Agricultura

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Em Caneças, uma vizinha da minha namorada o ano passado teve imensos kiwis! Carregaram mesmo muito.
Isto a cerca de 280m de altitude.

Eu plantei um mas foi dizimado pelos caracóis e caracoletas que têm sido uma praga.

Interessante, pois mas o clima de Caneças e o clima lá do terreno em Mafra terão poucas semelhanças entre eles.
O terreno está a 140 metros, a 5 quilometros mar, num alto, zona ventosa, será que vai dar alguma coisa? Ainda assim devo plantar e logo se vê.
 
Última edição:


LuisFilipe

Cumulus
Registo
18 Set 2008
Mensagens
240
Local
coimbra
Boa Noite.

Queria fazer umas perguntas basicas sobre a agricultura.

Eu e o meu pai sempre tivemos o sonho de comprar uma casa num meio rural com um "pequeno" terreno para plantarmos seja o que for, hortaliças/frutos/batatas etc..

Como nao tenho a minima noçao, com um terreno de 1700m2 tem espaço suficiente para isso? E é possivel plantar para vender, faz-se bom dinheiro com isso ou nao compensa?

Edit: E tambem nao sei se a zona e questao tem boa terra e clima para isso. Numa zona a 8km de praia será boa para fazer plantação? Falo da zona da Tocha, perto de Cantanhede.

Obrigado desde já
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Boa Noite.

Queria fazer umas perguntas basicas sobre a agricultura.

Eu e o meu pai sempre tivemos o sonho de comprar uma casa num meio rural com um "pequeno" terreno para plantarmos seja o que for, hortaliças/frutos/batatas etc..

Como nao tenho a minima noçao, com um terreno de 1700m2 tem espaço suficiente para isso? E é possivel plantar para vender, faz-se bom dinheiro com isso ou nao compensa?

Edit: E tambem nao sei se a zona e questao tem boa terra e clima para isso. Numa zona a 8km de praia será boa para fazer plantação? Falo da zona da Tocha, perto de Cantanhede.

Obrigado desde já

Depende do que pretendem, se for para fazer uma pequena horta para produzir frescos, uma área de 100m2 é mais do que suficiente para o vosso consumo e para dar alguns produtos à família e amigos. Para um ter um pomar ou produzir em grande quantidade será preciso uma área muito maior. Será preciso ter em conta a necessidade de água e como a obter e o tempo têm para se dedicarem à agricultura, bem como outros factores (solo, clima, localização, etc,).
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Árvores de citrinos não podem ser vendidas no norte do país

Está proibida a venda de árvores de citrinos em grande parte do norte do país. Em causa está a psila africana dos citrinos (Trioza erytreae), que leva à morte da árvore. Não põe em risco a saúde pública mas está a afetar toda a produção nacional. A venda é proibida, mas segundo foi apurado, há quem o faça de forma clandestina.
Em Portugal apareceu pela primeira vez em Janeiro de 2015. Mais de 1 ano depois, a mancha de infestação já é muito maior. Rapidamente se alastrou para grandes produções, onde os prejuízos são incalculáveis.

Para evitar a propagação, o Ministério da Agricultura e do Mar emitiu um despacho de proibição de venda destas árvores.

Se a proibição está ou não a ser cumprida é a grande preocupação das entidades, para que a praga não chegue ao sul do país, onde há a maior produção de citrinos.


 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Belo exemplar de opuntia ficus-indica, em Torres Novas
Está bem carregada de fruta...
Aceita-se estimativas para a sua idade, nas fotos dá para ver bem a dimensão do seu tronco.
Ela está dentro de um pequeno quintal, e deve de estar próxima dos 3 metros de altura.

14054902_1172961122723955_1448516958702017985_n.jpg


14045781_1172961889390545_3044303870817271607_n.jpg
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Há uma nova baga à espera de autorização da UE para ser reconhecida

20161001112222-haskap.jpg


A Haskap promete ser uma nova baga, rica em antioxidantes e muitos ingredientes nutritivos, proveniente do Reino Unido e da Polónia, mas que ainda não é uma espécie reconhecida na União Europeia (UE).

O fruto foi gerado pela Thames AG, uma subsidiária da CPM Retail.

«No Reino Unido está a ser tratado como um novo alimento, como uma baga que não existe», disse Rachel Montague-Ebbs, diretora da divisão de fornecimento da CPM Retail, na Asia Fruit Logistic, em Hong Kong.

Segundo a executiva, a baga Haskap, é nativa do Japão e do Extremo Oriente da Rússia.

Já é vendida no Canadá, mas quer abrir-se a outros mercados. Sem o certificado da UE será difícil que outros países tenham acesso a este fruto que se parece com um arando alongado, com um sabor entre framboesa e flor sabugueiro.

Tem o dobro dos antioxidantes dos arandos selvagens e três vezes mais ferro, por isso é muito popular em países onde existe a consciência da saúde.

O reconhecimento por parte da União Europeia poderá demorar entre 18 a 24 meses. No entanto, o Brexit poderá ser outro tema incerto para tentar obter este reconhecimento.

http://www.agronegocios.eu/noticias...ra-de-autorizacao-da-ue-para-ser-reconhecida/
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Alguem me sabe dizer se é comum existirem Castanheiros abaixo da cota 200 metros, neste caso falo concretamente na serra de Sintra.
Em termos da qualidade da castanha posso garantir que são boas.
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Há uma nova baga à espera de autorização da UE para ser reconhecida

20161001112222-haskap.jpg


A Haskap promete ser uma nova baga, rica em antioxidantes e muitos ingredientes nutritivos, proveniente do Reino Unido e da Polónia, mas que ainda não é uma espécie reconhecida na União Europeia (UE).

O fruto foi gerado pela Thames AG, uma subsidiária da CPM Retail.

«No Reino Unido está a ser tratado como um novo alimento, como uma baga que não existe», disse Rachel Montague-Ebbs, diretora da divisão de fornecimento da CPM Retail, na Asia Fruit Logistic, em Hong Kong.

Segundo a executiva, a baga Haskap, é nativa do Japão e do Extremo Oriente da Rússia.

Já é vendida no Canadá, mas quer abrir-se a outros mercados. Sem o certificado da UE será difícil que outros países tenham acesso a este fruto que se parece com um arando alongado, com um sabor entre framboesa e flor sabugueiro.

Tem o dobro dos antioxidantes dos arandos selvagens e três vezes mais ferro, por isso é muito popular em países onde existe a consciência da saúde.

O reconhecimento por parte da União Europeia poderá demorar entre 18 a 24 meses. No entanto, o Brexit poderá ser outro tema incerto para tentar obter este reconhecimento.

http://www.agronegocios.eu/noticias...ra-de-autorizacao-da-ue-para-ser-reconhecida/

tenho um exemplar dessa especie
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Boas,

Alguem me sabe dizer se é comum existirem Castanheiros abaixo da cota 200 metros, neste caso falo concretamente na serra de Sintra.
Em termos da qualidade da castanha posso garantir que são boas.

Em Odivelas existe um castanheiro aqui. Está atrás da paragem. Este ano está bastante carregado. A ver se quando lá passar tiro umas fotografias.
Já o ano passado carregou, mas não consegui apanhar uma única castanha para ver a qualidade. As pessoas que ali esperam o autocarro, apanham-nas todas.
A cota é baixíssima (+-20m) e está ao lado de uma linha de água. Há claramente ali bastante acumulação de frio e bastante algumas (muitas para a região que é) noites de geada.
Aliás, o castanheiro requer isso mesmo: muitas horas de frio.

Já tentei plantar castanheiros onde moro e em Caneças, mas não tenho tido sucesso. Provavelmente porque em ambos os locais as geadas são muito raras.

Quanto às castanhas de Sintra, já apanhei algumas na serra, em caminhadas que fiz. Mas a qualidade das mesmas (tamanho e paladar) deixaram muito a desejar. Talvez por estar habituado às óptimas castanhas de Várzea da Serra e de Sernancelhe. :p
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Em Odivelas existe um castanheiro aqui. Está atrás da paragem. Este ano está bastante carregado. A ver se quando lá passar tiro umas fotografias.
Já o ano passado carregou, mas não consegui apanhar uma única castanha para ver a qualidade. As pessoas que ali esperam o autocarro, apanham-nas todas.
A cota é baixíssima (+-20m) e está ao lado de uma linha de água. Há claramente ali bastante acumulação de frio e bastante algumas (muitas para a região que é) noites de geada.
Aliás, o castanheiro requer isso mesmo: muitas horas de frio.

Já tentei plantar castanheiros onde moro e em Caneças, mas não tenho tido sucesso. Provavelmente porque em ambos os locais as geadas são muito raras.

Quanto às castanhas de Sintra, já apanhei algumas na serra, em caminhadas que fiz. Mas a qualidade das mesmas (tamanho e paladar) deixaram muito a desejar. Talvez por estar habituado às óptimas castanhas de Várzea da Serra e de Sernancelhe. :p

Bem não fazia a mínima ideia que tinhas por aí Castanheiros num sitio tão baixo lol
Pois tudo o que dizes então faz sentido, o local onde vi os Castanheiros a cota 150 metros, é num vale bastante encaixado, muito sombrio/frio/humido e fica junto a uma linha de água. Achei boas, ate tinham bom paladar, na volta tive sorte naquilo que encontrei.
Quando lá passei, elas estavam a cair, va la que não caiu nenhuma na tola. :lol:
Sei que existem muitos castanheiros na zona de Mafra mais propriamente na Tapada de Mafra, aquela zona é relativamente fria, tantos nos topos(alitude a trabalhar) como nos vales ( fortes inversões a trabalhar).

 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
tenho um exemplar dessa especie

Atenção que apesar destas bagas e até mesmo a própria planta são relativamente parecidas com o mirtilo, mas não são a mesma espécie, até porque segundo li na notícia esta espécie ainda não está autorizada para ser vendida dentro da União Europeia.
O reconhecimento por parte da UE ainda pode demorar até 2 anos.