Açores que clima afinal? Tropical; Subtropical ou temperado atlantico

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
sou eu que tenho os cafeeiros, mas não sei bem a cota daquele local...

mas deve andar por volta dos 200 m de altitude.

stormy quando te referes a arvores de incenso estás a referir te à espécie Pittosporum undalatum esta chega a estar presente até por volta dos 600m de altitude.
 


irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
O que eu acho:

O clima da Islândia é subárctico e marítimo. 65ºN
O clima dos Açores é temperado e marítimo. 39ºN
O clima da Madeira é entre temperado a subtropical. 30ºN
O clima de Cabo Verde é subtropical ou tropical. 16ºN
O clima de São Tomé e Príncipe é tropical 0ºN

Todas estas ilhas tem climas com pouca variação térmica porque se situam no meio do Oceano Atlântico. Dentro da gradação entre os climas tropical e árctico.

Não me parece que uma ilha subtropical tenha neve no Inverno e temperaturas médias de 11ºC.

Para quem insiste em ignorar as influencias das Massas de ar Frias Polares que os Açores estão sujeitos querendo colar os Açores a um clima sub-tropical alias já li aqui mesmo Tropical, penso que os acontecimentos recentes de queda de Neve em altitudes de 700-800m comprova respectivamente o contrario. Os Açores de facto no meu entender têm um clima que o aproxima muito mais de um clima Marítimo Atlântico de um clima subtropical, na Madeira considero exactamente o Inverso.


Cumps
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
O que eu acho:

O clima da Islândia é subárctico e marítimo. 65ºN
O clima dos Açores é temperado e marítimo. 39ºN
O clima da Madeira é entre temperado a subtropical. 30ºN
O clima de Cabo Verde é subtropical ou tropical. 16ºN
O clima de São Tomé e Príncipe é tropical 0ºN

Todas estas ilhas tem climas com pouca variação térmica porque se situam no meio do Oceano Atlântico. Dentro da gradação entre os climas tropical e árctico.

Não me parece que uma ilha subtropical tenha neve no Inverno e temperaturas médias de 11ºC.

Numa ilha com alguma variação do relevo podemos ter mais que um tipo de clima.
Nos Açores, as localidades próximas ao mar apresentam valores de temperatura média anual da ordem de 17ºC e 14ºC no mês mais frio.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Numa ilha com alguma variação do relevo podemos ter mais que um tipo de clima.
Nos Açores, as localidades próximas ao mar apresentam valores de temperatura média anual da ordem de 17ºC e 14ºC no mês mais frio.


Absolutamente de acordo, além de que tanto Koppen-Geiger como Rivas Martinez identificaram diferentes climas nos Açores, tanto subtropicais como temperados.
Por nevar raramente a cerca de 800 metros diz-nos muito pouco sobre a subtropicalidade de uma ilha´, pois como é claro há zonas mais baixas que isso. E também não existe nenhuma referência que nos indique que em climas subtropicais nunca neva, embora nem se ponha essa situação para este caso, por que os Açores a tal altitude já não têm climas subtropicais.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Absolutamente de acordo, além de que tanto Koppen-Geiger como Rivas Martinez identificaram diferentes climas nos Açores, tanto subtropicais como temperados.
Por nevar raramente a cerca de 800 metros diz-nos muito pouco sobre a subtropicalidade de uma ilha´, pois como é claro há zonas mais baixas que isso. E também não existe nenhuma referência que nos indique que em climas subtropicais nunca neva, embora nem se ponha essa situação para este caso, por que os Açores a tal altitude já não têm climas subtropicais.

Mas afinal o que é considerado um clima subtropical?