. Mas de facto, a interior deve ser igual à exterior, não concordam?

Minho, em relação às tuas dúvidas, estou numa situação idêntica à tua, mas como no meu apartamento existe um canteiro não ocupado e abrigado, vou colocar aí o sensor exterior. Ainda por cima é virado a Leste, o que evita a maior parte das situações de chuva.

Esclareçam-me apenas uma coisa: o sensor exterior deve ficar bem abrigado, ou deve estar exposto ao vento?:huh:

Deve estar exposto ao vento e abrigado do sol e chuva. Se não estiver exposto à circulação normal do ar, poderá criar revelar temperaturas mais altas, vítima de um pequeno efeito estufa ou da protecção que não permite o sensor ter uma boa medição.:cool:
 


FSantos

Nimbostratus
Registo
16 Ago 2006
Mensagens
688
Local
Gondomar (115m)
Re: As vossas estações meteorológicas

Eu "embrulhei" o meu sensor com aquele filme plástico que se usa para colocar os alimentos no congelador. Basta uma camada e um pouco de fita adesiva e "voilá", lê correctamente a temperatura e é à prova de chuva ;)

Cumprimentos.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: As vossas estações meteorológicas

Eu "embrulhei" o meu sensor com aquele filme plástico que se usa para colocar os alimentos no congelador. Basta uma camada e um pouco de fita adesiva e "voilá", lê correctamente a temperatura e é à prova de chuva ;)

Cumprimentos.

Hmmm.... Ora aí está a primeira ideia :thumbsup:
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Re: As vossas estações meteorológicas

Hmmmm ... embrulhar com filme plástico ... :huh: custa-me a acreditar que a medição das temperaturas seja completamente fiável com essa cobertura ... não sei, não ... :)
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Re: As vossas estações meteorológicas

Pois é, é para isto que as maravilhas da comunicação on-line servem, através do nosso querido forum. O Bruno Campos disse que comprou uma Estação Meteo no PLUS, eu vi o site e a referida estação, troquei impressões com os membros deste forum e, acreditem, fui a correr :hehe: ao PLUS de Braga.

Sabem o que aconteceu? Estava lá a última !!! Parecia que estava mesmo à minha espera. E aqui estou eu babado com a dita cuja. :lol:

Agora, essa da pressão atmosférica ser interior é que me deixou um bocadinho desiludido. Mas de facto, a interior deve ser igual à exterior, não concordam?

Minho, em relação às tuas dúvidas, estou numa situação idêntica à tua, mas como no meu apartamento existe um canteiro não ocupado e abrigado, vou colocar aí o sensor exterior. Ainda por cima é virado a Leste, o que evita a maior parte das situações de chuva.

Esclareçam-me apenas uma coisa: o sensor exterior deve ficar bem abrigado, ou deve estar exposto ao vento?:huh:

O meu sensor está numa parede virada a Norte, onde o sol nunca lhe dá, tem dado sempre bons resultados:D
 

FSantos

Nimbostratus
Registo
16 Ago 2006
Mensagens
688
Local
Gondomar (115m)
Re: As vossas estações meteorológicas

Também pensava isso ao principio, mas verifiquei os resultados colocando outro sensor exactamente no mesmo sítio sem o dito plástico e os resultados coincidiram.

Um factor importante, o filme plástico tem que ser bastante fino (microns) e deve estar perfeitamente ajustado ao corpo do sensor.

Cumprimentos
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Re: As vossas estações meteorológicas

Para obter as temperaturas o mais correctas possiveis o melhor é tê-lo virado para norte como faz o LUPER, assim nunca lhe bate o sol. Mas tê-lo junto á parede não me parece boa ideia pois a parede "cria" calor. Quanto mais "airado" estiver melhor! Não me lembro quem foi que pôs o sensor pegado a um cabo da vassoura para o expôr ao vento.. :D
 

Bruno Campos

Nimbostratus
Registo
7 Out 2005
Mensagens
646
Local
V. N. Famalicão
Re: As vossas estações meteorológicas

Bom, a pressão no interior não há-de ser diferente da do exterior.. a não ser que a divisão seja completamente hermética, tipo contra ataques químicos :D

N deve ser bem assim... a minha pressão ainda n passou dos 1000. Estranho n?
Infelizmente acho q n dá para calibrar...:unsure:
Mas se alguem souber como q me diga :D
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: As vossas estações meteorológicas

Bom, a pressão no interior não há-de ser diferente da do exterior.. a não ser que a divisão seja completamente hermética, tipo contra ataques químicos :D

Por acaso é hermeticamente fechada, devido à quantidade de comutadores de telecomunicações, visto que caso exista incêndio serão lançados jactos de CO2 e outros gases para eliminação e esses não podem passar para fora;)
Mas irei colocá-la lá fora, ainda é uma diferença de 10mb:unsure: a do Lild também apresenta diferenças na pressão:rolleyes:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: As vossas estações meteorológicas

Eu "embrulhei" o meu sensor com aquele filme plástico que se usa para colocar os alimentos no congelador. Basta uma camada e um pouco de fita adesiva e "voilá", lê correctamente a temperatura e é à prova de chuva ;)

Cumprimentos.

Pois, mas atenção não está protegida da humidade e ressoados...
:confused:
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Re: As vossas estações meteorológicas

Por acaso é hermeticamente fechada, devido à quantidade de comutadores de telecomunicações, visto que caso exista incêndio serão lançados jactos de CO2 e outros gases para eliminação e esses não podem passar para fora;)
Mas irei colocá-la lá fora, ainda é uma diferença de 10mb:unsure: a do Lild também apresenta diferenças na pressão:rolleyes:

Em termos de pressão não faz grande diferença...O que interessa nessas estações é a tendencia da pressão...
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: As vossas estações meteorológicas

N deve ser bem assim... a minha pressão ainda n passou dos 1000. Estranho n?
Infelizmente acho q n dá para calibrar...:unsure:
Mas se alguem souber como q me diga :D

Impossível que não dê para calibrar..... Só se está a dar os valores de pressão absolutos e não normalizados a 1000hPa o que não é nada útil para fazer comparações. Tinhas de andar a fazer cálculos para saber a pressão ao nível do mar... Quando fazes o SET da estação os mb não piscam?
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: As vossas estações meteorológicas

Em termos de pressão não faz grande diferença...O que interessa nessas estações é a tendencia da pressão...

Por acaso faz;)
Contudo tenho que assinalar que a tendência de pressão e de temperaturas e dos simbolos está ser melhor que do Lidl.
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Re: As vossas estações meteorológicas

Por acaso faz;)
Contudo tenho que assinalar que a tendência de pressão e de temperaturas e dos simbolos está ser melhor que do Lidl.

faz?? Se tiveres uma diferença de pressão de 10mb sempre, entre a pressão lá fora e dentro de casa, não faz diferença nenhuma em termos de previsao...pelo menos nessas estações que vcs estão a falar..
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: As vossas estações meteorológicas

Por acaso é hermeticamente fechada, devido à quantidade de comutadores de telecomunicações, visto que caso exista incêndio serão lançados jactos de CO2 e outros gases para eliminação e esses não podem passar para fora;)
Mas irei colocá-la lá fora, ainda é uma diferença de 10mb:unsure: a do Lild também apresenta diferenças na pressão:rolleyes:

Mas isso é um perigo! Se não conseguirem fugir morrem abafados!!