A tua Estação Meteorológica

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: As vossas estações meteorológicas

Impossível que não dê para calibrar..... Só se está a dar os valores de pressão absolutos e não normalizados a 1000hPa o que não é nada útil para fazer comparações. Tinhas de andar a fazer cálculos para saber a pressão ao nível do mar... Quando fazes o SET da estação os mb não piscam?


Não...:(
 


LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Re: As vossas estações meteorológicas

Para obter as temperaturas o mais correctas possiveis o melhor é tê-lo virado para norte como faz o LUPER, assim nunca lhe bate o sol. Mas tê-lo junto á parede não me parece boa ideia pois a parede "cria" calor. Quanto mais "airado" estiver melhor! Não me lembro quem foi que pôs o sensor pegado a um cabo da vassoura para o expôr ao vento.. :D

O meu está afastado uns 40cm da parede :D , penso que é suficiente:)
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: As vossas estações meteorológicas

O meu está afastado uns 40cm da parede :D , penso que é suficiente:)

O meu está virado para NE e coloquei uma fita isoladora com cola em ambos os lado e ligeiramente almofadada que não afecta a temperatura do alumínio;)
 

Bruno Campos

Nimbostratus
Registo
7 Out 2005
Mensagens
646
Local
V. N. Famalicão
Re: As vossas estações meteorológicas

O meu está virado para NE e coloquei uma fita isoladora com cola em ambos os lado e ligeiramente almofadada que não afecta a temperatura do alumínio;)

o meu estava na churrasqueira :lmao: :lmao: mas sempre q aquilo funciona, parece q estou no brasil :lmao: :lmao:

Agora vou pendura-lo num abrigo voltado pra norte
 

tozequio

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,262
Local
Carvalhos - Vila Nova de Gaia (180m)
Re: As vossas estações meteorológicas

o meu estava na churrasqueira :lmao: :lmao: mas sempre q aquilo funciona, parece q estou no brasil :lmao: :lmao:

Agora vou pendura-lo num abrigo voltado pra norte

Eu tenho que mudar o sensor ao longo do ano. :rolleyes: No Inverno tenho o sensor em cima de um muro, a cerca de 1 m de altura, onde o Sol não costuma bater (mas de tarde tenho que pôr umas pedras a Oeste para evitar surpresas na temperatura máxima :lmao: ). Costuma dar mínimas mais baixas e máximas mais altas que nas estações do Porto, mas imagino que seja relativamente fiável. Reparo que nesse local no Inverno num dia "normal" de 14ºC/15ºC de máxima, por volta das 5 da tarde já só tenho 7ºC/8ºC, o que também se pode dever ao facto de ficar sem Sol muito cedo (vivo numa rua virada a Leste, apesar de a minha casa acabar por estar virada para Sul (é uma zona com muitas colinas :lol: )

No Verão é impossível ter o sensor nesse local devido ao Sol, por isso tenho que o colocar numa varanda a quase 10 m de altura, no chão. :( Costuma dar máximas mais elevadas do que no Porto, excepto em dias de intenso calor que, por alguma razão, as máximas são mais baixas. Quanto às mínimas são relativamente semelhantes, excepto nas manhãs seguintes a dias de intenso calor, em que a varanda faz quase um efeito de estufa.
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Re: As vossas estações meteorológicas

Eu tenho que mudar o sensor ao longo do ano. :rolleyes: No Inverno tenho o sensor em cima de um muro, a cerca de 1 m de altura, onde o Sol não costuma bater (mas de tarde tenho que pôr umas pedras a Oeste para evitar surpresas na temperatura máxima :lmao: ). Costuma dar mínimas mais baixas e máximas mais altas que nas estações do Porto, mas imagino que seja relativamente fiável. Reparo que nesse local no Inverno num dia "normal" de 14ºC/15ºC de máxima, por volta das 5 da tarde já só tenho 7ºC/8ºC, o que também se pode dever ao facto de ficar sem Sol muito cedo (vivo numa rua virada a Leste, apesar de a minha casa acabar por estar virada para Sul (é uma zona com muitas colinas :lol: )

No Verão é impossível ter o sensor nesse local devido ao Sol, por isso tenho que o colocar numa varanda a quase 10 m de altura, no chão. :( Costuma dar máximas mais elevadas do que no Porto, excepto em dias de intenso calor que, por alguma razão, as máximas são mais baixas. Quanto às mínimas são relativamente semelhantes, excepto nas manhãs seguintes a dias de intenso calor, em que a varanda faz quase um efeito de estufa.

GRande ginástica...Não é mais facil fazer um abrigo caseiro, como o FIL fez???
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: As vossas estações meteorológicas

Mas isso é um perigo! Se não conseguirem fugir morrem abafados!!
Temos saídas de emergência e fazemos de vez em quando exercicios de evacuação, em que sou coordenador de evacuação nesse plano de emergência e felizmente é só exercicios:)
 

Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
Re: As vossas estações meteorológicas

N deve ser bem assim... a minha pressão ainda n passou dos 1000. Estranho n?
Infelizmente acho q n dá para calibrar...:unsure:
Mas se alguem souber como q me diga :D

Bruno também comprei uma estação dessas no Plus, depois de tudo ter tentado e da pressão não passar dos 999/1000 hPa tentei acertar a hora legal como vem no livro de instruções e consegui.
Tenta fazer isso, a minha tem vindo a subir, (vamos ver se chega aos valor normais) pelo menos agora já indica 1010 e com tendência para subir.
A hora entrou automáticamente, segue os passos do manual, qq dúvida não hesites.
:)
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: As vossas estações meteorológicas

faz?? Se tiveres uma diferença de pressão de 10mb sempre, entre a pressão lá fora e dentro de casa, não faz diferença nenhuma em termos de previsao...pelo menos nessas estações que vcs estão a falar..

Sim de acordo, mas estav a falr em relação à estação Davis da empresa:D
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: As vossas estações meteorológicas

Eu "embrulhei" o meu sensor com aquele filme plástico que se usa para colocar os alimentos no congelador. Basta uma camada e um pouco de fita adesiva e "voilá", lê correctamente a temperatura e é à prova de chuva ;)

Cumprimentos.

E nem fazes um furinho para entrar o ar??
 

FSantos

Nimbostratus
Registo
16 Ago 2006
Mensagens
688
Local
Gondomar (115m)
Re: As vossas estações meteorológicas

Viva,

Como o sensor é totalmente fechado (não tem entradas de ar) penso que não é necessário.

Se é a melhor forma de utilizar o sensor... talvez não. Agora as medições já as confirmei e coincidem com outros termómetros.

Como a estação já tem uns anitos estou na dúvida se ao comprar um sensor para exterior (resistente à chuva) nos 433 Mhz ele será compatível.

Fica aqui a pergunta para alguém que me possa ajudar.

Cumprimentos